[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] O polegar, o indicador e o médio | O POVO
Fábio Campos 01/03/2012

O polegar, o indicador e o médio

Compartilhar


A agenda de Dilma Rousseff em Fortaleza clareou as intenções políticas de Luizianne Lins (PT). O secretário de Educação, Elmano Freitas, foi o único dos pré-candidatos do PT a compor a comitiva pessoal da prefeita na visita presidencial. Para bons entendedores...


A prefeita deixou clara a sua preferência para o público interno e externo. Inclua-se aí o governador Cid Gomes (PSB). Deu-se assim a confirmação daquilo que o alto e baixo clero do PT cearense já sabiam. Não sem que muxoxos e reclamações tenham sido verificados.


Já há embaixadores em ação com missões internas e externas. Sabe-se que o secretário Waldemir Catanho manteve pelo menos uma reunião com o chefe de Gabinete do Governo, Ivo Gomes. Pela primeira vez, o nome de Elmano foi colocado na mesa de conversas com um aliado. Foi como uma primeira sondagem.


Internamente, o próprio Elmano Freitas começou a se movimentar. Há relatos de uma conversa entre ele e o deputado federal José Nobre Guimarães, peça chave no processo. Um fato foi sintomático: o grupo liderado pelo deputado federal José Aírton (PT) já anunciou o apoio ao preferido da prefeita.


Antes da passagem de Dilma Rousseff por Fortaleza, o clima estava pesado e a aliança PT-PSB parecia ir ao vinagre. A relação era conflituosa. Os defensores da candidatura própria no âmbito do PSB estavam animados e avançando céleres na agenda.


Após a visita da presidente da República, deu-se a distensão e o clima virou. Foi como um freio de arrumação. Efeito imediato: as interlocuções administrativas entre Governo e Prefeitura, que estavam bloqueadas, foram reabertas.


Um fato específico e simbólico que durou alguns poucos segundos chamou a atenção. Segunda-feira, final da tarde, na Beira-Mar do Pirambu, chegava ao fim a agenda de Dilma. A presidente, a prefeita e o governador se dirigiam ao carro oficial.


Como é peculiar nessas ocasiões, os jornalistas chamaram as autoridades para fotos ou declarações. Luizianne já entrava no carro quando Cid a pega pelo braço e sugere a pose para fotos. Pressionada pela rígida segurança da presidente, a prefeita vacila. De dentro do carro, Dilma diz: “Vai, menina”.


Resultado: governador com rosto colado à cabeça da prefeita. Ele fazendo o sinal do “V”. Ela com o sinal de positivo com o polegar. Os dois com sorrisos abertos.


E o que isso significa? O ocorrido sugere apenas a reafirmação de uma vontade política do governador. No caso, o desejo de manter a aliança. Serve também para sinalizar um clima de cooperação entre aliados que querem manter intactos seus projetos de poder.


É evidente (e até provável) que novas crises possam surgir. É evidente que o PSB e outros aliados podem rejeitar o caminho que venha a ser sugerido pelo PT. Porém, isso dificilmente ocorrerá sem que seja montada uma mesa de negociações. Afinal, há uma aliança formal.


Antes das mesas de negociações, há o trabalho dos embaixadores políticos e das, digamos, “missões precursoras”. São os batedores que abrem caminhos. As mesas de negociações para as composições de chapa só ocorrem após o trabalho das missões. Ou seja, se a mesa for montada é sinal de que a aliança permanece.

 

Compartilhar
espaço do leitor
Chagas Costa 02/03/2012 16:39
As camadas mais pobres de nossa população cearense só foram realmente beneficiadas a partir dessa aliança PT-PSB. Atualmente as coisas acontecem com transparência, impessoalidade,etc. Antes só se conseguia as coisas por meio de uma pessoa influente, o que era um absurdo.
Este comentário é inapropriado?Denuncie
Celio Junior 02/03/2012 03:25
O primeiro governador/pipoca que nosso estado ja teve, o atual.
Este comentário é inapropriado?Denuncie
Adalberto Passos 01/03/2012 21:55
Governador CID GOMES cadê já abriu dos paus? Que fraqueza em governador! Seja homem como seu pai foi não seja subserviente, se dobrou diante dessa lora incompetente meu caro. Sai do meio dessa gente se não você vai pra roça.
Este comentário é inapropriado?Denuncie
chico borges 01/03/2012 19:44
costa eu não moro ai em fortaleza, mais acha que essa aliança,ainda é a melhor ópção para fortaleza, eparao estado,não é o momento ainda de desfazer.
Este comentário é inapropriado?Denuncie
Costa 01/03/2012 12:50
Pt na prefeitura significa mais 4 anos de atraso, incompetência e festa. O governador medroso concorda com isso?
Este comentário é inapropriado?Denuncie
5
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:

Fábio Campos

RSS

Fábio Campos

Fábios Campos

Escreva para o colunista

Atualização: Quinta e Domingo

  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

Newsletter

Receba as notícias da Coluna Fábio Campos

Powered by Feedburner/Google

O POVO Política | Fábio Campos