[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Políticas públicas para os animais | O POVO
é o bicho! 23/05/2015

Políticas públicas para os animais

A causa animal é pauta na Câmara Municipal e na Assembleia Legislativa
notícia 0 comentários
{'grupo': 'eobicho@opovo.com.br', 'id_autor': 18709, 'email': ' ', 'nome': 'Mirelle Costa'}
Mirelle Costa
Compartilhar

Estima-se que mais de vinte e quatro mil cães e gatos estejam abandonados em Fortaleza. O dado foi divulgado pela Agência Nacional em Defesa dos Animais (Anda), mas o número pode ser ainda maior. O tema foi discutido pela Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento do Semiárido da Assembleia Legislativa. A deputada doutora Silvana (PMDB), presidente da comissão, foi a autora do requerimento. A parlamentar destacou a importância da criação de políticas públicas voltadas para os animais. “Além dos problemas relacionados aos animais domésticos, existem muitas questões pouco debatidas envolvendo os animais silvestres também. Os animais são tão importantes como nós. Uma criança que convive com um animal aprende muitos valores. Todos se beneficiam dessa convivência e troca de amor”, disse.

 

Mesmo os direitos dos animais sendo concedidos por lei, é difícil fazer cumprir a legislação. Para Ana Karina de Sousa, membro da comissão de defesa dos animais, o problema também é cultural. “Quando éramos crianças, era comum ouvirmos a música atirei o pau no gato, mas o gato não morreu, então, a nossa educação traz resquícios de quando os animais eram maltratados. A gente tem que entender que os animais sentem tudo que nós sentimos”, alerta.


A vereadora Toinha Rocha (PSOL) participou da audiência pública. “O processo de esterilização de animais não é mutilação gratuita e nem maus tratos com animais, mas sim um ato de amor e humanitário. O que muitas pessoas acabam não levando em consideração é que muitos centros de zoonoses enfrentam superlotação de animais e diversos deles são sacrificados, pois não são adotados por uma família”, explica a parlamentar que apresentou na Câmara Municipal emenda à Lei Orçamentária Anual (LOA) 2015, adicionando programação que prevê R$ 150 mil para o Fundo Municipal de Saúde para realizar “esterilização de animais de rua”.


DANÇA DO BEM

Um aulão de zumba solidário para ajudar os animais acontece no próximo dia 30, às dez da manhã, na academia SportLife. Para participar, basta levar um quilo de ração para cães e gatos. Para mais informações, ligue 3224-4570 ou 2181-5525. Participe!


Não ao abandono

Representes do poder público e ONG’s participaram, na última quinta-feira de uma reunião para buscar medidas para solucionar a problemática do abandono de gatos em áreas públicas, em especial no Parque do Cocó. Diante da situação, será formado um grupo de trabalho, envolvendo Estado, ONG’s e sociedade civil, para discutir ações que visam a melhor integração entre a conservação do parque e o bem estar dos animais. A próxima reunião ficou marcada para o dia 10 de junho.“Iremos ouvir todas as instituições para encontrarmos de forma consensual as respostas às divergências. A secretaria irá apoiar as medidas que forem discutidas pelo grupo de trabalho.” Finalizou o encontro o secretário do Meio Ambiente, Artur Bruno.

Compartilhar
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:

É o Bicho

RSS

É o Bicho

Equipe do Buchicho

Escreva para o colunista

Atualização: Sábado

  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

Newsletter

Receba as notícias da Coluna É o Bicho

Powered by Feedburner/Google

O POVO Entretenimento | É o bicho