[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Implantação do Parque Raquel de Queiroz | O POVO
Ecologia 17/03/2012 - 15h00

Implantação do Parque Raquel de Queiroz

notícia 0 comentários
Enviar por e-mail Imprimir Compartilhar Aumentar texto Diminuir texto Corrigir
Compartilhar

O Movimento Pró-Parque Rachel de Queiroz informa que teve prosseguimento a licitação para o lote 6 de implantação do Parque. Venceu a empresa Tarcon, que apresentou proposta no valor de pouco mais de R$ 3 milhões. Após a publicação do resultado no Diário Oficial do Município, o processo prossegue com a elaboração de relatório. Em seguida, passa para a Regional III, que deverá elaborar e publicar o contrato. O último passo, antes do início da obra, é a assinatura da ordem de serviço. 

 

A Rio mais 20 no papel -  primeira parte

Na Coluna desta semana, iniciamos uma discussão mais detalhada sobre o conteúdo da “Minuta Zero do documento base de negociação da Rio mais 20”, Conferência das Nações Unidas, a ser realizada em junho n o Rio de Janeiro, que marca o vigésimo aniversário da Rio 92. Na parte do documento denominada ‘Preâmbulo’, há uma tentativa de se estabelecer um cenário, um contexto para as discussões da Rio mais 20. Embora essa parte do documento explicite a visão das Nações Unidas, e de seu conjunto dos países membros, sobre a temática ambiental, as generalidades ainda são a tônica –como deve ser mesmo um documento para atender a tantos interesses diversos.

 

Mas, digamos assim, o lado pragmático da percepção sobre o meio ambiente parece ter ganhado força. Embora ainda ressalte a reafirmação do “compromisso com o desenvolvimento sustentável”, ao mesmo tempo o documento chama atenção para a determinação dos países signatários da Conferência em “exercer a economia verde”. Mesmo que seja no contexto do “desenvolvimento sustentável e erradicação da pobreza”, a defesa explícita da economia verde pode gerar discussões acaloradas, a primeira delas na tentativa de compreensão do que seja mesmo essa tal de ‘economia verde’. Pra começar, será que podemos pensar em parâmetros para uma economia verde nos marcos do sistema capitalista?


A segunda parte da Minuta vai se referir à ‘renovação dos compromissos políticos’. Aí, cabe uma digressão. Será que a ‘renovação’ diz respeito ao reforço a certos princípios estabelecidos na Rio92? Ou a renovação está relacionada à não adoção desses mesmos compromissos no âmbito da atuação dos estados? Infelizmente, a segunda opção se mostra com mais evidência. Fato é que compromissos assumidos ainda na Rio92 parecem não ter sido ainda cumpridos. Como se falar, 20 anos depois, em se renovar o compromisso em “avançar e progredir na implementação da Declaração do Rio sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento”?


Na próxima Coluna voltamos à discussão da minuta de partida para a Rio mais 20.

 

Parque em movimento


Neste domingo, dia 18, das 16 às 19 horas, acontece o Habitat das Artes no Parque Ecológico Rio Branco. Dentre as atrações, o violinista Paulo Façanha, Coletivo Cambada de Teatro com a peça “Quem tem medo do escuro?” e contação de história por Leneide Soares. A Secretaria de Cultura de Fortaleza (SecultFor) é quem realiza a programação todo terceiro domingo de cada mês.


Mas é bom lembrar que a realização das atividades tem o dedo das reivindicações, exigências ou desafios lançados pelo Movimento Pró-Parque. A entrada do Parque Rio Branco fica na avenida Pontes Vieira, bem pertinho da rua Visconde do Rio Branco.

 

Cúpula dos povos


Já aconteceram duas reuniões-plenárias com os movimentos sociais, pastorais sociais e organismos da Igreja, ONGs, comunidades e atingidos por megaprojetos, aqui em Fortaleza, para discutir e organizar a participação do Ceará na Cúpula dos Povos na Rio mais 20, que acontece de 15 a 23 de junho de 2012, no Aterro do Flamengo, no Rio de Janeiro. No entendimento dessas organizações, a Cúpula dos Povos será um espaço “livre da presença das corporações”, que tem como orientação ser um espaço de fortalecimento no processo de ação, de resistência e de construção de alternativas pela sociedade civil às propostas empresariais e de governos. (85) 9973 0089


Página na internet do Movimento Pró-Parque Rachel de Queiroz. Disponibiliza o projeto, notícias sobre o movimento, fotos e vídeos:
http://www.parqueracheldequeiroz.org/


Link para o artigo “Avaliação do impacto da exposição a agrotóxicos sobre a saúde de população rural”, que saiu na revista Ciência & Saúde Coletiva:
http://migre.me/8hR7W


Bê-á-bá da Rio mais 20. Tudo sobre a conferência.
http://migre.me/8hR8T

Edgard Patrício ecologiaopovo@bol.com
Enviar por e-mail Imprimir Compartilhar Aumentar texto Diminuir texto Corrigir
0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor no:
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.

Edgard Patrício

RSS

Edgard Patrício

Edgard Patrício

Escreva para o colunista

Atualização: Domingos

  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

Newsletter

Receba as notícias da Coluna Ecologia

Powered by Feedburner/Google