[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Lágrimas de crocodilo | O POVO
Concidadania 22/04/2012

Lágrimas de crocodilo

"O novo Código Florestal será votado esta semana. Tem tudo para ser um retrocesso inominável... se deixarem para estados e municípios a definição das Áreas de Proteção Permanente"
notícia 0 comentários
Enviar por e-mail Imprimir Aumentar texto Diminuir texto Corrigir
Compartilhar

A CPI Cachoeira/Demóstenes deverá ser instalada nos meados da próxima semana. Depois que não deu certo a campanha acusando o PT de não querer a investigação (os petistas assinaram em bloco o requerimento) e de esta ser apenas uma “cortina de fumaça” para tirar de foco o julgamento do “mensalão”, adversários do governo chegam quase às lágrimas, de peninha do governo Dilma. Advertem o Planalto de que a governabilidade poderá ser comprometida pelos embates no Congresso, se a CPI ganhar fôlego. Comovente, não?

 

BOMBEIROS


Curiosamente, os “bombeiros” são os mesmos segmentos que nunca deram trégua ao governo e sempre tiveram a palavra CPI na boca. Agora, alegam não quererem “causar risco” à governabilidade, ainda que se tenha a possibilidade de desbaratar a rede corruptora (não apenas os corruptos, mas também os corruptores) que traz o País atado, por sua ação deletéria subterrânea. Não é estranho? Mesmo no PT há gente mais preocupada com os próprios cargos do que com o são combate. O governador Jacques Wagner (foto), da Bahia teria dito: “Se tivessem me consultado eu diria que não é uma boa estratégia. Governo precisa de calmaria” – segundo o jornalista Merval Pereira. Esta CPI será um divisor de águas também entre os petistas (os oportunistas do partido se revelarão).


TORRE DE VIGILÂNCIA


A opinião pública, no entanto, deverá estar atenta, pois assim como se tem procurado tirar o foco do esquema corruptor flagrado, para jogá-lo em outras costas, outras atitudes manipuladoras poderão ser deflagradas por quem for ou estiver na iminência de ser capturado pelas investigações. Por isso, deve-se aplaudir a iniciativa de se criar uma instância formada por órgãos representativos da sociedade civil para acompanhar os trabalhos da CPI e denunciar quando o foco for desvirtuado por manobras despistatórias. CNBB, OAB, MST, ABI, Centrais sindicais, Federação Nacional dos Jornalistas e Associação Federação Nacional dos Jornais devem ter assento nessa instância. A hora da Operação Mãos Limpas é esta.


RETROCESSO


O novo Código Florestal será votado esta semana. Tem tudo para ser um retrocesso inominável. Principalmente, se deixarem para estados e municípios a definição das Áreas de Proteção Permanente (APPs), pois daria todo o poder aos grupos econômicos locais. Seria uma festa, no Ceará, para certos segmentos econômicos. De qualquer forma, os mangues parecem já perdidos para a criação de camarões, com apoio de gente forte na representação cearense no Congresso.


SOBERANIA


Cristina Kirchner teve a audácia de peitar o poder financeiro e atrair sobre a Argentina raios e trovões de uma reação orquestrada, ao renacionalizar a Repsol/YPF. Fez bem o chanceler brasileiro ao dar um stop nos que queriam que o Brasil se juntasse ao coro de condenações: “Trata-se de uma decisão soberana da Argentina” – replicou ele. Quando os argentinos deram o calote na dívida pública, em 2001, como única forma de preservar o mínimo de dignidade para seu povo, a cantilena foi a mesma: o país ia se esborrachar. Graças àquela atitude corajosa, a grande nação platina pôde novamente ficar de pé, contrariando os sabujos de sempre.


ELEIÇÕES


Neste domingo, é eleição geral na França. A expectativa é que a esquerda vença, no segundo turno. É a única esperança de se começar a reverter a imposição do modelo neoliberal que esmaga os povos europeus, por meio da chantagem do poder financeiro mundial. Isso, se a esquerda não se acovardar, como ocorreu na Grécia, Portugal, Espanha e Itália e abrir caminho para que a própria sociedade escolha democraticamente, pelo plebiscito, o modelo econômico a seguir.

Valdemar Menezes opiniao@opovo.com.br
Enviar por e-mail Imprimir Corrigir
Compartilhar
0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor no:
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.

Concidadania

RSS

Concidadania

Valdemar menezes

Escreva para o colunista

Atualização: Sábado

  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

Newsletter

Receba as notícias da Coluna Concidadania

Powered by Feedburner/Google

O POVO Notícias | Colunas O POVO | Coluna Concidadania