[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] E o vime voltou? | O POVO
Compasso 29/07/2012

E o vime voltou?

Compartilhar

EDITORIAL


Caríssimos,

O mundo das artes festeja a exposição de Alberto Giacometti, um dos artistas plásticos mais importantes do século XX.

 

A retrospectiva, que acontece no MAM do Rio de Janeiro, é inédita na América Latina e traz todos os tipos de manifestações de artes plásticas imagináveis.


Ainda na coluna de hoje tem a cafeteria Starbucks na cidade de Tóquio, Japão, que serviu de portal de entrada para uma espécie de santuário de uma divindade local. É o mundo corporativo se aliando ao universo místico.


Então eu faço a pergunta: o vime voltou? Depois de ser totalmente substituído pelas fibras sintéticas, o velho e bonito vime vem como uma opção de acabamento natural e renovado para a decoração contemporânea.


E o relógio futurista que não tem ponteiros e vem carregado de inspirações místicas e viagens pelo universo do tempo.


Bem! Por hoje é o que temos na coluna Compasso, mas podemos nos ver durante toda a semana na programação da Calypso FM, onde estou com os Podcasts Calypso Ambientações com dicas de decoração e eventos do mundo da arquitetura. Para que vocês conheçam um pouco do meu trabalho na rádio e na Internet, trago hoje uma dica de como tirar mofo das paredes. Acompanhe diariamente na a programação da rádio Calypso FM e no site 100% Design (www.cemporcentodesign.com.br)


E até semana que vem!


TENDÊNCIA

 

E o vime voltou?

Hoje já estamos familiarizados com os móveis para áreas externas feitos com materiais sintéticos, mais práticos de manutenção e conservação. Mas nada mais charmoso e cheio de personalidade que os móveis de materiais natural como o vime, que foram tão bem usados nos anos 70 e 80. Um exemplo do bom resultado do uso desse material é a cadeira Amália que, além do seu design de vanguarda, com suas formas orgânicas e sinuosas, se destaca também pelo uso do vime natural em todo o seu corpo e estrutura. A técnica artesanal originária de Chimbarongo foi aprimorada em uma parceria entre designers e os próprios artesãos locais.

 

MAM


Alberto Giacometti no Rio

Está em Cartaz no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro uma superexposição do pintor, escultor e desenhista Alberto Giacometti que é, sem dúvida nenhuma, um dos mais importantes artistas do século XX. A retrospectiva, que tem o patrocínio da embaixada francesa no Brasil e a curadoria de Véronique Wiesinger, conta com cerca de 280 obras pertencentes à Coleção da Fondation Alberto et Annette Giacometti, em Paris. Entre as obras há pinturas, esculturas, desenhos, gravuras, fotografias e artes decorativas realizadas entre os anos 1910 e 1960. A exposição é a única de Giacometti até hoje a se realizar na América Latina e ficará em cartaz até 16 de setembro. Imperdível!


Mais fotos no site www.cemporcentodesign.com.br


“Quatro mulheres sobre base” (1950), pertencente ao MAM Rio


Único acervo público da América Latina a possuir um trabalho do artista.Obra avaliada em mais de US$ 100 milhões


Santuário com café japonês

O arquiteto japonês Kengo Kuma recebeu a incumbência de desenvolver o projeto da famosa marca de cafeteria Starbucks, só que aí vem o diferencial do projeto. Não seria só um Starbucks como tantos espalhados pelo mundo. A loja fica na entrada que leva ao Tenmagu Dazaifu, um santuário Japonês. Além da devoção à santidade do santuário, a identidade da marca não poderia ser alterada no projeto. Foram usados recursos naturas de paisagismo e decoração com plantas e pedras e, principalmente, muita madeira. Sarrafos de madeira em conjunto criaram um efeito 3D que atinge as paredes e vão até o teto dando um clina natural e artístico a um material tão simples de acabamento e ao mesmo tempo tão nobre de resultado.

Relógio do tempo paralelo

Há uma filosofia mágica por traz do relógio Jormungand. O desenho deste relógio, além de intrigante, é a verdadeira representação do tempo. O designer industrial David Príncipe explica que se inspirou em uma serpente grande o suficiente para cercar a terra e agarrar sua própria cauda. Suas formas helicoidais de discos e uma pequena abertura por onde vaza uma luz de LED, substituindo os ponteiros de um relógio convencional, marcam as horas e os minutos. Estilosíssimo e cheio de místicas da eternidade do tempo do universo paralelo. 

 

DICA


Como tirar mofo de paredes

Aprendi uma fórmula para tirar mofo e fungos de parede que é infalível. Passe um pano tipo de chão na parede com água e água sanitária diluída e deixe agir por seis horas. Passe o pano úmido dessa vez só com água para retirar o produto. Passe uma camada de massa acrílica. Não é massa corrida comum. Depois lixe e aplique tinta acrílica antibactéria. É batata! Adeus ao mofo de parede. Mais informações em: www.fortalezatintas.com.br

Omar de Albuquerque omaralbuquerque@opovo.com.br
Compartilhar
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor no:

compasso

RSS

compasso

Omar de albuquerque

Escreva para o colunista

Atualização: Domingos

  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

Newsletter

Receba as notícias da Coluna Compasso

Powered by Feedburner/Google