[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Ovo de ouro | O POVO
COMPASSO 22/07/2012

Ovo de ouro

Compartilhar

EDITORIAL


Caríssimos,

Hoje a história dos faraós do Egito é contada por meio da beleza enigmática do busto da rainha Nefertiti, considerada o rosto mais perfeito do mundo.

 

A trajetória da peça de arqueologia mais importante do Egito e que se encontra no Neues, museu de Berlim, é cheia de desencontros e contratempos para não dizer tramoias, já que ela foi “surrupiada” pelos alemães muito antes da II Guerra.


Devolver a relíquia dos outros, nem pensar! O caso já rola em cortes internacionais há décadas. Existe até uma teoria segundo a qual Nefertiti era, na realidade, um Faraó, um homem. Mas isso é outra história.


Tenho ainda duas sugestões de luminárias superbacanas, que dão até para serem feitas em casa, porque não? Uma eu vi em Milão e a outra é uma criação do iluminador cearense Maneco Quinderé.


E o ovo de ouro, isso mesmo, não é o ouro de tolo e, sim, o saleiro feito em ouro maciço da famosa joalheria Asprey London.


E até semana que vem!


Ovo de ouro

A imagem sugestiona a velha pergunta. Quem nasceu primeiro, o ovo ou a galinha?

 

A peça em ouro maciço em forma de ovo com os pés de pinto trata-se de um saleiro ou podemos até definir como uma peça de joalheiro, tanto pelo metal precioso, quanto pelo esmero da peça e, claro, o selo da Asprey London, renomados joalheiros Internacionais. O mimo de saleiro vai dar um charme a qualquer mesa chique.


Luminárias feitas em casa

O cenário é de uma superprodução de um estande que vi no salão de Milão 2012. A ideia é bem simples e, por isso, genial. Cabos de aço e fios elétricos servem como estrutura das panelas em diversos modelos e tamanhos. Vai de frigideira a caçarola, só não vá usar as panelas velhas de casa, por favor! O detalhe da parede revestida de caixas de tomate eu deixaria para Milão, não tente fazê-la em casa, apesar de linda, sair bem cara e estraga fácil. O modelo original tem 270 lâmpadas.

Um cenário iluminado

Aqui o Iluminador Maneco Quinderé pegou fios coloridos revestidos de tecido, bocais que ficam expostos e lâmpadas à mostra colocadas uma ao lado da outra. A luminária imprimiu um ar bem artesanal já que os fios ficam jogados em cima de uma tela de galinheiro que serve como base. A luminária recebe um timer, pequeno equipamento que possibilita graduar a densidade da iluminação e varias nuances de acordo com o cenário que se quer criar para a ocasião.

 

Nefertiti, o rosto perfeito

O busto mais que perfeito da rainha do Egito Nefertiti, sem dúvida nenhuma, hoje é a maior atração do Museu de Arte Egípcia de Berlim, na Alemanha. Mas como assim? A rainha egípcia é atração em Berlim? Bem, a história é mais antiga e complicada. Seu paradeiro é um caso de direito internacional não resolvido até hoje, pois foi achada pelos alemães e levada para a Alemanha no século XIX. Hoje, o busto de Nefertiti, junto a uma grande coleção egípcia, se encontra no Neues Museum, como antes da Segunda Guerra. No mínimo, os egípcios querem Nefertiti de volta nem que seja por empréstimo para marcar a abertura de um novo grande museu egípcio, perto da pirâmide de Gizé ainda este ano.

 

O busto foi todo esculpido em pedra e recebeu uma camada de gesso para ajustar as reais formas humanas de Nefertiti. Hoje ela é considera símbolo de beleza para muitas mulheres e profissionais de estética facial tal como mostrada em sua sublime beleza e serenidade eterna.


De beleza totalmente enigmática e natural sem nenhuma aplicação de botox.

Omar de Albuquerque omaralbuquerque@opovo.com.br
Compartilhar
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor no:

compasso

RSS

compasso

Omar de albuquerque

Escreva para o colunista

Atualização: Domingos

  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

Newsletter

Receba as notícias da Coluna Compasso

Powered by Feedburner/Google