[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Beatles jogando bola | Coluna Bola Cultural | O POVO
Bola cultural 04/05/2013

Beatles jogando bola

FOTOS DIVULGAÇÃO
Paul: dividido entre Everton e Liverpool
Compartilhar

OS ÍCONES DA MÚSICA E O FUTEBOL

Qual a ligação dos maiores ícones da cultura pop da história com o esporte das multidões? Será que os Beatles gostavam de futebol? E para qual time torciam cada um dos Fab Four? São muitas as perguntas e, como quase tudo que envolve o mito, poucas e enigmáticas respostas.


Paul McCartney vem à Arena Castelão na próxima semana, mas não deve sair de cima do muro sobre a preferência por Everton ou Liverpool, dois clubes da cidade natal de Macca. Por conta da influência paterna, torcia para o Everton quando jovem – chegou a acompanhar a final da Copa da Inglaterra de 1968 em Wembley. Mas depois pendeu para os Reds, como Linda McCartney chegou a revelar.


Outro influenciado pela família é Ringo Starr. Torce pelo Arsenal, por conta do padrasto londrino e fã dos Gunners. Mas admitiu afeição também pelo Liverpool – os filhos são sócios do clube. George Harrison gostava mesmo de Fórmula 1. É dele uma frase meio Seu Lunga sobre a bola: “Existem três times em Liverpool e eu prefiro o outro”. Os descendentes dele também torcem para o Liverpool.


Quem tem uma história mal contada com a bola é John Lennon. De familiares torcedores do Liverpool, ele ia aos jogos quando garoto. Porém, uma pintura feita pelo cantor aos 11 anos, que estampou o álbum solo The Run of Play, de 1974, levanta a dúvida. A disputa de bola retrata a final da Copa da Inglaterra de 1952, vencida pelo Newcastle por 1 a 0 sobre o Arsenal.


Torceria John pelo clube do norte inglês? Se for verdade, é mais uma prova do viés revolucionário do mais arisco dos Beatles.


FIGURINHA CARIMBADA


O astro inglês
Albert Stubbins, ex-Everton e Liverpool, é o único jogador a aparecer na famosa capa do álbum Sargent Pepper’s Lonely Hearts Club Band


VAI POR MIM


She loves the Kop O “Kop” é o lance de arquibancada mais quente da torcida do Liverpool. Neste vídeo os torcedores cantam She loves you em 1964:
http://migre.me/eo8lFoc
Dura 22 minutos

Compartilhar
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:

Bola Cultural

RSS

Bola Cultural

Ciro Câmara

Escreva para o colunista

Atualização: Periodicidade aos Sábados

  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

Newsletter

Receba as notícias da Coluna Bola Cultural

Powered by Feedburner/Google