Beleza & Saúde 08/01/2017

Transplante no Ceará é destaque internacional

notícia 0 comentários
DictSql({'grupo': 'Colunista', 'id_autor': 16311, 'email': 'roberta@opovo.com.br', 'nome': 'Roberta Fontelles Philomeno'})
Roberta Fontelles Philomeno roberta@opovo.com.br
Primeiro transplante haploidêntico, no Ceará, é capa de revista britânica

 

1 O primeiro transplante haploidêntico realizado no nosso Ceará, no dia 18 de outubro passado, em uma paciente de 22 anos, do interior do nosso Estado, que sofria com leucemia mieloide aguda, foi destaque aqui na nossa coluna em 2016. O sucesso do procedimento foi tão grande que foi capa da revista científica britânica mais prestigiada da atualidade, British Journal of Haematology.


2 Hoje, após sessões de quimioterapia e acompanhamento no Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC) e no Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), novos exames foram realizados e não foram mais identificados sinais da doença. “A paciente passa muito bem”, diz o hematologista Fernando Barroso, presidente da Sociedade Brasileira de Transplante de Medula Óssea, responsável pelo setor de Medula Óssea do Hemoce e chefe do Serviço de Onco-hematologia do hospital.


3 O transplante haploidêntico só foi possível graças a uma parceria entre o hospital universitário e o Hemoce. Uma esperança para quem sofre com leucemia e linfoma e não encontra doador 100% compatível. “Uma esperança de vida. De outra forma a paciente morreria”, resume o hematologista Fernando Barroso.


4 Fernando Barroso é um médico que mudou a história dos transplantes de medula em nosso Estado e merece todo o nosso respeito, juntamente com sua equipe médica: Denise Brunetta, chefe da Agência Transfusional do Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Ceará (UFC), Jacques Kaufman e Lilian de Albuquerque, especialistas do Serviço de Onco-hematologia do HUWC, e Luciana de Barros Carlos, do Hemoce.


5 O transplante haploidêntico se trata da doação de medula óssea entre pessoas parcialmente compatíveis, com 50% de compatibilidade. Antigamente, esse doador seria descartado. “A paciente cearense procurou um doador na família e não encontrou. Nos bancos de doadores de medula óssea e nos bancos de sangue e de cordão do mundo inteiro, contamos com um sistema interligado, e ela não encontrou. A doença iria evoluir e chegaria ao óbito”.


6 A parceria HUWC/Hemoce contabiliza, até 2016, 67 transplantes de medula óssea, sendo 37 autólogos, 29 alogênicos e um haploidêntico. A Unidade de Onco-Hematologia do HUWC é a única do Estado a realizar transplante de medula óssea pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e a primeira a fazer o do tipo haploidêntico.


LEIA MAIS

O relato publicado na revista British Journal of Haematology pode ser acessado no link: http://bit.ly/2iQVBy0

TORNE-SE DOADOR DE MEDULA ÓSSEA

Comece o Ano Novo fazendo o bem! É só se cadastrar como doador de medula óssea, no Núcleo de Medula Óssea, pelo e-mail nucleo.medula@hemoce.ce.gov.br. Os requisitos são: ter entre 18 e 55 anos de idade, não ter tido câncer, apresentar número do documento de identidade e comprovante de endereço e comparecer ao Hemoce para coleta de amostra de 10 ml de sangue. Saiba mais: (85) 3366 8183, na Unidade de Comunicação Social do Hospital Universitário Walter Cantídio.

Gastronomia funcional


SUCO ALIADO DO BRONZEADO

Nutricionista Andrea Santa Rosa Garcia, do Rio de Janeiro — na foto ao lado do marido, o ator Marcio Garcia —, ensina receita de suco com tangerina, gengibre e goji berry para turbinar o bronzeado. A bebida é rica em betacaroteno, que protege a pele contra os raios UVA e UVB.

 

INGREDIENTES

Suco de duas tangerinas

1 fatia de manga

1 colher de chá de goji berry

1 rodela de gengibre

120ml de água de coco


MODO DE FAZER

Bater todos os ingredientes no liquidificador e consumir imediatamente. Não coe: a bebida fica rica em fibras.

 

GALERIA

Ana Luiza Diniz, representante Safilo Group (Fendi, Jimmy Choo e Tommy Hilfiger), jornalista Roberta Fontelles Philomeno, do O POVO, blogger Natalia Vidal e Helton Castro, cap Óticas Diniz, no lançamento da linha Boss Orange, da Hugo Boss


Angelita Philomeno e a nova linha de óculos Orange Boss, exclusiva Óticas Diniz


Equipe da Clínica Adriano Abreu festeja a chegada do Ano Novo


Wesley Safadão e o filho Yhudi são recebidos pela fisioterapeuta dermato-funcional Raquel Fiterman e o dentista Adriano Abreu, na Clínica Adriano Abreu


Wellington Oliveira, pai de Wesley Safadão, na cadeira dos dentistas Paulo Cruz e Adriano Abreu

espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:

Beleza e Saúde

RSS

Beleza e Saúde

ROBERTA FONTELLES

Escreva para o colunista

Atualização: Domingo

TV O POVO

Confira a programação play

anterior

próxima

Divirta-se

  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

Newsletter

Receba as notícias da Coluna Abidoral

Powered by Feedburner/Google