Programa do curso
CAMINHOS DO FOTOJORNALISMO // Iana Soares
Serão observadas a construção de narrativas jornalísticas pro meio de imagens e as transformações ocorridas ao longo do tempo. Alguns temas presentes: história do fotojornalismo; construção das ideias de documento e representação do real; linguagem e técnica; ética e cotidiano. Além de aproximação do campo da cultura visual, os participantes poderão, tanto se apropriar de uma visão crítica em relação às imagens jornalísticas, como também refletir sobre as possibilidades de construção de um trabalho fotojornalístico próprio.
Iana Soares é jornalista e fotógrafa. Gosta de mar, sertão, sal e gente. Começou a fotografar quando pesquisava o processo de afirmação étnica dos índios tremembés. Depois de graduar-se em Ciências Sociais, voltou para o Jornalismo e reencontrou a imagem, além da palavra. Fez mestrado em Belas Artes na Universidade de Barcelona. Participou de diversas exposições e mostras como o Encontros de Agosto, o Festival de Fotografia de Tiradentes, a exposição Mapes desorientats, em Barcelona e Derivas, em Valência, entre outros. Em 2015 foi ganhadora do Prêmio BNB de Jornalismo, categoria fotografia nacional, com o trabalho "Sertão a Ferro e Fogo - Marcas de gado e gente". É professora da Travessa da Imagem e do Porto Iracema das Artes.
INTRODUÇÃO À PRODUÇÃO AUDIOVISUAL PARA JORNALISMO // Emerson Maranhão
O que é um webdocumentário jornalístico e como formatar uma ideia para plataformas audiovisuais. Como montar uma narrativa, a importância do personagem, edição e a hierarquia da informação. Enquadramento e trilha sonora.
Émerson Maranhão é jornalista e realizador audiovisual. Graduado em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), e técnico em Realização Audiovisual pelo Instituto Dragão do Mar de Arte e Indústria Cinematográfica do Ceará. Em mais de 20 anos de carreira já ocupou diversas funções jornalísticas e conquistou importantes prêmios nacionais, entre eles o Embratel, o Esso e o BNB. Também dirigiu e produziu curtas e médias-metragens, integrou comissões de seleção de roteiros e de mostras competitivas, e presidiu o júri do I For Rainbow, Festival de Cinema e Cultura da Diversidade Sexual. Atualmente é editor de Conteúdo do Núcleo de Audiovisual do O POVO.
PORTUGUÊS INSTRUMENTAL PARA JORNALISTAS // Daniela Nogueira
Abordagem de questões normativas da língua padrão e aspectos estruturais de gêneros textuais, principalmente de domínio profissional. Coerência e coesão. Qualidades e defeitos de um texto; dificuldades frequentes na escrita. Homônimos, parônimos e expressões afins. Crase. Concordância nominal e verbal. Regência verbal e nominal. Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa.
Daniela Nogueira é jornalista do O POVO e trabalha com revisão e tradução de textos. É mestra em Estudos da Tradução (UFC), especialista em Formação de Tradutores (Uece) e em Comunicação e Marketing em Mídias Digitais (Estácio FIC). Além disso, é graduada em Comunicação Social/Jornalismo pela UFC e em Letras Português/Inglês pela Uece. Está no O POVO desde o estágio, tendo atuado como repórter, editora de várias áreas e ombudsman. Já atuou como professora de inglês e português em vários cursos e escolas da capital cearense.
REDAÇÃO E MÉTODO JORNALÍSTICO // Plínio Bortolotti
A partir de exemplos práticos serão oferecidas orientações sobre como produzir um texto jornalístico: pauta, apuração, contextualização, redação, abertura, titulação e edição. Usando essas experiências serão debatidas com os alunos as técnicas de entrevista e questões éticas com as quais se defrontarão no dia a dia da atividade jornalística.
Plínio Bortolotti é jornalista, coordenador do curso Novos Talentos e diretor Institucional do Grupo de Comunicação O POVO, onde já exerceu as atividades de repórter, editor e ombudsman por três mandatos (2005/2007). Escreve artigo dois artigos semanais para o jornal âncora do programa diário Debates do Povo (rádio O POVO/CBN). Foi diretora da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) por dois mandatos (2008/2011). Graduado em Jornalismo pela Faculdades Integradas Alcântara Machado (FMU-Fiam/SP) e especializado em Teoria da Comunicação e da Imagem pela Universidade Federal do Ceará (UFC).
CICLO DE PALESTRAS
A primeira atividade do curso é o Ciclo de Palestras, no qual os estudantes têm a oportunidade de conversar a direção de jornalismo, editores , repórteres, fotógrafos, colunistas, artistas gráficos e infografistas, tendo uma visão geral do Grupo de Comunicação O POVO.
PRÁTICA NA REDAÇÃO
Os estudantes terão convivência prática nas editorias do jornal impresso, online, rádio e TV . Nas redações, os estudantes acompanham o trabalho dos repórteres, participam de reuniões de pauta, produzem matérias (escrevem, entrevistam e cobrem assuntos), tarefas sob a orientação direta dos editores de cada núcleo.