CARNAVAL 25/01/2018 - 07h00

Conheça cinco lugares com cenário exuberante longe da folia

Para quem prefere fugir do agito carnavalesco, praias paradisíacas e serras com cachoeiras são possibilidades para curtir o feriado de forma tranquila
notícia 0 comentários
{'grupo': '', 'id_autor': 19146, 'email': 'rebecasoares@opovo.com.br', 'nome': 'Rebeca Soares'}
Rebeca Soares rebecasoares@opovo.com.br

Olga Danylenko/SHUTTERSTOCK
Viajar para longe da curtição pode ter preço mais acessível durante essa época
Preparar fantasia, glitter e máscara pode ser tarefa comum para quem viaja no feriado do Carnaval. No entanto, há também quem busque aproveitar os dias com calmaria e tranquilidade juntos de amigos próximos, familiares ou com um amor. Cidades históricas, serranas e até mesmo as do litoral podem ser o oásis em meio à folia de fevereiro do brasileiro, conhecida internacionalmente.

Fugir das áreas carnavalescas tem suas vantagens. Por conta do fluxo maior para cidades como Rio de Janeiro, Recife e Salvador - destinos certos para os foliões - viajar para longe da curtição pode ter preço mais acessível durante a época. Essa é uma das razões para a bancária Dianna Araújo reunir-se com o esposo, David Machado, e casais de amigos para visitar alguma cidade ou região interessante. Neste Carnaval, o destino escolhido são o Lençóis Maranhenses.

"A gente já aproveitou a fase da folia e agora é hora de procurar algo mais tranquilo como um passeio mais cultural", afirma Dianna. Nos últimos anos, o grupo do qual faz arte, formado por quatro casais, aproveitou o período na Praia de Icaraizinho, município cearense de Amontada, e  em Santiago, capital chilena. "Além do preço mais em conta, outra vantagem é que todo mundo está de folga, já que nem sempre é fácil conciliar as férias", explica.

Iniciando a viagem em São Luís, o roteiro do grupo deve começar pelo encontro com um amigo, seguindo para visitação na área história e cultural da cidade. Em seguida, seguem em direção às dunas e lagoas que formam o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, considerado unidade de conservação do Brasil. Conheça este e outros destinos em todo o Brasil para aproveitar durante os dias de folga.
 
1. Lençóis Maranhenses (MA)
T photography/SHUTTERSTOCK
O cenário fez parte do filme "Casa de Areia"
Fazendo parte dos municípios de Barreirinhas, Primeira Cruz e Santo Amaro do Maranhão, o Parque Nacional dos Lençóis Maranheses possui mais de 156 mil hectares, compostos pelos ecossistemas de mangue, restingas e dunas. O cenário fez parte do filme "Casa de Areia", com as atrizes Fernanda Montenegro e Fernanda Torres. A composição do ecossistema capta o olhar dos turista.
 
2. Alter do Chão (PA)
Guentermanaus/SHUTTERSTOCK
O lugar é considerado o "Caribe" da região Norte
Localizado a 30 km da cidade de Santarém e cerca de 1.500 km da capital Belém, no Pará, Alter do Chão é um local pouco visitado e que possui beleza deslumbrante às margens do Rio Tapajós. Em 2009, o lugar recebeu destaque do jornal inglês "The Guardian", que classificou a praia fluvial como uma das dez mais belas do Brasil. A região é considerada o "Caribe" do Norte do País por conta das diversas ilhas que ficam entre rios e lagos amazonenses.
 
3. Parque Nacional Serra da Canastra (MG)
Luciano Queiroz/SHUTTERSTOCK
A cidade fica localizada a 340 km de Belo Horizonte
Para os apaixonados por aventura e contato com o verde, o Parque Nacional da Serra da Canastra, no município mineiro de São Roque de Minas, possui trilhas para todos os gostos: a pé, de bicicleta ou de carro. Ao longo das rotas, os turistas passam por montanhas e cachoeiras como a Cascata D'Anta, a Cachoeira dos Rolinhos e a Cachoeira do Cerradão. A cidade fica localizada a 340 km da capital mineira Belo Horizonte.
 
4. Estrada Parque do Pantanal (MS)
Filipe Frazao/SHUTTERSTOCK
O Pantanal tem aproximadamente 195 mil m² de extensão
Considerada a Capital do Complexo do Pantanal, a cidade de Corumbá traz entre suas atrações turísticas a Estrada Parque do Pantanal, um lugar para descobrir a riqueza da fauna e flora do ecossistema. Além disso, no Cristo Rei do Pantanal, localizado no Morro de São Felipe, é possível admirar a paisagem da região de forma panorâmica pelo mirante.
 
5. Cataratas do Iguaçu (PR)  
REPRODUÇÃO/VISITE FOZ
Foz do Iguaçu fica a aproximadamente 630 km de Curitiba
Outra opção para os admiradores de cachoeiras é Foz do Iguaçu. Na cidade, as Cataratas do Iguaçu recebem cerca de um milhão de visitantes anualmente para admirar a queda d'água. Outro ponto turístico de destaque é o Marco das Três Fronteiras, onde turistas podem estar ao mesmo tempo no Brasil, Paraguai e Argentina. O município é localizado a aproximadamente 630 km da capital paranaense Curitiba.

espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:

Vídeos

Especialista dá dicas sobre saúde masculina play

Especialista dá dicas sobre saúde masculina

anterior

próxima

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: [Errno 13] Permission denied: u'/home/presslab/public_html/ns142/arquivos/imgs/capas/2018-06-19_capa_populares_prez-61-77.jpg_tmp'

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Mais comentadas

anterior

próxima