O POVO LOUNGE 06/01/2018 - 08h00

Dica de lugares para conhecer em uma viagem a Lisboa

Viaje conosco à cidade da cultura e da alegria. Confira dicas de lugares para, independentemente da idade, vivenciar as memórias da capital de Portugal
notícia 0 comentários
{'grupo': '.', 'id_autor': 18832, 'email': 'leda@opovo.com.br', 'nome': 'L\xeada Maria'}
Lêda Maria leda@opovo.com.br
Vlada Photo/Shutterstock

Novos ares começam a soprar em Lisboa, que agora está mais linda, longe de crises, restaurando sua arquitetura e fortalecendo sua gastronomia. Permanece sendo a cidade dos escritores e dos fados; das praças verdejantes e floridas. Suas noites, de tão alegres, seduzem os visitantes para programações românticas com música e dança e descontração das praças e calçadas. Os portugueses são acolhedores, convivem bem com a brasilidade e se pedir cantam o melhor da Bossa Nova e de Roberto Carlos.

Dessa vez que fui a Lisboa, fiz um roteiro especial, seguindo a sugestão valiosa da escritora e amiga Beatriz Alcântara e do empresário José Hugo Machado: conhecer a cidade cultural. Abri os olhos, atenta aos muitos detalhes e a muitas histórias, olhando bem para dentro das fachadas glamorosas dos muitos e ricos museus e seus jardins rigorosamente cuidados. A vocação artística e histórica de Portugal aflora nas opções de visitas, de eventos. A cidade também sabe conservar as preciosidades e se orgulha de reunir grandes coleções de arte.

A dica é planejar a viagem. Chegar lá, ter uma boa hospedagem, andar a pé ou de ônibus, acompanhada de um bom gravador ou daquele bloquinho comprado entre as livrarias (maravilhosas) da cidade. Quando a fome bater, parar para um bom prato de bacalhau acompanhado do vinho português, alcançando hoje a lista dos melhores do mundo.

Saiko3p/Shutterstock
Construída em 1147, a Catedral de Lisboa é o edifício religioso mais importante da cidade, edificado sobre uma mesquita muçulmana
 

A não perder
1. Museu Nacional de Arte Contemporânea do Chiado, localizado no Centro Histórico de Lisboa, antigo Convento de São Francisco. Sua coleção inclui pintura, escultura, vídeo e desenho e mostra obras portuguesas de 1850 à atualidade. Destaque para a Sala dos Fornos, do século XIX, e o Jardim das Esculturas.

2. Museu das Janelas Verdes / Museu Nacional de Arte Antiga encontra-se em um palácio do século XVII. O espaço tem como traços principais a Exposição Retrospectiva de Arte Ornamental Portuguesa e Espanhola. Entre suas obras, a coleção completa da arte portuguesa da Idade Média até o século XIX e o célebre tríptico das Tentações de Santo Antão.

3. O Museu Nacional dos Coches, que fica na Praça Afonso de Albuquerque, é nova edificação do arquiteto brasileiro Paulo Mendes da Rocha. Tem uma coleção considerada única no mundo devido à variedade artística dos veículos dos séculos XVII a XIX e ao número de exemplares que exibe: carruagens, carroças, carros (da época) de passeio e outros.

4. Museu do Oriente. O patrimônio desta Casa divide-se basicamente em duas grandes coleções: Coleção da presença portuguesa na Ásia, incluindo peças de valiosíssimas da China e do Japão dos séculos XVII e XVIII, e uma coletânea de peças de porcelana blasonada da Companhia das Índias. Já a coleção Kwok On apresenta os mitos e as histórias das culturas e costumes das grandes civilizações asiáticas.

5. O Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia (MAAT) foi inaugurado em 2016 e é formado por dois edifícios adjacentes: uma antiga indústria remodelada e um icônico exemplar do século XXI. Destina-se a fomentar debates sobre a atualidade.

6. Museu do Mosteiro dos Jerônimos, declarado Patrimônio da Humanidade desde 1983, é um dos monumentos mais belos e imponentes da arquitetura manuelina em Lisboa. Os elementos decorativos mostram símbolos da arte da navegação e esculturas de plantas e animais exóticos. Sua fachada possui mais de 300 metros. Do claustro, a igreja e à sacristia, tudo traz um resultado de beleza, estilos e história.

7. O Museu do Fado apresenta uma exposição permanente, com registros interativos, concentrando sua coleção de intérpretes, autores, compositores, músicos e construtores de instrumentos musicais.

8. A Catedral de Lisboa, construída em 1147, é o edifício religioso mais importante da cidade, edificado sobre uma mesquita muçulmana, depois dedicado a Santa Maria Maior. Tem em seu interior tesouros compostos por indumentárias, estátuas, manuscritos e peças de joalheria destacando-se uma custódia barroca, considerada uma das mais belas do mundo.

Mikadun/Shutterstock
O Oceanário de Lisboa é um aquário público e está localizado no Parque das Nações
 

O mundo das crianças
Depois de percorrer o lado cultural e selecionar o melhor, fomos ver e dissertar a parte lisbonense atraente ao mundo infantil. E bastam três locais para abastecer o leque de sugestões maravilhosas, que permitem que os pequeninos e jovens entreguem-se por muitos dias à contemplação, aos estudos, às fotografias e às vivências.

O primeiro é o Oceanário de Lisboa, aquário público localizado no Parque das Nações. Mantém uma extensa coleção de flora e fauna de rio e mar. De aves, mamíferos, peixes. São 8 mil animais e 500 espécies diferentes de plantas, em meio a sete milhões de litros de água salgada. Encontram-se espécies provenientes de todos os lugares do mundo, o que fascina totalmente os pequeninos, e os altinhos.

O Jardim Zoológico, por sua vez, possui mais de dois mil animais e atrações como a Baía dos Golfinhos, onde o espetáculo com golfinhos e leões marinhos, é também opção. No Bosque Encantado, podemos ver as aves em voos livres. E, na zona de alimentação dos leões marinhos e dos pelicanos, conhecemos seus hábitos. Há um teleférico que cruza toda a área do zoológico  suscitando mais curiosidades e alegria da criançada.

Nossa terceira sugestão é o Planetário Calouste Gulbenkian, inaugurado em 1965 com o objetivo de encantar seus visitantes com o descobrimento dos céus. Tem uma cúpula com 25 metros de diâmetro para revelar o céu estrelado e representar os mecanismos dos corpos celestes. Funciona, entre outras atrações, com uma exposição permanente apresentando objetos ligados à história da astronomia.

espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:

Vídeos

Especialista dá dicas sobre saúde masculina play

Especialista dá dicas sobre saúde masculina

anterior

próxima

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS