experiência 08/08/2018 - 07h00

O poder da imagem no aprendizado de um novo idioma

Fotos ou ilustrações favorecem o estudo de outra língua. Por meio dos estímulos visuais, é possível aprender por meio da associação entre imagem e texto
notícia 0 comentários
{'grupo': '', 'id_autor': 19138, 'email': 'liarodrigues@opovo.com.br', 'nome': 'Lia Rodrigues'}
Lia Rodrigues liarodrigues@opovo.com.br
Camila de Almeida
O aplicativo Lingozing! usa histórias em quadrinhos para facilitar o aprendizado de um novo idioma

Seja para a vida pessoal ou profissional, saber falar bem um segundo idioma é uma habilidade que pode fazer grande diferença. No campo laboral, por exemplo, saber outra língua é um diferencial na hora de ser contratado. Já para aqueles que, em viagens, visitam outros países, a competência é importante para se comunicar com os moradores e conseguir satisfazer necessidades durante a trip.

Entre as opções convencionais para o aprender estão os cursos de idiomas ou intercâmbios. No entanto, muitas pessoas têm dificuldades com métodos tradicionais, como livros didáticos. Pesquisas sobre o tema já comprovaram que alunos tendem a responder melhor a estímulos visuais no estudo de uma nova língua e, assim, surgem metodologias que utilizam esse instrumento para facilitar o processo.

Uma dessas ferramentas é o aplicativo Lingozing!, voltado para o aprendizado de inglês, francês, espanhol, alemão e italiano. Também presente na Europa e nos Estados Unidos, no Brasil, a plataforma mantém parceria com a Maurício de Sousa Produções e utiliza histórias em quadrinhos para favorecer o estudo de crianças e adultos. Nela, é possível ver diálogos na língua pátria e no idioma que deseja aprender, além de ouvir a pronúncia correta.

Relação imagem x objeto
O doutor em Ciências da Comunicação e professor do curso de comunicação da UniFanor Wyden Diego Marques explica que o uso da imagem auxilia nesse processo por conta da relação que se faz entre a imagem e o objeto que está sendo representado por ela. "Por exemplo: você tem uma página de um livro didático de inglês, [com a imagem] de uma casa. Você tem o signo da casa, com formas que se assemelham ao objeto real [...] Como, do ponto de vista semiótico, você poderia compreender e aprender uma outra língua? Pelo aspecto de que a imagem transcenderia esses aspectos simbólicos", afirma.

Para Marques, nessa situação, a imagem, acompanhada de um símbolo, ajuda no aprendizado. "Se você tem uma imagem de uma casa, que está conectada diretamente com as qualidades reais desse objeto e, nessa imagem, você escreve house, a pessoa que não entende inglês pode inferir, a partir dessa conexão indicial entre a imagem e o símbolo, que house significa casa em inglês", explica.

Neil Cohn, acadêmico do Departamento de Cognição e Comunicação da Universidade de Tilburg, na Holanda, e autor do estudo "A Evolução do Aprendizado Visual de Idiomas", acredita que o uso de histórias em quadrinhos facilita o aprender, pois as imagens não apenas apoiam o texto, mas trabalham junto a ele para criar um significado mais amplo. "Imagens são muito importantes na aprendizagem de línguas. Elas podem fundamentar o significado de novo vocabulário em ideias concretas. Mas elas são ainda mais eficazes no contexto das histórias em quadrinhos, onde as imagens fornecem um contexto completo para a linguagem ocorrer. Isso faz com que as imagens interajam com o texto escrito para serem ainda mais eficazes no ensino", afirma.

Para Kyra Pahlen, fundadora e CEO da Lingozing!, "as imagens fornecem uma riqueza adicional à comunicação que pode ancorar a linguagem em um contexto. Isso também é auxiliado por uma história, que dá à linguagem um propósito, em vez de apenas fazer um exercício de linguagem artificial." Por meio das histórias em quadrinhos, os alunos da plataforma têm ainda acesso a termos coloquiais e gírias, importantes também para o vocabulário e a boa compreensão do idioma.

espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:

Vídeos

Especialista dá dicas sobre saúde masculina play

Especialista dá dicas sobre saúde masculina

anterior

próxima

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS