O POVO LOUNGE 08/01/2018 - 08h00

Conheça personalidades cearenses em ensaio fotográfico

Do cenário musical às maratonas, conheça a trajetória de três personalidades que se destacam em diferentes áreas de atuação na Capital
notícia 0 comentários
{'grupo': 'Especial para O POVO', 'id_autor': 19099, 'email': 'gabrielacustodio@opovo.com.br', 'nome': 'Gabriela Cust\xf3dio'}
Gabriela Custódio gabrielacustodio@opovo.com.br
{'grupo': '', 'id_autor': 19138, 'email': 'liarodrigues@opovo.com.br', 'nome': 'Lia Rodrigues'}
Lia Rodrigues liarodrigues@opovo.com.br
Fotos: Camila de Almeida

Da administração à gastronomia, passando pelo esporte e pela música, a O POVO Lounge traz, nesta edição, um ensaio fotográfico com a beleza masculina em evidência. Para as lentes, posaram Caio Napoleão, empreendedor; Marco Aurélio Delgado, executivo; e Dimas Barreira, empresário. Saiba mais sobre temas como a carreira e hobbies de cada um.

 

Dimas Barreira
Na casa do empresário Dimas Barreira, todos vêm de cidades diferentes. Ele é natural de Campos do Jordão (SP); sua esposa, Anelisa Barreira, é de Cuiabá; o filho mais velho, Patrick, é baiano e o mais novo, Theo, é cearense. Isso reflete a peregrinação que o atual presidente executivo do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus) fez para chegar até Fortaleza. Na cidade pela qual é apaixonado, Dimas decidiu fincar raízes e se formou em administração de empresas. Um dos seus maiores orgulhos, inclusive, é o título de cidadão fortalezense, recebido em 2011 pela Câmara Municipal de Fortaleza (CMF).

No caminho entre São Paulo e Ceará, passou por Paraná, Mato Grosso e Bahia: tudo pela trajetória profissional, que começou aos 15 anos. A vontade de trabalhar desde novo, a contragosto do pai, veio pelo desejo de ter uma motocicleta. Desde pequeno, o empresário valoriza a autonomia, a independência e a liberdade e nutre o amor por pilotar. “Já tive muitas experiências com motocicletas, inclusive experiências esportivas, em autódromos e em pistas de terra, com motocross. Até hoje, gosto muito de fazer passeios ecológicos, em parques e serras”, conta.

Aos 16 anos, Dimas teve a carteira profissional assinada pela primeira vez; aos 18, recebeu o primeiro convite para um cargo de direção. “Até então, tive funções, trabalhei com implantação de sistema de bilhetagem, com fiscalização de linha, mas nunca tinha tido uma equipe”, lembra. Entre um estado e outro, um fator era constante: a atuação no setor de ônibus - com passagem por empresas de retífica de motores, em Marília (SP), e de aviação, em Cuiabá. No final de 2004, veio para Fortaleza somar à gestão da empresa Via Máxima junto à mãe e à irmã.

“E então muita coisa mudou, porque fundamos uma empresa de fretamento, comecei a me dedicar aos dois setores e também comecei uma militância sindical muito forte no setor”, afirma. Com a atuação no sindicato, alcançou o cargo de presidente no Sindiônibus em 2011 e afinou as habilidades de negociação ao lidar com os colegas e com autoridades políticas.

Entre seus prêmios e medalhas, Dimas guarda, ainda, a Medalha Presidente Juscelino Kubitschek, recebida em 2014 pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), e a Medalha do Mérito NTU Categoria Empresário, pela Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU). Além desses reconhecimentos, exibe os patches e broches em sua jaqueta Harley Davidson, colecionados ao longo dos anos.

 

Marco Aurélio Delgado Faria
Filho de pai português e mãe maranhense, o diretor regional de operações da Claro e da NET, Marco Aurélio Delgado Faria nasceu em São Luís e, aos 15 anos, foi morar no Rio de Janeiro. Lá, cursou três anos e meio de Engenharia Civil na Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio). No período, estudou por seis meses nos Estados Unidos, voltou para o Brasil e decidiu mudar de curso. “Voltei com a cabeça um pouco diferente e quis fazer administração, era uma coisa que combinava mais comigo. Mudei radicalmente, fiz um novo vestibular e graduação na mesma faculdade”, conta.

Marco teve suas primeiras experiências no mercado de trabalho como estagiário na Xerox do Brasil e na Shell. Depois, foi trainee na Brahma. Após se formar, fez pós-graduação em marketing, gestão avançada em marketing e finanças. Em 1998, começou a trabalhar na NET. “Foi acontecendo aos poucos. Eu nunca pensei em entrar no mercado de ‘telecom’. É um mercado muito dinâmico, cada dia é um dia diferente”, afirma. A mudança para Fortaleza aconteceu em 2013, depois de idas e vindas entre Rio de Janeiro e São Paulo, para trazer a marca NET para a Cidade.

Casado há 15 anos e pai de dois filhos, Marco Aurélio tem dois grandes hobbies: a família e o esporte. Nos momentos livres, passeios com a esposa e as crianças são programas certos. “Gosto muito de ir à praia, ao Porto das Dunas e de ir ao cinema com meus filhos. A gente movimenta-se bastante, até porque somos de fora e não temos família aqui”, explica. “Gosto muito de viajar com minha mulher, pelo menos uma vez ao ano, só eu e ela, para renovar os votos”, ressalta.

O executivo sempre foi atleta e, no período da faculdade, jogava no time de vôlei da PUC-Rio. Após a graduação, entretanto, o esporte ficou em segundo plano por conta das obrigações do dia a dia: trabalho e pós-graduação à noite. “Engordei, cheguei a pesar quase 130 kg. Tive meu primeiro filho e, quando jogava futebol com ele, ficava muito cansado”, relembra. Em um checkup da empresa, descobriu que seus exames estavam alterados e decidiu mudar de vida. “Tomei essa decisão em 2010. Comecei a correr. Fundamos o grupo de corrida NET Running e mobilizamos todo mundo para participar dessas provas de
5 km e 10 km. Nessa época, coloquei uma meta para mim: quando eu fizesse 40 anos eu iria correr uma maratona”, conta Faria.

Em 2014, aos 40 anos, correu a Maratona de Berlim e, no ano seguinte, participou novamente. De lá para cá, foi, em 2015 e 2017, para o Desafio do Dunga, na Disney. O maratonista começou a treinar triatlo quando veio morar em Fortaleza e já concorreu no Ironman 70.3 Rio (2016) e Fortaleza (2017). A próxima meta é o Ironman que acontece em 2018, em Florianópolis, cujas provas têm o dobro da distância do 70.3.

 

Caio Napoleão
Foi aos 18 anos, ao saber que seria pai pela primeira vez, que Caio Napoleão decidiu empreender e começar o próprio empreedimento na parte da frente da casa dos pais, na Aldeota. O negócio em questão era um ponto de venda de frango assado. Com três mesas para quem esperava para comprar baião de dois, frango assado, linguiça e paçoca, começa a história do Cantinho do Frango, aberto há 23 anos. “Percebi que lá [rua Torres Câmara] era um corredor de atividade, o pessoal que saía do Centro e passava pela rua, pegava o almoço e levava para casa”, conta. Com a diversificação do cardápio, sempre tendo como foco a comida regional, o restaurante foi crescendo.

Hoje, aos 42 anos, Caio é casado, tem dois filhos e aguarda a chegada do terceiro. Sua esposa fica no setor de administração do restaurante, enquanto ele desempenha diferentes atividades. “Fico na parte de criação de pratos, compras e vendo se está tudo funcionando corretamente”, explica. Em 2015, a primeira franquia do Cantinho do Frango foi aberta na região sul da Cidade.
Fã de música — especialmente a produzida no Ceará — desde a infância, Caio diz: “Sempre gostei de fazer com que as pessoas conhecessem músicas e filmes que gosto, para ver se elas gostam também”. Napoleão levou esse gosto para o Cantinho. “Somos um local que só toca vinil. E também um dos poucos que ficaram com a característica de dar muito valor à música do Ceará”, conta. Segundo ele, são mais de 2.500 vinis no restaurante, além da coleção particular que mantém em casa.

Ainda quanto à programação cultural, Caio fala dos shows que acontecem na casa. “Fizemos muitos shows do pessoal do Ceará. Cantores que estavam sem realizar shows voltaram a fazê-los por causa desses eventos que a gente faz”, explica.

Para o futuro, os planos do empresário não envolvem novas franquias, mas sim melhorar cada vez mais o restaurante. “Vamos ter uma coisa nova, que vai ser uma barbearia integrada ao Cantinho, para a pessoa que está almoçando, jantando, poder aproveitar e fazer a barba. Vou fazer uma área de espera bem legal”, revela.

espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:

Vídeos

Especialista dá dicas sobre saúde masculina play

Especialista dá dicas sobre saúde masculina

anterior

próxima

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS