TECNOLOGIA 22/09/2017 - 06h00

Cinco aplicativos para começar a estudar um novo idioma já!

Aliando a praticidade dos smartphones a métodos de ensino e de memorização, aplicativos permitem aprender e treinar novos idiomas - além de, quem sabe, fazer novas amizades
notícia 0 comentários
DictSql({'grupo': 'Especial para O POVO', 'id_autor': 19099, 'email': 'gabrielacustodio@opovo.com.br', 'nome': 'Gabriela Cust\xf3dio'})
Gabriela Custódio gabrielacustodio@opovo.com.br
Garagestock / Shutterstock
Para driblar a correria ou a falta de verba para investir em um curso presencial de idiomas, aplicativos podem ser eficazes

Cursos presenciais e intercâmbios não são as únicas maneiras de se aprender um idioma. Com a ajuda da tecnologia e da praticidade dos "smartphones", os aplicativos podem ser um complemento para a sala de aula ou uma porta de entrada para o estudo de uma língua estrangeira. Pensando nisso, as Revistas O POVO selecionaram cinco apps que podem ajudar, de forma lúdica, a treinar vocabulários, diálogos, escrita, pronúncia e compreensão auditiva de diferentes línguas estrangeiras. Alguns deles possibilitam, inclusive, o contato direto com falantes nativos do idioma estudado.

Imagem: reprodução

1. Babbel
Com 14 idiomas disponíveis - como inglês, italiano, espanhol, francês, indonésio e polonês, entre outros - o Babbel oferece cursos, com lições de 15 minutos, que podem ser baixados para acesso offline. As aulas vão do nível básico ao avançado e os exercícios abordam diferentes temas cotidianos - a exemplo de lazer, compras, trabalho ou viagem. Em agosto de 2017, a Babbel e a Universidade de Cambridge - por meio da Cambridge English - estabeleceram novo padrão para testes digitais de linguagem, que certifica as habilidades de compreensão da língua inglesa para leitura e audição. O teste, que será conhecido como Babbel English Test, avaliará do nível A1 (iniciante) ao B2 (intermediário). O aplicativo é pago, mas oferece acesso limitado aos cursos na versão gratuita. Ele está disponível para iOS e Android.
Imagem: reprodução

2. Hello Talk
O Hello Talk é um mensageiro instantâneo - como o WhatsApp - para conversar com nativos do idioma que se quer aprender, entre as mais de 150 línguas disponíveis - como chinês, coreano, espanhol, alemão, italiano e russo. Com o aplicativo, o usuário pode conversar por meio de textos, gravações de voz, ligação em áudio, vídeos e desenhos. Entre as ferramentas, estão disponíveis um corretor gramatical e um tradutor simultâneo. Já com os "Momentos" podem ser feitas postagens que são vistas por todos os falantes da língua estudada, nos quais são realizadas perguntas com dúvidas ou curiosidades, por exemplo, que serão respondidas em comentários. O HelloTalk é gratuito, com compras dentro do app, e está disponível para iOS e Android.
Imagem: reprodução

3. Memrise
Em forma de um jogo em que o usuário interpreta um espião e cumpre missões de diferentes níveis, o Memrise oferece lições de escrita, leitura e adição em mais de 200 cursos, contemplando idiomas como alemão, francês, sueco, norueguês, dinamarquês e outros. O aplicativo disponibiliza mais de 200 combinações de línguas estrangeiras e revisão na versão gratuita e oferece ferramentas de revisão de palavras difíceis, jogo de revisão rápida, vídeo, habilidades de escuta e estatísticas de aprendizagem, entre outras, por meio de assinatura, a partir de USD 4,90 mensais. Ele está disponível para iOS e Android.
Imagem: reprodução

4. Duolingo
Inteiramente gratuito, o Duolingo também funciona como um jogo e é um dos aplicativos mais utilizados para aprender idiomas atualmente. O usuário pode escolher uma meta diária de tempo para praticar - como 5, 10, 15 ou 20 minutos. Com base nessa meta, o app mostra se o objetivo foi atingido e fornece prêmios - porém, a cada erro, ele mostra a correção e o usuário perde pontos. Com o passar do tempo, o aplicativo mostra lições que devem ser revisadas para a pontuação continuar no nível máximo. Ao se conectar com os amigos que também usam o Duolingo, forma-se um ranking para comparar os progressos. As lições mesclam exercícios de conversação, tradução e compreensão, com algumas questões de múltipla escolha em idiomas como inglês, espanhol, francês, turco, irlandês, ucraniano, grego, esperanto e outros. O Duolingo está disponível para iOS, Windows Phone e Android.
Imagem: reprodução

5. Busuu
Funcionando como uma rede social, o Busuu oferece ferramenta para conversação com falantes nativos da língua estudada. Após aprender um conteúdo básico, o usuário envia os testes práticos para que eles corrijam e o ajudem. Com o aplicativo, pode-se treinar ortografia, diálogos e vocabulário em idiomas como alemão, inglês, polonês, francês, italiano, japonês e chinês - entre outros - além de realizar testes de níveis para obter certificados pela empresa norte-americana McGraw-Hill Education. O conteúdo de estudo também pode ser baixado para acesso offline e a versão "premium" do app custa a partir de R$ 9,99. O Busuu está disponível para iOS e Android.

espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:

Vídeos

Especialista dá dicas sobre saúde masculina play

Especialista dá dicas sobre saúde masculina

anterior

próxima

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS