TECNOLOGIA 11/09/2017 - 16h15

Dez anos de iPhone: confira a linha do tempo do smartphone

Ao todo, 15 modelos diferentes foram lançados até agora. Confira às vésperas do anúncio das próximas novidades Apple uma linha do tempo com as diferentes gerações do "smartphone"
notícia 0 comentários
DictSql({'grupo': 'Especial para O POVO', 'id_autor': 19099, 'email': 'gabrielacustodio@opovo.com.br', 'nome': 'Gabriela Cust\xf3dio'})
Gabriela Custódio gabrielacustodio@opovo.com.br
Moomsabuy/Shutterstock
No próximo dia 12 de outubro, será inaugurado o Steve Jobs Theatre, no Apple Park

Há dez anos, o mundo dos smartphones não é mais o mesmo. Foi em 2007 que Steve Jobs, ex-CEO e fundador da Apple, lançou o iPhone. Smartphone com tela sensível ao toque, conexão à internet e uma série de aplicativos disponíveis para o usuário: nada disso foi criado pela empresa, mas todos esses recursos juntos em um só aparelho foi o diferencial do iPhone, que viria a influenciar o mercado de maneira inédita.

De 2007 para cá, a cada ano, a Apple lançou modelos, com novos designs e ferramentas, além de atualizações do sistema operacional (iOS). Antecedido pelo vazamento de informações e por especulações sobre os próximos aparelhos - iPhone 8, iPhone 8 Plus e iPhone X - o evento em que serão anunciadas as novidades deste ano será realizado no próximo dia 12 de outubro, inaugurando o Steve Jobs Theatre, no Apple Park, sede da empresa em Cupertino, na Califórnia. Às vésperas do anúncio, relembramos o que as diferentes gerações do smartphone trouxeram pra os usuários.

AFP / Reprodução
iPhone, 1ª geração

iPhone (2007), iPhone 3G (2008) e iPhone 3GS (2009)
A primeira versão do iPhone, lançada em 29 de junho de 2007, veio com tela multitoque, sensores de luz ambiente e de proximidade e acelerômetro de três eixos. Os sucessores acrescentaram conexão 3G, GPS e quad-band UMTS/HSDPA (iPhone 3G), bússola digital câmera de 3MP com gravação de vídeos, controle de voz e fones de ouvido com controle de som no cabo (iPhone 3GS).
Andrew Cunningham / Reprodução
iPhone 4S

iPhone 4 (2010) e iPhone 4S (2011)
Com novo design e acabamento metálico e de vidro, o iPhone 4 foi lançado em 7 de junho de 2010. O modelo introduziu o display de retina, melhorando a resolução da tela. Com a quarta geração, veio também a câmera frontal em resolução VGA e o sistema operacional - antes iPhone OS - passou a se chamar iOS. Já o iPhone 4S trouxe o iOS 5, a assistente inteligente Siri e melhorias em relação a problemas do modelo anterior. A câmera passou a ter 8MP e começou a filmar em Full HD.
Ekaterina_Minaeva/ Shutterstock
iPhone 5C

iPhone 5 (2012), iPhone 5C (2013) e iPhone 5S (2013)
O iPhone 5 foi o primeiro modelo com conexão 4G e display maior - 4" frente às 3.5" dos modelos anteriores - além de ser mais fino e longo. Ele foi acompanhado do cabo lightning com oito pinos - que substituiu o de 30 pinos - e dos novos fones de ouvido - os EarPods. Com carcaça de plástico em tons vibrantes, o iPhone 5C foi criado como a versão "mais barata" do iPhone 5, aliando suas características a um visual mais jovem. Já o iPhone 5S, com corpo de alumínio, apresentou muitas evoluções em relação o iPhone 5, sendo o top de linha entre os três. O modelo foi o primeiro a receber o TouchID (leitor de impressão digital).
Blackzheep/ Shutterstock
iPhone 6

iPhone 6 e iPhone 6 Plus (2014)
Foi a primeira vez que a Apple lançou o mesmo modelo em dois tamanhos diferentes - e ainda maiores que os antecessores. Com design mais fino e curvilíneo e tela Retina HD, o iPhone 6 tinha 4.7" e o Plus, 5.5". O aparelho ganhou a tecnologia Near Field Communication (NFC), que permite a troca de informações entre dois dispositivos sem exigir cabos. Ela serviu de base para o Apple Pay, sistema de pagamentos digitais da Apple. Além disso, com bateria maior e processador A8 - que consome menos energia - o modelo tem mais autonomia em relação aos antecessores.
Leszek Kobusinski / Shutterstock
iPhone 6S Plus

iPhone 6S e iPhone 6S Plus (2015)
Conservando o mesmo design dos iPhones 6 e 6 Plus, os modelos 6S e 6S Plus apresentou, entre suas novidades, o 3D Touch (sensor de pressão) e avanços na câmera. Com 12 MP na câmera traseira e 5 MP na frontal, os iPhones 6S e 6S Plus apresentaram melhor desempenho em relação à captura de imagens - antes, as resoluções eram de 8 MP e 1,2 MP, respectivamente. Outro recurso fotográfico são as Live Photos, que se movimentam (porque a câmera capta 1,5 segundos de imagens antes e depois do clique) como se fossem GIF quando a tela é pressionada. Além disso, os modelos são os primeiros da Apple a fazerem vídeos em 4K.
Leszek Kobusinski/ Shutterstock
iPhone SE

iPhone SE (2016)
De volta aos smartphones de 4", o iPhone SE foi mais uma versão "barata" desenvolvida pela empresa. O design voltou a ser parecido com os iPhones 5 e 5S, mas com ferramentas mais próximas às do 6S. A câmera de 12 MP, por exemplo, tem o mesmo sensor da utilizada pelo modelo anterior, além de também produzir as Live Photos. Os vídeos no modelo SE também são capturados em 4K.
Simon Greig/ Shutterstock
iPhone 7

iPhone 7 (2016) e iPhone 7 Plus (2016)
Os mais recentes modelos de iPhone - até agora - foram lançados no ano passado e recebem destaque por ter câmera dupla (uma tele e outra wide). Eles são os primeiros modelos da marca a serem resistentes à água e à poeira, com certificação IP67. Entre outras novidades, uma (que não agradou a todos) foi a ausência de entrada tradicional para fones de ouvido, já que os EarPods foram substituídos pelos AirPods, sem fio.

espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:

Vídeos

Teaser da 11ª edição da Revista O POVO Cariri play

Teaser da 11ª edição da Revista O POVO Cariri

anterior

próxima

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS