DE OLHO 07/03/2018 - 07h00

Afinal, a gordura é ou não uma vilã da alimentação?

Conhecer melhor a definição de gordura é necessário para uma alimentação adequada. A fim de esclarecer o assunto, conversamos com dois especialistas que o explicam
notícia 0 comentários
{'grupo': '', 'id_autor': 19145, 'email': 'joyceoliveira@opovo.com.br', 'nome': 'Joyce Oliveira'}
Joyce Oliveira joyceoliveira@opovo.com.br
Foto: Pixabay/Engin_Akyurt
É importante saber quais alimentos contém as gorduras boas e ruins

Quando pensamos em gordura, logo a colocamos como uma grande vilã da saúde. No entanto, ao contrário do que muitos pensam, nem toda gordura é realmente prejudicial. Entender melhor esse conceito é fundamental para garantir uma alimentação adequada.

De acordo com o cardiologista Glauco Lobo, existem a gordura boa e a ruim. "A gordura boa é insaturada e a gordura ruim é saturada", explica o médico destacando que não é necessário cortar totalmente a gordura saturada da alimentação. "Ela só irá fazer mal à saúde se for consumida em excesso", explica.

Mariana Carrapeiro, professora do curso de Nutrição do Centro Universitário Estácio do Ceará, assim como o cardiologista, defende que não é necessário excluir a gordura da alimentação, mas salienta que é preciso ter moderação ao consumi-la. "Algumas vezes, as gorduras são necessárias para o bom funcionamento do organismo, porém existem recomendações estabelecidas para as quantidades certas que devem ser consumidas."

O consumo em excesso dos alimentos com gorduras saturadas podem trazer uma série de prejuízos à saúde. "Eles aumentam o colesterol, fazendo com que as artérias fiquem obstruídas. Além disso, a má alimentação somada à falta de atividades físicas fazem com que a situação só piore", pontua o cardiologista.

Alimentos com gorduras saturadas e insaturadas
Mariana explica que a gordura saturada está presente principalmente nos alimentos de origem animal. "A gordura saturada está contida nas carnes bovinas, suínas e aves, leite e seus derivados. Além disso, os óleos de coco, palma e dendê são ricos em gorduras saturadas", pontua.

Já as gorduras insaturadas são encontradas em outros alimentos, como os óleos vegetais. "Elas estão presentes em azeite de oliva, óleo de canola e em menor proporção nos outros óleos vegetais", afirma. A nutricionista também destaca que a gordura boa pode, ainda, ser encontrada em alimentos como o abacate, amendoim e castanha.

Cuidado com os exageros
Até mesmo a gordura boa (insaturada), se consumida em excesso, pode trazer danos à saúde. "Se consumidos em quantidades excessivas, todos os tipos de gordura trarão efeitos ruins. Em quantidades moderadas irão cumprir seu papel no funcionamento adequado do organismo e ainda podem trazer benefícios à saúde", finaliza Mariana.

espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:

Vídeos

Especialista dá dicas sobre saúde masculina play

Especialista dá dicas sobre saúde masculina

anterior

próxima

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS