PROTAGONISMO 11/12/2017 - 17h15

Veja como a informação empodera pacientes

Apresentado ao mundo em 2012, o conceito de empoderamento do paciente é uma das atuais discussões de eventos sobre saúde. Em Fortaleza, o Fórum de Combate ao Câncer da Mulher debateu o assunto
notícia 0 comentários
{'grupo': '', 'id_autor': 19146, 'email': 'rebecasoares@opovo.com.br', 'nome': 'Rebeca Soares'}
Rebeca Soares rebecasoares@opovo.com.br
Camila de Almeida / O POVO
"Quando a gente descobre a doença, a gente não conhece esse universo [...]", afirma Joana Jeker, 41, presidente da ONG Recomeçar

Utilizado inicialmente em 2012, na Conferência Europeia de Empoderamento do Paciente, o conceito de empoderamento do paciente busca soluções para dar mais qualidade de vida para pessoas que vivem com doenças crônicas. Desde que foi apresentado, o tema é amadurecido em diversos países, a exemplo do Brasil.

A informação via incentivo médico à busca de conhecimento sobre a doença e os tratamentos possíveis por parte de pacientes é fundamento básico do processo. Foi o que destacou a mastologista Maira Caleffi, presidente voluntária da Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama), em sua recente vinda a Fortaleza. Na ocasião, a médica participou da quarta edição do Fórum de Combate ao Câncer da Mulher, evento ocorrido nos dias 29 e 30 de novembro.

Segundo Maira, com as tecnologias, grande parcela dos pacientes chegam aos consultórios já com uma pesquisa prévia sobre a doença realizada na internet, provocando "dúvidas organizadas" sobre o diagnóstico. "Visitas ao 'Dr. Google' são uma realidade inevitável que interferem na postura do paciente. Entretanto, elas não podem substituir a visita ao médico", alerta. 

A mastologista aponta, ainda, a atuação do paciente como agente e protagonista do combate ao câncer combinada a alternativas cada vez mais eficientes de diagnóstico e tratamento oncológicos. "Para completar a receita em busca da redução dos índices de mortalidade, como nos países desenvolvidos, também faz-se necessária a atuação no âmbito governamental para o acesso a esse avanços", enfatiza. 

Camila de Almeida / O POVO
Com informação e apoio psicológico, representantes de ONG de todo País reuniram-se durante dois dias para discutir tratamentos contra o câncer
 

Sentindo na pele
"O empoderamento do paciente fez com que as mulheres tomassem atitudes diferentes quanto ao modo de lidar com a doença", aponta Maira. A médica comenta que pessoas em tratamento sabem do que precisam e farão o que estiver ao alcance para providenciar as melhores condições para administrar a situação.

Foi o caso de Joana Jeker, 41, que percebeu um nódulo durante banho, fazendo o autoexame. Atualmente, Joana atua em organizações não-governamentais (ONG) ajudando outras mulheres. Presidente e fundadora da "Recomeçar: Associação de Mulheres Mastectomizadas de Brasília", Joana explica que, por conta do histórico da doença entre as mulheres da família, sempre teve o hábito de realizar o autoexame. Curada há dez anos, hoje, reconhece-se como militante e ativista em saúde da mulher.

Após a segunda cirurgia a que precisou submeter-se, Joana foi orientada pelo médico a buscar seus direitos enquanto paciente. Foi quando, por meio de pesquisa na internet, encontrou a lei federal Nº 9.797, de maio de 1999, que garante pelo SUS o direito cirurgia plástica reconstrutiva de mulheres que sofrerem mutilação total ou parcial de mama, decorrente de utilização de técnica de tratamento de câncer.

"De posse dessa informação, eu me empoderei e fiz um abaixo assinado solicitando o ressarcimento da cirurgia e a ampliação do sistema. Mas nada foi feito, até eu realizar uma manifestação em dezembro de 2010", conta. O resultado foi uma um mutirão da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) com a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES/DF) com a finalidade de solucionar o problema.

Em Fortaleza, Adriany Nóbrega, que luta contra a doença, atua na Associação NossaCasa. A cearense também começou a investigação após percepção de nódulo durante o banho. Após os exames, foi diagnosticado o câncer mestatástico. Em busca do apoio de autoridades do Ceará, a educadora física segue na luta do tratamento, apesar dos impasses burocráticos e jurídicos.

"Eu agradeço muito pelos fóruns que acontecem no Ceará porque eles nos dão o conhecimento que o paciente deve buscar para poder lutar", afirma. Além de evento como esse,  Adriany aponta a Associação NossaCasa como fonte de apoio, informações e incentivo que possibilitam o empoderamento do paciente.

Camila de Almeida / O POVO
Adriany Nóbrega, 32, descobriu a doença após o autoexame durante o banho

VEJA TAMBÉM
Os avanços das tecnologias na luta contra o câncer
Veja dez monumentos brasileiros iluminados de rosa

espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:

Vídeos

Especialista dá dicas sobre saúde masculina play

Especialista dá dicas sobre saúde masculina

anterior

próxima

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS