O POVO SAÚDE & BELEZA 07/11/2017 - 13h40

Hábitos simples podem resultar em uma pele saudável

Fatores como hidratação e alimentação ajudam a manter a pele jovem, com viço e livre de rugas
notícia 0 comentários
Foto: InnerVisionPRO / Shutterstock

Higiene, tratamentos, hidratação. São inúmeros os aspectos que impactam na saúde da pele. Malha de fibras de colágeno, elastina e proteínas, a camada mais externa do ser humano precisa ser zelada desde a infância. De acordo com Mirlene Borges, fisioterapeuta dermato-funcional, os cuidados com a pele dos pequenos começa pela proteção solar contra os raios ultravioleta A (UVA), que causam o câncer de pele.

Depis a especialista ressalta a necessidade de ficar alerta para a alimentação. "Se uma pessoa não come bem, além de não ter uma pele saudável, ela vai engordar. A glicação (processo de soma entre uma proteína e um carboidrato) causa a distensão da pele, fazendo com que perca sua elasticidade e rompa as fibras de elastina, formando estrias", ressalta. Para a manutenção da saúde da pele, Mirlene indica o uso de cremes com atuação na própria célula. "Temos que observar se o produto tem algum tipo de biotecnologia, nanosfera ou silanol, menor partícula do cosmético que tem absorção rápida pela célula", explica.

Para o rosto
Para garantir a saúde da pele do rosto, três ações são essenciais. Dormir oito horas por dia mantem o nível de circulação do sangue, de produção de sebo e de liberação de radicais livres no estado ideal. A quantidade de aminoácidos também é um aliada da saúde da pele do rosto. Eles são produzidos naturalmente pelo corpo ou alcançados via alimentação e uso de nutricosméticos, que combinam peptídeos de colágeno, vitaminas e minerais. Fechando a lista, a esfoliação, que, entre outras propriedades, elimina impurezas e células mortas. Dependendo do tipo de pele, deve ser realizada, no máximo, de uma a duas vezes por semana.

Dez cuidados que você deve ter com a pele
1. Protetor solar: o produto, com, no mínimo FPS 30, deve ser aplicado diariamente, pelo menos 30 minutos antes da exposição ao sol. Não se esqueça de reaplicá-lo a cada duas horas.

2. Retirar a maquiagem: o hábito de manter a maquiagem no rosto contribui para o aumento da oleosidade da pele e obstrui os poros, causando cravos e espinhas.

3. Limpeza: é importante lavar o rosto ao acordar e antes de dormir. Depois, use hidratante para o rosto.

4. Esfoliação: a esfoliação promove a renovação celular. Mas atenção: nada de produtos muito abrasivos.

5. Produtos específicos: os produtos adequados a cada tipo de pele têm potencial para trazer resultados mais benéficos.

6. Água: beber muita água ajuda a deixar a pele mais firme e viçosa, suaviza as rugas e elimina as toxinas do organismo.

7. Alimentação: alimentos ricos em gordura e açúcar aumentam a produção de radicais livres. Por isso, dê preferência aos naturais.

8. Água termal: entre os benefícios da água termal, estão tonificação da pele e a ação cicatrizante.

9. Tratamento noturno: durante a noite, a pele absorve melhor os ativos de produtos como antioxidantes, clareadores e regeneradores e anti-idades.

10. Vitamina C: propriedades antioxidantes e estímulo à produção de colágeno são benefícios da vitamina C para a pele.

espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:

Vídeos

Especialista dá dicas sobre saúde masculina play

Especialista dá dicas sobre saúde masculina

anterior

próxima

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS