O POVO SAÚDE & BELEZA 06/11/2017 - 13h42

Cuidados necessários para uma boa saúde masculina

Falta de atenção com a saúde e ausência a consultas médicas preventivas fazem com que muitos homens fiquem vulneráveis a doenças
notícia 0 comentários
{'grupo': '', 'id_autor': 19145, 'email': 'joyceoliveira@opovo.com.br', 'nome': 'Joyce Oliveira'}
Joyce Oliveira joyceoliveira@opovo.com.br
Foto: Shutterstock/Andrey Popov
Para obter uma boa saúde, é necessário realizar exames específicos em faixa etária

De acordo com levantamento divulgado em 2016 pelo Ministério da Saúde, o sexo masculino vive sete anos a menos que o feminino. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), por sua vez, aponta que a expectativa de vida dos homens, em 2013, chegou a 71 anos, enquanto a das mulheres atingiu 78 anos. Negligência e preconceito são, de acordo com especialistas, os principais motivos que levam homens a essa condição. Em geral, o público masculino realiza menos consultas preventivas e emprega menos atenção à saúde.

"O homem pensa que é diferente e que não adoece. E, por pensar isso, acha que não precisa procurar o serviço de saúde", defende o médico Wagner Coêlho Porto, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU). A ausência dessa cultura em meio aos homens contribui para o surgimento de inúmeras patologias. Doenças cardiovasculares, obesidade, diabetes e câncer de próstata são, diz o profissional, as que mais afetam o sexo masculino. Falta de atendimento adequado e de horários flexíveis, somada à má qualidade da saúde pública e à ausência de campanhas educativas voltadas ao público masculino, também são elementos que colaboram com esse quadro.

"Muitos horários de atendimento são no período de trabalho. E é claro que eles vão preferir ficar no trabalho a ir para uma consulta. Esse conjunto de fatores - serviço, horário e cultura - faz com que o homem não dê atenção adequada à prevenção da saúde", explica o médico. Segundo Coêlho, a mudança dessa realidade é possível. O especialista destaca que, para tal, é preciso que a Urologia esteja vinculada a alertas preventivos, por exemplo, e ressalta que a família pode ser uma grande aliada no momento em que incentiva o homem a realizar consultas médicas periodicamente.

Tabus que precisam ser quebrados
O câncer de ânus e o human papiloma virus (HPV), que têm vínculo com a atividade sexual, são doenças a que os homens precisam estar atentos. A consulta com o coloproctologista pode ser uma das alternativas para evitar problemas decorrentes de patologias como essas. Segundo o médico Érico de Carvalho Holanda, um dos momentos em que o acompanhamento deve ser iniciado é quando há início da relação anal. "Assim como a mulher precisa realizar a visita uma vez por ano no ginecologista quando inicia a vida sexual, há necessidade de ser realizada a consulta com o coloproctologista quando a relação sexual do homem é iniciada", afirma.

Carvalho diz que é possível perceber que existe timidez e preconceito quando os homens procuram a especialidade para tratar de assuntos relacionados à vida sexual e que é preciso que esses tabus sejam quebrados. "Se iniciou esse tipo de relação, é preciso ir ao coloproctologista, pois ele vai começar um programa para traçar a prevenção contra qualquer câncer e inflamação", alerta.

Cuidados por faixa etária
Dos 20 aos 30: exames que detectam as doenças sexualmente transmissíveis não podem passar em branco.

Dos 30 aos 40: exames de sangue para o controle do colesterol HDL devem ser realizados com frequência.
Dos 40 aos 50: nesta faixa etária, a atenção maior é com o câncer de próstata. Exame de toque retal, ultrassom e atenção para alterações como ardência e dificuldade de urinar são bastante importantes.
Depois dos 50: aqui, o alerta é com hipertensão, colesterol e câncer de próstata. Exames para tais doenças devem ser feitos anualmente.
 

espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:

Vídeos

Especialista dá dicas sobre saúde masculina play

Especialista dá dicas sobre saúde masculina

anterior

próxima

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS