Fribromialgia 15/09/2017 - 16h15

Entenda mais da doença que tirou Lady Gaga do Rock in Rio

A patologia está presente desde 1992 no Catálogo Internacional de Doenças (CIE-10) da OMS e tem como tratamento, segundo especialista, reeducação comportamental. A enfermidade foi a razão, segundo a cantora, de ela não participar do festival este ano
notícia 0 comentários
DictSql({'grupo': 'Buchicho', 'id_autor': 19017, 'email': 'kellyhekally@opovo.com.br', 'nome': 'Kelly Hekally'})
Kelly Hekally kellyhekally@opovo.com.br
Reprodução / Instagram
Em seu documentário Netflix, "Gaga: Five Foot Two", a cantora compartilhará com espectadores sua luta contra a doença

A informação de que a cantora Lady Gaga não se apresentaria mais no Rock in Rio - que tem início nesta sexta, 15- espalhou-se nos dois últimos dias por portais de notícias e redes sociais. Comunicado oficial publicado nos perfis Twitter e Instagram da norte-americana relata que o cancelamento ocorreu devido a fortes dores, decorrentes de fibromialgia, doença presente, de acordo com a Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR), em cerca de 5% da população mundial e incide principalmente em mulheres entre 30 e 35 anos. O Brasil responde por 3% da estatística mundial de incidência da doença.


A fibromialgia, cujo diagnóstico é essencialmente clínico e segundo especialistas não tem cura, teriam suas causas associadas a alterações de neurotransmissores, como disfunção do nível da cerotonina, explica Fernanda Nogueira, reumatologista e chefe da unidade de Clínica Médica do Hospital Universitário Walter Cantídio, em Fortaleza. "A fibromialgia não é genética e nem autoimune. Acredita-se que ela tenha relação direta com a alteração na atividade de substâncias neurotransmissoras. O desencadear da doença é como se fosse uma situação multifatorial", frisa.

Sintomas

A fibromialgia tem como sintomas, segundo Fernanda, dores difusas pelo corpo (articulares e musculares) e má qualidade do sono. "O paciente dorme mal e acorda cansado, por exemplo", pontua. A profissional enfatiza que existem os chamados pontos de gatilho – locais em que há a possibilidade de maior incidência de dores – mas que eles não são interessantes ao diagnóstico da patologia, e sim à classificação de seu estágio.

Fadiga, variações de humor e, segundo o Portal Saúde - vinculado ao Governo Federal -, episódios depressivos são também sintomas narrados por quem é diagnosticado com fibromialgia. Em entrevista à plataforma digital, José Eduardo Martinez, coordenador da Comissão de Dor, Fibromialgia e outras Síndromes de Partes Moles da Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR), pondera alterações de cunho psicológico.  

"Como boa parte dos pacientes sofre muito porque tem dor crônica, eles acabam sendo imputados como doentes psicológicos, o que não é verdade. Eles sentem dor mesmo”, disse o reumatologista em entrevista ao portal.

Tratamento

Fernanda destaca que a reeducação a partir de mudanças de comportamento na qualidade de vida é o mais indicado para o tratamento da fibromialgia. "Melhoria na qualidade do sono, administração do estresse e prática de atividades físicas são ações preponderantes para que um paciente portador de fibromialgia supere o quadro.

A utilização de medicamentos compõe o tratamento, porém ela não provoca melhoria e solução sozinha, defende a reumatologista, que acrescenta que a fibromialgia é silenciosa, não detectável em exames laboratoriais e, às vezes, não causa qualquer transformação externa na pessoa. A médica pondera, entretanto, que, embora acometa mais o público feminino, a patologia é bastante sintomática em homens.

 

 

 

espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:

Vídeos

Especialista dá dicas sobre saúde masculina play

Especialista dá dicas sobre saúde masculina

anterior

próxima

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS