FÉRIAS 07/12/2017 - 14h00

Confira segredos para um bronze saudável

Com os dias de folga chegando, é normal que seja maior a exposição ao sol para quem vai passar um tempo sem preocupações estudantis ou profissionais. Porém, é necessário usar o produto adequado para se proteger dos raios solares
notícia 0 comentários
{'grupo': '', 'id_autor': 19145, 'email': 'joyceoliveira@opovo.com.br', 'nome': 'Joyce Oliveira'}
Joyce Oliveira joyceoliveira@opovo.com.br
Foto: Shutterstoclk/Africa Studio
Para aproveitar as férias e o verão sem pôr em risco a saúde da pele, é necessário saber as principais diferenças que os dois produtos

Sol, praia e piscina: é assim que se resume o período de férias de muitas pessoas. No entanto, embora tenha quem goste de deixar a pele "dourada" e até mesmo usar produtos que intensifiquem isso, como o bronzeador, é importante ficar atento à saúde da pele e utilizar os produtos adequados para evitar problemas como insolação e ressecamento.

De acordo com a dermatologista Viviane Martins, o protetor solar possui substâncias que tem como objetivo proteger a pele de queimaduras solares, como as que os raios UVA e UVB provocam. "O protetor solar tem compostos químicos ou físicos que vão proteger a pele dos raios Ultravioleta A (UVA) e Ultravioleta B (UVB). Ele neutraliza os malefícios que os raios causam", pontua.

A médica ressalta que, na hora de se expor ao sol, muitas pessoas acabam colocando a saúde em risco. "Para ficarem com a tonalidade desejada, algumas pessoas usam o protetor solar de fator bem baixo. Ou até mesmo usam bronzeadores que prometem tonalizar a pele", afirma. Viviane alerta, no entanto, que o uso errado dos dois produtos pode trazer prejuízos à saúde.

Para aproveitar as férias e o verão sem pôr em risco a saúde da pele, é necessário saber as principais diferenças entre os dois produtos. 

De hora em hora
Segundo especialistas, o protetor solar além de proteger a pele das queimaduras que os raios UVA e UVB pode evitar efeitos como alteração da cor, descamação e vermelhidão, prevenir o câncer de pele e o envelhecimento precoce. O uso do protetor solar deve ser diário. No caso de a exposição ao sol acontecer em mar ou piscina, ele precisa ser repassado a cada hora.

Não muito confiáveis 
Bronzeadores e receitas caseiras que prometem uma boa pigmentação da pele sem deixar a proteção de lado não são, conforme experts, totalmente confiáveis. Médicos defendem que, para se proteger do sol, é necessário utilizar o protetor solar e somente depois passar o bronzeador.

Cinco dicas para um bronze saudável

1.Mantenha uma alimentação equilibrada.
2.Passe protetor solar 30 minutos antes de ir à praia.
3.Repasse o protetor solar a cada hora.
4.Ingira bastante líquido.
5.Utilize acessórios que ajudam na proteção do rosto, como chapéu.
6.Passe hidratante pós-sol. 



espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:

Vídeos

Especialista dá dicas sobre saúde masculina play

Especialista dá dicas sobre saúde masculina

anterior

próxima

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>