BELEZA 20/10/2017 - 15h02

A importância das sobrancelhas e como mantê-las em dia

Essenciais para realçar a expressão facial, as sobrancelhas exigem cuidado. O ideal, segundo especialistas, é buscar profissional qualificado para definir o desenho mais harmônico. A maquiagem pode ajudar a destacá-las no dia a dia
notícia 0 comentários
{'grupo': 'Especial para O POVO', 'id_autor': 19099, 'email': 'gabrielacustodio@opovo.com.br', 'nome': 'Gabriela Cust\xf3dio'}
Gabriela Custódio gabrielacustodio@opovo.com.br
Evgenyrychko / Shutterstock
O ideal é que um profissional qualificado seja procurado para fazer o design de sobrancelhas ideal para cara pessoa

As sobrancelhas têm importante papel na expressão facial. Um desenho bem feito, em harmonia com as características do rosto, pode realçar o olhar e valorizar a beleza de cada pessoa. Elas também são peças fundamentais para o resultado final de uma maquiagem. Para manter as sobrancelhas sempre bem feitas, é importante buscar um profissional capacitado, mas algumas ferramentas podem ser utilizadas para mantê-las em dia.

"O desenho das sobrancelhas impacta diretamente na simetria do rosto que precisa estar em harmonia com o formato - seja redondo, quadrado, triangular invertido, entre outros, linhas de expressão, quantidade de pelos na região e tonalidade dos fios, tanto das sobrancelhas quanto do cabelo", afirma Fernanda Barriviera, diretora técnica do Grupo Sobrancelhas Design.

Para um bom cuidado com a região, ela destaca que é necessário que um profissional ajude cada cliente a encontrar o desenho ideal para si. Além disso, segundo Fernanda, o ciclo natural de crescimento dos pelos das sobrancelhas, que varia entre 15 a 20 dias, deve ser respeitado ao se planejar a frequência de manutenções.

A designer de sobrancelhas Maura Lima reitera a importância de se buscar um profissional capacitado, pois a simetria do rosto é fator que deve ser preservado. "O design (de sobrancelhas) é algo muito sério na expressão. Nós temos um lado com definições diferentes do outro, com tamanhos, distâncias e abertura de olho diferentes. Você vai tentando alinhar uma a outra e, quando vê, já afinou (muito); uma você encurtou; a outra você separou demais. E, quando se tira o design natural, perde muita expressão", alerta.

G-stockstudio / Shutterstock
Um bom espelho, com grau, também pode ajudar quem decide fazer a limpeza em casa

Pode fazer em casa?
As especialistas não indicam que o desenho das sobrancelhas seja feito em casa. "Não são recomendados reparos, manutenção ou retirada de fios pela própria pessoa em casa. A região é muito próxima aos olhos e o acesso fica comprometido, o que promove erros na retirada dos fios", afirma Fernanda. Retirar os fio por conta própria, de acordo com a especialista, pode levar a uma sobrancelha falhada e prejudicar o design dela. "Além disso, pode comprometer momentaneamente a expressão e levar ao enfraquecimento desse fio retirado com frequência, fazendo com que ele pare de crescer na região", acrescenta.

Maura Lima também é contra fazer o desenho das sobrancelhas em casa. "Meu conceito é de que toda mulher precisa de uma designer", afirma. Mas, para Maura, o que a mulher pode fazer sozinha são pequenas manutenções no desenho, retirando um ou outro fio que nascer entre as visitas a uma especialista. Para isso, ela cita uma série de cuidados a serem tomados, como não utilizar cera, gilete ou tesouras para fazer a sobrancelha em casa. "O corte é muito importante e eu não conheço nenhuma designer que consiga consertar uma sobrancelha mal cortada."

Caso a mulher resolva fazer essa manutenção, a designer destaca a importância de utilizar uma boa pinça, com a ponta bem preservada e que não esteja enferrujada. "Essa região dos olhos, além de ser muito sensível, é propícia a contaminação. Se você usa uma pinça enferrujada de ponta amassada e corta a pele, você pode se contaminar e prejudicar sua saúde por uma coisa tão simples", alerta. Um bom espelho, com grau, também pode ajudar quem decide fazer a limpeza em casa.

Para dar um up!
O resultado final de uma maquiagem também tem muita influência das sobrancelhas. Porém, de acordo com Elen Nanda, maquiadora do Donna Salon e professora de maquiagem, é importante que ela não fique muito marcada no resultado final. "Tem que ter aquele cuidado para ficar uma sobrancelha limpa. Prefiro uma sobrancelha mais 'tranquila' para a expressão não ficar muito forte", reitera.

A maquiadora dividiu com as Revistas O POVO um passo a passo para as sobrancelhas na hora de realçar o design com a make. Confira:

1. Primeiro, coloco corretivo na parte de baixo, só para delinear melhor a sobrancelha e ter controle de onde começar e de onde terminar a desenhá-la;

2. Depois, com um pincel fino que pode ser chanfrado ou reto, traço esse fio como se fosse desenhar uma sobrancelha na parte de baixo. Sempre dou uma escovada para unir a sombra aos fios;

3. Vou contornando, em cima, do meio da sobrancelha até o fim. Não mexo no começo da sobrancelha na parte de cima para não ficar muito marcada;

4. Depois, escovo bem para unir as sombras e os pelinhos e coloco um gel de sobrancelha. Pode ser tanto o de cor quanto o transparente, para finalizar.

Que produto escolher
Elen destaca que os produtos em pasta exigem habilidade de quem está maquiando. Ao utilizá-los em casa, ela afirma que é importante saber manuseá-los bem e já conhecer o desenho da sobrancelha que mais gosta, para que a make não fique pesada.

Já as sombras são mais fáceis de passar - mas exigem cuidado ao se escolher o tom. Elen Nanda aponta que nunca se deve utilizar sombras pretas, mesmo em pele negra. O ideal é um marrom mais escuro (mas não muito!), que não fique alaranjado ou avermelhado. Para as loiras, ela indica o cinza.

Fernanda Barriviera acrescenta que é sempre melhor utilizar produtos com fórmulas específicas para a região. "O ideal é optar por aqueles que possuem ativos naturais que hidratam e ajudam a manter a saúde dos pelos", afirma. De acordo com Fernanda, lápis e sombras que não seguem essa linha de tratamento possuem chumbo na fórmula, o que pode obstruir os folículos e levar à queda dos pelos onde são aplicados.

espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:

Vídeos

Especialista dá dicas sobre saúde masculina play

Especialista dá dicas sobre saúde masculina

anterior

próxima

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>