O POVO NOIVAS 09/06/2017 - 12h53

Aprenda a fazer o casamento do seu jeito

Entre todos os detalhes que envolvem uma festa de casamento, algo que traga a personalidade dos noivos para a celebração pode garantir que o momento seja ainda mais inesquecível
notícia 0 comentários
DictSql({'grupo': 'Revistas', 'id_autor': 19072, 'email': 'sabryna@opovo.com.br', 'nome': 'Sabryna Esmeraldo'})
Sabryna Esmeraldo sabryna@opovo.com.br
Foto: Nah Jereissati

Em janeiro deste ano, cerca de 130 convidados compartilharam o momento de oficializar a união de Glícia Pontes e Aurimar Monteiro. O casamento teve tudo com que o casal poderia sonhar: o vestido da noiva, os amigos reunidos, a marcha nupcial. E, claro: estandartes de blocos, adereços diversos e muita música de Carnaval, tema escolhido pelo casal para marcar o momento.

Já Rebecca Holanda e Diego Eneas levaram a sério a tradição japonesa que conta que uma graça pode ser alcançada ao fazermos mil tsurus, o tradicional pássaro de origami. Com uma cerimônia com diversas referências, além dos próprios tsurus, o casal também foi exemplo de como trazer um tema, mesmo que em detalhes, para o casamento pode fazer deste um momento ainda mais inesquecível.

 

AMOR DE CARNAVAL
Glícia Pontes e Aurimar Monteiro se conheceram em 2005, por meio de amigos em comum. O namoro, entretanto, só começaria a ser visto como uma possibilidade no começo de 2011, quando seu primeiro beijo teve como cenário uma das festas mais tradicionais da Cidade: um Pré-carnaval.

Com a vontade de oficializar a união, veio a ideia de fazer uma celebração menos convencional. “O Carnaval é algo muito presente na nossa vida, marcou o relacionamento”, conta Monteiro. Decisão tomada: o casamento teria o tema “Carnaval”. A data: 20 de janeiro de 2017, período de Pré-carnaval, véspera do aniversário do noivo e aniversário de sua mãe.

FOLIA MATRIMONIAL

O local escolhido para a festa foi o Vila Camaleão. “Procuramos aproveitar a decoração do local ao máximo. O proprietário, Tiago Nóbrega, entendeu nosso intuito e conseguimos montar um cardápio com ‘jeitão’ de boteco”, detalha o jornalista. Com o acompanhamento da cerimonialista Juliana Norberto, da Cenarium Produções, o casal compôs a decoração com um clima informal e permeada de referências ao carnaval. “Alguns detalhes fizeram diferença. Os estandartes de blocos de Carnaval; a mesinha com pitomba, seriguela e cachaça; os mini bolos de rolo; a decoração com frases de músicas de carnaval; as serpentinas coloridas; o brinde com cachaça; e até alguns amigos que compareceram fantasiados”, descreve Monteiro.

Fernando Sousa e Carol Laranjeiras, DJ’s e grandes amigos do casal, ficaram encarregados da música. Após metade da festa, Glícia e Aurimar saíram do local e voltaram, momentos depois, com uma pequena orquestra de frevo, que tocou a marcha nupcial seguida do frevo Vassourinhas. “Foi animação pura", explica o jornalista.
Para o casal, o formato escolhido para o casamento foi essencial para que eles aproveitassem a festa que marcava um momento tão importante. “Foi um dia inesquecível. Pudemos celebrar nosso amor em uma festa com a nossa cara. Nossos convidados fizeram a festa muito bonita porque entenderam que a ideia era celebrar tudo como se faz num Carnaval.”

TSURUS E UM CASAMENTO A MUITAS MÃOS
A psicóloga e mestranda em Psicologia clínica Rebecca Holanda e o arquiteto e mestrando em Design Diego Eneas conheceram-se ainda no colégio. O namoro cruzou não apenas o ensino médio, como também a faculdade, passando, ainda, por períodos de relação à distância. Na data que marcou os dez anos de relacionamento, Diego pediu a mão da namorada em casamento, em uma surpresa durante jantar romântico à beira da praia de Icaraizinho de Amontada, interior do Ceará.

Duas certezas os noivos já tinham ao pensar no casamento: queriam casar em Guaramiranga e a irmã de Rebecca levaria as alianças. A ideia dos tsurus, os famosos passarinhos de origami, viria de uma amiga de Rebecca. “Uma amiga que morava em São Paulo brincou que não teria como ir a Fortaleza com antecedência para ajudar, mas que, se quiséssemos, ela faria mil tsurus para a decoração. A ideia ficou na minha cabeça”, conta.

Em uma pesquisa, a psicóloga descobriu que a tradição japonesa conta que é possível alcançar uma graça ao fazer mil tsurus. “Após a Segunda Guerra Mundial, pessoas se reuniam em hospitais para fazer mil tsurus pela saúde dos que estavam feridos. Achamos, então, que a ideia tinha tudo a ver com o que queríamos, tanto pela dimensão de colaboração, em ter amigos e família fazendo os tsurus na intenção do nosso casamento; como pela simbologia, de dedicar tempo, amor e persistência em um trabalho que é longo, mas pode ser super prazeroso... afinal casar não é isso?!”, destaca Rebecca.

 

No dia 12 de novembro de 2016, então, Rebecca e Diego oficializaram a união em um sítio na cidade serrana, para cerca de 200 pessoas. Os tsurus tiveram forte presença na cerimônia e na festa. Centros de mesa, cada guardanapo, a lapela do noivo e o buquê da daminha foram alguns elementos que ganharam a figura do passarinho. Além disso, o tsuru também foi usado na logo do casamento, feita por Diego, usada no Save the Date, no convite, no site e em impressos em geral do casamento.

Algo que marcou muito o momento para o casal foi justamente a colaboração dos convidados com toda a produção do casamento. “Absolutamente tudo do casamento foi decidido por mim e pelo Diego e algumas coisas foram feitas por nós. Além dos origamis, fizemos os convites, a embalagem dos bem casados, os tsurus de madeira do arco do altar e o projeto de decoração, que contou com a coordenação de execução de Ray Santos, decoradora e amiga da família”, detalha Rebecca.

O resultado, além de uma festa inesquecível, foi uma celebração com a personalidade dos noivos. “Uma das coisas que mais ouvimos das pessoas que foram é que estava tudo realmente a nossa cara. Lembro ter pensado várias vezes, ao longo do casamento, que, se pudesse ter qualquer casamento do mundo, era exatamente aquele que eu queria!”, afirma Rebecca.

espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:

Vídeos

Especialista dá dicas sobre saúde masculina play

Especialista dá dicas sobre saúde masculina

anterior

próxima

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>