HAPPY HOUR 06/12/2017 - 07h00

Veja dicas de cerveja para harmonizar com petiscos

Para criar boa harmonização, as características da comida e da bebida devem coexistir, criando um novo sabor e potencializando a experiência gastronômica. Confira sugestões de mestre cervejeira
notícia 0 comentários
{'grupo': 'Especial para O POVO', 'id_autor': 19099, 'email': 'gabrielacustodio@opovo.com.br', 'nome': 'Gabriela Cust\xf3dio'}
Gabriela Custódio gabrielacustodio@opovo.com.br
Camila de Almeida

Weiss, india pale ale (IPA), witbier, pilsen, vienna lager... muito são os estilos de cerveja e cada um deles têm uma característica própria. Enquanto a IPA tem amargor acentuado pela presença marcante do lúpulo e cor âmbar, por exemplo, a vienna lager tem coloração que varia do vermelho claro ao cobre e equilíbrio na presença de malte e lúpulo. Para cada um dos tipos existem comidas que tornam o momento da degustação ainda mais saboroso.

Escolher uma combinação para intensificar os sabores do alimento e da cerveja é o conceito da harmonização. A ideia é que as características de ambos sejam preservadas e potencializadas, criando uma nova experiência sensorial. "Se eles não coexistem, não temos harmonização. Um acaba sobressaindo, marcando os sabores que ficam dentro da boca", explica Laura Aguiar, mestre cervejeira e sommelière de cervejas da Ambev.

De acordo com Laura, é preciso que o alimento e a bebida tenham forças parecidas para que se forme um novo sabor. E para alcançar essa harmonização existem diferentes estratégias. "Podemos ter semelhança entre a bebida e o alimento, o que realça ainda mais o sabor, ou contraste (entre eles). Por exemplo, uma comida mais salgada com uma cerveja mais doce, tudo isso visando potencializar o sabor dos dois", ilustra.

O happy hour com os amigos, com "comidinhas de boteco", pode ser um bom momento para conhecer novos sabores de fermentadas e experimentar harmonizações. Durante press trip a Pernambuco, realizada pelo grupo Ambev, a sommelière apresentou à imprensa um cardápio pensando exatamente para esse momento. Confira as sugestões da mestre cervejeira.


Com frango a passarinho: Brahma
A Brahma, uma das cervejas tradicionais do País, que tem em sua base lúpulo e cereais, possui amargor leve e refrescante. Essas características harmonizam com petiscos de boteco que tenham sabores suaves.


Com queijo coalho: Colorado Appia
Feita com adição de mel da flor de laranjeira, a Colorado Appia traz em sua composição cevada e trigos maltados e contrasta bem com sabor salgado do queijo coalho por conta do seu dulçor e do aroma de mel.

Com bolinho de bacalhau: Serramalte
Cerveja puro malte de cor dourada escura, encorpada, com sabor maltado e um amargo presente, a Serramalte é uma sugestão para acompanhar petiscos e alimentos com características salgadas. No caso do bolinho de bacalhau, ajuda a equilibrar o teor de gordura.

Com costelinha de porco: Colorado Indica
Por ser uma carne forte e marcante, a carne de porco pede uma cerveja com características também marcantes. A Colorado Indica, com lúpulos ingleses, tem amargor e notas de lúpulos, com toque de rapadura, que ajudam a equilibrar os sabores.

Com pudim de leite: Leffe Blonde
A sobremesa não fica de fora! Harmonizando por semelhança com o sabor adocicado do pudim, a Leffe Blonde, a base de malte, traz aroma adocicado e frutado, com um toque de banana e um final de baunilha e cravo da índia.

*A repórter viajou a convite da Ambev

 

espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:

Vídeos

Especialista dá dicas sobre saúde masculina play

Especialista dá dicas sobre saúde masculina

anterior

próxima

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS