EMPODERAMENTO 17/01/2018 - 07h00

Cinco cantoras que fortalecem o feminismo por meio da música

Elza Soares, Larissa Luz e Karina Buhr são algumas das artistas que trazem a temática nas composições. Veja obras recentes que dão voz à discussão sobre o "novo" perfil da mulher
notícia 0 comentários
{'grupo': '', 'id_autor': 19107, 'email': 'hamlet.oliveira@opovo.com.br', 'nome': 'Hamlet Oliveira'}
Hamlet Oliveira hamlet.oliveira@opovo.com.br
Foto: Reprodução/Instagram
Elza Soares foi reconhecida pela BBC como a "Melhor Cantora do Milênio" do Brasil

Dona de 33 álbuns de estúdio e uma voz inconfundível, Elza Soares, de 80 anos, continua a reinventar sua própria obra. Acompanhando a dinâmica atual de fomento ao empoderamento feminino por meio de músicas, a cantora carioca, de acordo com nota oficial da gravadora Deck, prepara-se para seu próximo álbum, intitulado "Deus é Mulher". A previsão de lançamento é abril deste ano. Em 2015, Elza já havia alcançado mais notoriedade com o lançamento de "A Mulher do Fim do Mundo", canção com forte viés biográfico. O CD homônimo foi sucesso de crítica e saiu vencedor da categoria "Melhor Álbum de MPB" do Grammy Latino.  
 
Assim como Elza, outras artistas nacionais e internacionais abordam a temática feminista como um dos principais motes de seus trabalhos recentes. Karol Conká, Dua Lipa e Iza são exemplos de artistas que utilizam suas vozes para discutir assuntos que se relacionam diretamente com a imagem feminina. As Revistas O POVO listaram produções musicais feitas por mulheres e que trazem mensagens feministas e de empoderamento. Confira.
 
Larissa Luz
 
 
Inspirada em Elza e outras artistas do movimento negro, como Nina Simone e a autora Chimamanda Ngozie Adichie, a baiana Larissa Luz lançou "Território Conquistado" em 2016. O álbum mistura gêneros como rap, dubstep, rock e samba reggae com letras sobre a importância da resistência social. Neste fim de semana, a cantora irá apresentar-se em Sobral e Fortaleza ao lado de Karina Buhr.
 
Karina Buhr
 
 
Também baiana, Buhr já é uma veterana no aspecto das discussões do papel da mulher na sociedade. Assumidamente feminista, a cantora teve seu álbum "Selvática", lançado em 2015, censurado pelo Facebook por exibir os seios da artista na capa. 
 
Karol Conká e MC Carol
 
 
O mundo do funk também não ficou de fora do movimento. A canção "100% feminista", fruto de uma parceria entre as duas funkeiras, traz críticas sobre o patriarcado e a diferença das relações entre homens e mulheres na sociedade brasileira. O vídeo original da canção possui mais de três milhões de visualizações no Youtube.    
 
Dua Lipa
 
 
Uma das músicas mais bombadas de 2017, "New Rules" foi considerada um "hino" por abordar relacionamentos abusivos e dar exemplo de como a mulher "pode seguir em frente". Com estilo despojado e particular, Dua Lipa também é uma das jovens em ascensão da música internacional. 
 
Iza
 
Promessa para 2018, o primeiro álbum de Iza, intitulado “Dona de Mim”, deverá seguir os caminhos já trilhados pela artista de trazer discussões que denunciam o machismo e racismo. Seu maior hit, “Pesadão”, feita em parceira com Marcelo Falcão, é sucesso nas rádios nacionais desde o ano passado. 
 
Show de Karina Buhr e Larissa Luz em Fortaleza
Rec-Beat Fortaleza
Onde: Praça Verde (Dragão do Mar, Fortaleza – CE) 
Quando: 20 de janeiro, às 19 horas
Entrada franca

espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:

Vídeos

Especialista dá dicas sobre saúde masculina play

Especialista dá dicas sobre saúde masculina

anterior

próxima

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS