O POVO LOUNGE 16/01/2018 - 07h00

Orquestra Filarmônica do Ceará completa 20 anos este ano

Completando 20 anos em 2018, a Orquestra Filarmônica do Ceará já passou por diversos momentos. Hoje, o grupo tem como foco a expansão dos conhecimentos e a continuidade da promoção de música de qualidade por onde passa
notícia 0 comentários
{'grupo': '', 'id_autor': 19107, 'email': 'hamlet.oliveira@opovo.com.br', 'nome': 'Hamlet Oliveira'}
Hamlet Oliveira hamlet.oliveira@opovo.com.br
Fotos: divulgação/Felipe Abud Secult

Até poucos anos atrás, era comum ver compositores como Beethoven, Johann Sebastian Bach e outros nomes clássicos da música erudita mundial sendo entoados pela Orquestra Filarmônica do Ceará. Com os olhos e instrumentos fitos nos grandes compositores europeus, o grupo passou anos realizando apresentações com o gênero musical. De dois anos pra cá, entretanto, uma mudança ocorreu: Elvis Presley entrou para o repertório, bem como Tim Maia, Os garotos de Liverpool. Até mesmo o Iron Maiden já ganhou uma apresentação especial da orquestra.

Em maio de 2018, a Orquestra Filarmônica do Ceará celebra 20 anos de trajetória, todos regidos pelo maestro Gladson Carvalho, discípulo de Eleazar de Carvalho. Habituado a transitar no mundo musical desde a infância, foi durante um curso no Serviço Social da Indústria (Sesi) que Gladson teve o primeiro contato com a regência. Após a o curso de formação para músico de cordas, o cearense já passou por Jericoacoara (CE), João Pessoa e outras cidades brasileiras, criando orquestras diferenciadas. Ao todo, já deu vazão a oito grupos semelhantes.

A motivação para fundá-la surgiu ao buscar espelhar a capital cearense em outras grandes metrópoles mundiais. “As orquestras representam seu povo, sua capital. Cada grande capital tem sua orquestra - Berlim, Nova York, São Paulo - como ícone maior da memória de um povo. A orquestra representa o apogeu da cadeia cultural dos povos e a nossa é a mais antiga em atuação no Ceará. E não temos oficialmente apoio do Estado”, conta Gladson. O apoio do poder público é o que diferencia uma orquestra filarmônica (sem apoio), de uma sinfônica (com apoio).

Espaço de aprendizado
Atualmente contando com 50 membros, a Orquestra Filarmônica do Ceará vai além de um conjunto: ela é espaço de aprendizado para seus integrantes. Gladson conta que participantes antigos, atualmente, tocam na Europa ou em outras orquestras espalhadas pelo Brasil. Com dez anos de Orquestra Filarmônica do Ceará, Victor Thierry, tubista e assistente de maestro, relembra com admiração os primeiros anos de contato com Gladson e o grupo. “Convidaram-me para um ensaio, onde o maestro me recebeu super bem e abriu as portas da orquestra para que eu pudesse conhecê-la e adquirir conhecimento. Minha experiência prévia era com banda do Colégio Militar de Fortaleza (CMF), onde estudei. Na Orquestra, tenho um contato com a arte”, diz.

Victor não atua apenas como músico no grupo e já comandou a orquestra em duas oportunidades. Em uma das apresentações, realizadas no município de Crateús, Victor apresentou as canções para um público estimado de 20 mil pessoas, segundo Victor, um dos momentos mais marcantes de sua carreira. “Hoje, sou professor de música, de iniciação musical e, nas horas complementares, ajudo o maestro na produção e arregimentação dos músicos. Essa foi a carreira que consegui trilhar e a Filarmônica representa 80% de tudo que sou e aprendi no âmbito artístico musical. É algo que vou levar para sempre na minha vida.”

Um dos planos futuros da orquestra é construir um projeto capaz de levar o ensino de música para 500 crianças carentes

Reinvenção
A entrada de um repertório mais variado nas apresentações da Orquestra ocorreu tanto para aproximar o público do grupo, como para garantir mais apresentações. Antes, todos os eventos eram gratuitos, algo que mudou com a renovação da orquestra. Gladson explica que demora entre um a dois meses para realizar a organização completa de uma apresentação diferenciada. “Embora eu tenha estudado regência europeia, a problemática é que eu sou nordestino. Eu penso que a ética e estética seja moldada ao repertório [...] Não posso reger Iron Maiden da mesma forma que rejo Beethoven. Eu acho que o regente tem que vestir essa roupa do que ele estáta regendo. Tem que fazer a diferença. Sou rápido, feliz, amo o que faço, acredito nos nossos músicos, nos grandes instrumentistas no Ceará”.

Momentos marcantes
As memórias de conquistas são de longas datas. Com apenas alguns meses de existência, a Orquestra Filarmônica do Ceará realizou aquele que Gladson considera seu momento mais marcante: a apresentação de inauguração da avenida Washington Soares, em 1998. Na ocasião, foram reunidos 120 músicos. Outras apresentações de destaque, inclusive com foco no público infantil, foram realizadas em hospitais, por exemplo. Nos 19 anos, aconteceram mais de 200 apresentações, incluindo duas óperas: “O Cientista” e “O Jesuíta”.

Apesar de exaustivas, sobretudo as preparações, Gladson avalia que as duas óperas foram obras de grande relevância para a memória artística cearense. “Uma ópera é o apogeu, o ápice de uma orquestra e utiliza cenários, atributos, artefatos de várias artes juntas. Drama, teatro, arquitetura, canto lírico... É a união de muitas artes numa só. Requer muita energia física e mental, ensaios e muito estresse, mas é uma experiência fantástica”.

Futuro
Gladson tem uma visão clara de como gostaria que fosse o futuro da Orquestra Filarmônica do Ceará. Com o trabalho já consolidado, para o maestro, o momento agora seria de transcender os conhecimentos dos músicos para crianças carentes. Gladson planeja “adotar” 500 crianças, dez para cada músico - eles ficariam responsáveis por ensinar a elas tudo o que sabem sobre o mundo da música.

Para que a iniciativa tenha início, o maestro procura apoio do poder público ou de entidades particulares que estejam dispostas a financiar o projeto. A ideia é ter um prédio exclusivo para as atividades da Orquestra, onde ocorreriam os ensaios e as aulas para as crianças. “Na hora em que eu conseguir o espaço, a gente inicia. Já temos os instrumentos, os músicos, as crianças. Falta só o prédio para começarmos. Temos algumas promessas, mas nada concretizado. Estamos abertos a parcerias”, finaliza.

espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:

Vídeos

Especialista dá dicas sobre saúde masculina play

Especialista dá dicas sobre saúde masculina

anterior

próxima

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS