Estreia 13/01/2018 - 07h00

Carreira de bailarino brasileiro é contada em documentário

Com 17 anos de carreira no balé internacional, o carioca Thiago Soares tem sua história narrada em "Primeiro Bailarino", que chega às telas HBO neste domingo, 14 de janeiro
notícia 0 comentários
{'grupo': '', 'id_autor': 19107, 'email': 'hamlet.oliveira@opovo.com.br', 'nome': 'Hamlet Oliveira'}
Hamlet Oliveira hamlet.oliveira@opovo.com.br
Divulgação/HBO
O bailarino carioca Thiago Soares já soma 17 anos de carreira internacional no balé

Ficar parado nunca foi uma opção para Thiago Soares. Apaixonado pelos palcos desde cedo, o bailarino de 36 anos, natural do Rio de Janeiro, é um dos principais expoentes do balé nacional. Com passagens pela Rússia e atualmente principal integrante da Royal Ballet de Londres, Thiago terá parte de sua trajetória e cotidiano contada no documentário "Primeiro Bailarino", que estreia neste domingo, 14, no canal a cabo Max, às 21 horas, no horário de Brasília. 
 
O filme, dirigido por Felipe Braga, mostra os bastidores de um dos espetáculos da britânica Royal Opera House e homenageia os 15 anos de carreira internacional do bailarino. Na ocasião, Thiago apresenta quatro coreografias. Duas delas, "Paixão" e "La Bala", foram criadas somente para ele. Em entrevista concedida às Revistas O POVO, Thiago conta que a concepção da apresentação foi um momento de muita criatividade, em que queria homenagear as pessoas que mais colaboraram para sua formação. No entanto, o excesso de temáticas e variações fez com que esse espetáculo tornasse-se o mais exaustivo fisicamente da carreira. "Quando escolhi as obras, não sabia qual seria o cálculo físico", conta. 
 
O espetáculo foi gravado em 2016. Sobre a preparação para ele, Thiago define como um momento em que estava vivendo muita paixão. "Estava em um momento muito obcecado e gostoso com a dança. Muito metido na preparação desse espetáculo. Eu o preparei com todas as minhas forças." 
 
A inspiração para o documentário surgiu pouco depois de conhecer o trabalho de Thiago, diz Felipe. Ao ver uma entrevista do bailarino, o diretor percebeu que se tratava de "um cara muito consciente dos próprios desafios, da própria jornada como artista". A partir daí, conversas foram realizadas em Londres e Felipe conseguiu a autorização da Royal para filmar dentro das instalações. O projeto foi visto pela instituição como uma forma do público compreender um pouco mais sobre como funciona o cotidiano de quem atua no balé internacional. 
 
"Espero de forma muito positiva que esse filme possa criar referências para outros jovens brasileiros que tenham essa vocação e artistas latino-americanos que desejam buscar essa profissão. Dei-me conta de que (realizar o documentário) seria algo muito positivo. É uma jornada real, não tem nenhuma maquiagem para deixar o filme mais bonito. Acho algo muito bacana da visão do Felipe. É um retrato real de uma vida na dança", conta o bailarino.  
 
Carreira
Apesar de ter entrado na dança urbana ainda cedo, foi apenas aos 15 anos que Thiago começou a praticar balé. Em 2001, conquistou a medalha de ouro no Concurso Internacional de Balé do Bolshoi, o que lhe garantiu um estágio no Balé Kirov, da Rússia. Já em 2002, foi convidado a integrar a equipe do Royal Ballet, onde seguiu carreira até se tornar o "primeiro bailarino", título do documentário. O filme é uma coprodução da Los Bragas, de Alice e Felipe Braga e Rita Moraes, distribuído pela HBO Latin America Originals. 
 
Serviço 
Estreia documentário "Primeiro Bailarino"
Quando: domingo, 14, às 20 horas (horário local)
Onde: Canal Max  

espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:

Vídeos

Especialista dá dicas sobre saúde masculina play

Especialista dá dicas sobre saúde masculina

anterior

próxima

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS