FESTIVAL 10/01/2018 - 07h00

Fique de olho nos documentários da Mostra Retroexpectativa

Parte da programação de férias do Dragão do Mar, o evento que se inicia nesta quinta, 11, traz 63 filmes em sua programação - 10 deles são documentários brasileiros. As Revistas O POVO destacaram alguns. Confira!
notícia 0 comentários
{'grupo': '', 'id_autor': 19136, 'email': 'liarodrigues@opovo.com.br', 'nome': 'Lia Rodrigues'}
Lia Rodrigues liarodrigues@opovo.com.br
Foto: divulgação
Cena do documentário Divinas Divas

Entra em cartaz nesta quinta, 11, a quarta edição da Mostra Retroexpectativa 2017/2018, que segue até o próximo dia 24 e exibirá, no período, 63 filmes de 15 países diferentes. Ao todo, 14 películas documentais, dez delas brasileiras, compõem a mostra. Parte da programação de férias do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, o evento é uma promoção do Governo do Estado do Ceará em parceria com a Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF).

Com programação dividida em quatro faixas - Retrospectiva, Expectativa, Clássicos e Estado de Emergência, esta última de cinema brasileiro - o festival vai exibir as tramas diariamente nas duas salas de cinema do Dragão do Mar por ingressos que custam R$ 7 (meia) e R$ 14 (inteira). Algumas das sessões também contarão com debates ou comentários. Confira as sinopses de seis dos 14 documentários que estarão na mostra. 

Divinas Divas
Leandra Leal // Brasil // 110 min // 2017

As "Divinas Divas" são ícones da primeira geração de artistas travestis no Brasil dos anos 1960. Um dos primeiros palcos a abrigar homens vestidos de mulher foi o Teatro Rival, dirigido por Américo Leal, avô da diretora. O filme traz para a cena a intimidade, o talento e as histórias de uma geração que revolucionou o comportamento sexual e desafiou a moral de uma época.


Em Nome da América
Fernando Weller // Brasil // 96 min // 2017

Na década de 1960, milhares de jovens norte-americanos vieram para o Nordeste brasileiro para participar do programa de voluntariado Peace Corps. Testemunhos, materiais de arquivo e documentos históricos mostram as contradições entre a política exterior dos Estados Unidos e as motivações dos voluntários, atônitos diante das mazelas de uma região marcada pela fome e pela violência. O golpe militar de 1964 no Brasil, a Guerra do Vietnã e a infiltração da Central Intelligence Agency (CIA) na América Latina completam o cenário e revelam o temor de que o Nordeste se tornasse uma "nova Cuba".


No Intenso Agora
João Moreira Salles // Brasil // 130 min // 2017

Produzido a partir da descoberta de filmes caseiros rodados na China em 1966, durante a fase inicial da Revolução Cultural, "No Intenso Agora" investiga a natureza de registros audiovisuais gravados em momentos de grande intensidade. Às cenas da China somam-se imagens dos eventos de 1968 na França, na Tchecoslováquia e, em menor quantidade, no Brasil. As imagens, todas elas de arquivo, revelam o estado de espírito das pessoas filmadas e também a relação entre registro e circunstância política.


Meu Corpo é Político
Alice Riff // Brasil // 71 min // 2017

O filme aborda o cotidiano de quatro militantes LGBT que vivem em periferias de São Paulo. A partir da intimidade e do contexto social dos  personagens, o documentário levanta questões contemporâneas sobre a população trans e suas disputas políticas.


A Luta do Século
Sergio Machado // Brasil // 78 min // 2017

Um retrato aprofundado sobre a maior rivalidade do boxe brasileiro e sobre o histórico de lutas (com três vitórias para cada um) que inscreveu o nome dos lutadores Luciano Todo Duro e Reginaldo Hollyfield na história do esporte no Brasil. A película é, também, uma análise minuciosa não só sobre as lutas no ringue, mas da luta que os dois boxeadores tiveram que travar em suas vidas: a luta contra as dificuldades da vida.


Corpo Delito
Pedro Rocha // Brasil // 74 min// 2017

Ivan, 30, acaba de sair da cadeia depois de oito anos preso. Ele agora está de volta à sua casa, ao convívio de sua esposa e de sua filha de seis anos, que ele mal conhece. É uma chance de retomar a vida. No entanto, Ivan está em regime semiaberto. Uma tornozeleira eletrônica o proíbe de fazer qualquer trajeto que não seja de casa para o trabalho, do trabalho para casa. O tédio desfaz-se apenas na presença de Neto. Ele ainda é atraído pelas festas e pelas aventuras da cidade, mas tem que lidar com a vigilância policial.

 

Outros longas
A faixa Retrospectiva resgata títulos lançados no biênio 2016/2017 que fizeram sucesso no mundo cinematográfico, como "Aquarius" e "Divinas Divas". A linha de programação Estado de Emergência traz nove longas brasileiros, como "O Animal Cordial" e "Camocim" e a faixa expectativa, obras que prometem marcar a produção audiovisual do ano, a exemplo de "Antes que Tudo Desapareça". A faixa Clássicos revisita títulos que foram sucesso no mundo do cinema, como "A Bela da Tarde" e "A Primeira Noite de um Homem". Confira a grade de programação completa no site do Dragão do Mar.

 

espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:

Vídeos

Especialista dá dicas sobre saúde masculina play

Especialista dá dicas sobre saúde masculina

anterior

próxima

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS