LEMBRANÇAS 14/12/2017 - 15h25

Dê o play em cinco listas musicais que provocam nostalgia

Seja pop, rock, MPB ou forró, sempre tem aquela música que dá muita saudade de uma época da vida, de um amor ou de um amigo. As Revistas O POVO separaram cinco opções de playlist para relembrar momentos
notícia 0 comentários
DictSql({'grupo': '', 'id_autor': 19146, 'email': 'rebecasoares@opovo.com.br', 'nome': 'Rebeca Soares'})
Rebeca Soares rebecasoares@opovo.com.br

Shutterstock/Twin Design
Além das listas já formadas, os usuários de plataformas como Spotify e Youtube podem elaborar as próprias listas
No último dia 5 de dezembro, o Spotify lançou lista personalizada com as 100 músicas mais tocadas por cada usuário em 2017 e apresentou as canções e os artistas mais ouvidos do período. Apesar da trilha sonora do ano gerar lembranças de acontecimentos entre janeiro e dezembro, é possível encontrar playlists que trazem à tona memórias mais antigas, desde a infância e a juventude, por exemplo. 

A estudante de psicologia Érica Veloso, 21, resolveu criar a própria playlist, a "00's da Nostalgia", com músicas que, para ela, são nostálgicas. "Sempre que eu via alguma playlist com essa ideia de nostalgia, encontrava músicas que não provocavam esse sentimento em mim", explica a motivação para criar a sequência personalizada. "Eu decidi compartilhar [a playlist] para saber quem se identifica comigo. Gosto de dividir esse sentimento", completa. 
 
Confira cinco sugestões de playlist nostálgicas que as Revistas O POVO separaram. Seja quem viveu a época das tertulhas, das idas a barzinhos para ouvir Música Popular Brasileira (MPB) ou até os que passaram pelo auge dos canais de videoclipes, provavelmente, vão identificar-se com alguma delas.
 
1. Brasil Anos 2000, no Spotify
Apesar dos hits já serem do segundo milênio, você percebe que já estão um pouco antigos quando lembra que quem cantava as músicas que compõem essa seleção é aquele sobrinho, primo ou até o próprio filho que já está tirando a carteira de motorista. Sucessos como "Festa", de Ivete Sangalo, "Vou Deixar", do Skank e "Papo  de Jacaré", do P.O.Box formam a lista.

2. Pop Nostalgia, no Spotify
Para fãs do mundo Pop, esta playlist, com mais de 155 mil seguidores, reúne 60 hits das décadas de 1980, 1990 e anos 2000. Entre as músicas marcantes estão "Baby One More Time", da considerada princesinha do Pop, Britney Spears; "Survivor", da girlband de Beyoncé, Destiny’s Child; além da presença da rainha do Pop, Madona, com "Hung Up". A trilha conta também com Avril Lavigne, Justin Timberlake e os brasileiros Lulu Santos e Rouge, entre outros.

Quem não reconhece a frase "Imagine all the people"? Passando de geração em geração, a playlist coloca lado a lado sucessos que, até hoje, provocam emoções desde os mais velhos aos mais novos. Além do clássico de John Lennon, outros marcos do rock fazem parte da lista. "We Will Rock You", do Queen; "London Calling", do The Clash, estão entre os clássicos desse ritmo. Gloria Gaynor e Village People estão, ainda, entre os destaques internacionais. Belchior, Chico Buarque e Secos & Molhados integram a lista dos sucessos brasileiros da década.

4. Forró das antiga, no Spotify
Não é só na época das festas juninas que dá vontade de ouvir aquele forró mais romântico. Organizada pelas páginas do Facebook "Nordestinos" e "Brasileiríssimo", a playtist contém músicas que marcaram, sobretudo, a região Nordeste. Desde a tradicional "Xote das Meninas", de Luiz Gonzaga, até "Coração", interpretada pela banda Aviões do Forró, passando por sucessos na voz de Dorgival Dantas, Falamansa, Mastruz com Leite, Limão com Mel e Magníficos estão entre as 29 músicas da lista, que alcança mais de 26 mil seguidores. 

5. MPB dos anos 80, no Youtube
Unindo sucessos da Música Popular Brasileira dos anos 80, a playlist soma muitos de clássicos que tocam até hoje nos barzinhos no estilo "voz e violão" por todo o Brasil. Sucessos como "Força Estranha", na voz de Gal Costa, "Me dê motivo", de Tim Maia, "Eu te devoro" e "Oceano" de Djavan, destacam-se na lista com mais de 100 títulos da MPB.
 
VEJA TAMBÉM:

espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:

Vídeos

Especialista dá dicas sobre saúde masculina play

Especialista dá dicas sobre saúde masculina

anterior

próxima

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS