Cultura 09/06/2017 - 17h05

Veja oito dicas para realizar uma festa junina de sucesso

Preparar uma festa junina pela primeira vez pode ser bastante complicado. Por isso, as Revistas O POVO trouxe algumas dicas para você
notícia 0 comentários
DictSql({'grupo': '', 'id_autor': 19145, 'email': 'joyceoliveira@opovo.com.br', 'nome': 'Joyce Oliveira'})
Joyce Oliveira joyceoliveira@opovo.com.br
(Foto: Bricolage/Shutterstock)

O mês de junho possui significado especial para aqueles que não dispensam um arraiá repleto de quadrilhas, comidas típicas, músicas tradicionais e até correio elegante. Além de se vestir a caráter, quem adora essa época do ano, aproveita para reunir a família, divertir-se com amigos, relembrar os velhos tempos e passar a tradição para os mais novos.

Para quem nunca produziu uma festa junina, o inicio pode ser bastante difícil. Por isso, as Revistas O POVO listou algumas dicas indispensáveis à realização desse momento. Dona Nádia, uma das organizadoras do tradicional Arraiá das Cumadis, que acontece há nove anos no bairro Parquelândia, em Fortaleza, conversou conosco e falou sobre sua experiência com eventos como esse.

O Arraiá das Cumadis começou como uma "simples brincadeira de calçada" dos moradores da rua que queriam animar o quarteirão durante o período junino. Com o passar dos anos, o evento foi tomando proporções maiores e atingindo mais pessoas. "Como o arraiá foi aumentando, começamos a fazer bingos e festinhas para arrecadar dinheiro para realizar o evento", diz a técnica de enfermagem.

"Em primeiro lugar, eu acredito que para realizar uma festa, de qualquer tipo, precisa reinar o amor. Pois é ele que vai direcionar e dar o discernimento para todos trabalharem como família", afirma Nádia. O  Arraiá das Cumadis é organizado por 18 "cumadis" e acontecerá no próximo dia 8 de julho.

Listamos algumas dicas indispensáveis na hora de montar uma festa junina. Aposte na sua!


1- Orçamento

O orçamento é um item bastante importante na hora de construir a festa. É preciso analisar quantas pessoas irão, quanto deverá ser investido em cada área e, por último - mas não menos importante, quanto precisará ficar no caixa em casos de emergências.

2- Local, horário e data

Dependendo da quantidade de pessoas, o lugar precisa suportar de forma confortável todos os convidados. É importante que seja em um sítio, ou até mesmo em uma larga rua. Quanto ao horário, ele precisa ser definido a partir do perfil do público. Se for algo em família, é recomendável que comece um pouco mais cedo, devido às crianças. A data, por sua vez, precisa ser marcada com antecedência, para que os convidados possam programar-se melhor. É importante também observar para que seu arraiá não acontecça em datas comemorativas.

(Foto: Thiago Leite/Shutterstock)

3- Vestimenta

As vestisses precisam ser adequadas ao tema do evento. No caso, é costume usar camisas xadrez, vestidos floridos, chapéu de palha e tudo que remeta ao estilo caipira.

4- Enfeites

A decoração do local não pode ser deixado de lado em nenhum momento. É preciso enfeitar o local com bandeirolas, balões e chapéu de palha. Se o evento acontecer em local aberto, é bacana também colocar uma fogueira.

5- Brincadeiras

As brincadeiras fazem parte das festas juninas, e, por isso, é algo que não pode faltar. É interessante colocar barracas que tenham essas brincadeiras tradicionais, como a pescaria, argola na garrafa, cadeia e claro, correio elegante.

6- Playlist

As músicas tradicionais fazem parte da diversão da festa. Em festa juninas o forró é o estilo de música principal. É interessante levar banda ou então colocar para tocar músicas com esse estilo

(Foto: Paulo Vilela/Shutterstock)

7- Comidas

As comidas presentes em festas como essas precisam ser típicas da época. Maçã do amor, canjica, pratos feitos de milho (pamonha, por exemplo), pé de moleque, paçoca, cachorro quente, entre outros.

8- Diversão para as crianças

Se a festa for mais para o público familiar, brincadeiras que deixam as crianças se divertirem são indispensáveis, pula-pula, algodão doce, pipoca, são coisas que não podem faltar para a criançada.

Serviço:
Arraiá das Cumadis
Onde: rua Amadeu Furtado (Ao lado do Bar Besouro Verde) - Parquelândia

espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:

Vídeos

Especialista dá dicas sobre saúde masculina play

Especialista dá dicas sobre saúde masculina

anterior

próxima

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS