praticidade 18/07/2018 - 14h30

Seis dicas de como limpar a casa com produtos naturais

Sabão de coco, vinagre, bicarbonato de sódio e limão são substâncias mais baratas, menos prejudicais e com mesmo potencial de higienização. Produtos de limpeza tradicionais devem ser utilizados com parcimônia
notícia 0 comentários
{'grupo': 'ESPECIAL PARA O POVO', 'id_autor': 19158, 'email': 'pauloemanuel@opovo.com.br', 'nome': 'Paulo Emanuel Lopes'}
Paulo Emanuel Lopes pauloemanuel@opovo.com.br

Congerdesign/pixabay
Produtos de limpeza tradicionais são acrescidos de substâncias químicas que podem causar problemas de saúde. Dica é substituí-los por alternativas naturais.
Atividade diária para muitas pessoas, a higienização do lar com produtos de limpeza pode esconder alguns perigos. O detergente, por exemplo, traz em sua composição lauril sulfato de sódio. Substância química responsável pela formação de espuma, mas sem nenhuma ligação com a limpeza, o lauril é prejudicial à pele, mucosas e olhos. Mesmo para os não alérgicos a utilização desses produtos gera impactos, já que essa espuma segue por ralos, poluindo os cursos de água. "Podemos evitá-los utilizando outros produtos, ou até mesmo alguns encontrados na própria natureza. Principalmente quem tem crianças ou pessoas alérgicas em casa deve estar investindo em produtos mais naturais”, explica a enfermeira de formação Sil Vieira, hoje responsável pelo canal do Youtube Diário de Família.

Ely Costa é adepta do veganismo, e esta opção a guiou por caminhos em busca de produtos que não façam uso de testes em animais. Descobriu que, mesmo sem tais testes, o descarte desses produtos de limpeza no meio ambiente tem seu impacto. “Encontrei uma marca que até onde se sabe não realiza testes em animais, no entanto, a água que usamos vai escorrer e fazer mal de algum jeito, em algum lugar.”

Adicionar tais produtos ao cotidiano se deu à base de pesquisa, tentativa, acertos e erros, relembra Ely. “Detergente tentei alguns, mas o que mais supre minhas necessidades é o sabão de coco líquido. Adiciono água e o sabão de coco em pedra em uma panela, coloco no fogo e vou mexendo até transformar em detergente líquido. Adiciono um pouco de vinagre, ajuda a tirar gordura. Há quase dois anos que não uso detergente”, orgulha-se.

 

Pascalhelmer/Pixabay
Mistura de água, bicarbonato de sódio e vinagre é boa alternativa para limpeza de banheiro. Vinagre, em particular, é ótimo para limpeza de inox
 

Conheça seis dicas de limpeza!

1) Roupas na máquina: para brancas, mistura de sabão de coco líquido, água e bicarbonato de sódio. Coloridas, sabão de coco líquido com água. Para roupas manchadas ou muito sujas, antes de ir à máquina despeje água oxigenada em cima da mancha, espere um tempo e deixe que a máquina termine o trabalho.

2) Uso de amaciante: elimine, substitua por vinagre. É só colocar no local destinado ao amaciante na máquina. Não fica cheiro na roupa, mas se preferir pode-se utilizar um pouco de óleo essencial.

3) Limpeza de vidro e espelho: utilize um composto com 3 partes de álcool 70% com uma de água. Ou uma mistura de uma colher de sopa de vinagre em um litro de água morna. Como sugestão, utilize um borrifador.

4) Aplicações na madeira: composto formado de uma parte de suco de limão com duas de azeite de oliva. Aplique em um pano de microfibra, utilize movimentos circulares. Retira a poeira e ainda protege o móvel.

5) Chão limpo: uma xícara de chá de vinagre para um balde d’água. O cheiro de vinagre não permanecerá, mas se preferir pode-se adicionar à mistura algumas gotas de óleo essencial.

6) Higienização de banheiro: mistura de água, bicarbonato de sódio e vinagre. Boxe: borrife vinagre, aplique o bicarbonato em uma esponja e esfregue. Pia e vaso: aplique o bicarbonato, borrife vinagre por cima, deixe agir um tempo antes de limpar.

espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:

Vídeos

Especialista dá dicas sobre saúde masculina play

Especialista dá dicas sobre saúde masculina

anterior

próxima

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object