COMPORTAMENTO 30/10/2017 - 07h00

O que é preciso para um bom ambiente de estudo em casa

Boa iluminação e cadeira confortável são elementos importantes ao se montar um local para estudar. A arquiteta Rosalinda Pinheiro dá algumas dicas. Confira
notícia 0 comentários
{'grupo': 'Especial para O POVO', 'id_autor': 19099, 'email': 'gabrielacustodio@opovo.com.br', 'nome': 'Gabriela Cust\xf3dio'}
Gabriela Custódio gabrielacustodio@opovo.com.br
gpointstudio/shutterstock
Mesa, cadeira, móveis de apoio e iluminação são alguns elementos para se atentar ao planejar um espaço para estudo

Se você estuda ou trabalha em casa, pode ainda não ter encontrado o ambiente ideal para realizar essa atividade. É importante estar atento a alguns detalhes, como a iluminação ou a cadeira utilizada. De acordo com a arquiteta e urbanista Rosalinda Pinheiro, reservar esse local pode ajudar na concentração e no desempenho. "Quando se determina um espaço para [realizar] aquela atividade, criam-se mais condições de ter atenção para realizá-la com mais conforto", afirma.

Para a arquiteta, as principais questões a que se deve estar atento ao se montar um espaço para estudo em casa são o tipo de cadeira, a altura da mesa e a iluminação da bancada. Já as cores e os outros detalhes de decoração dependem do estilo de cada pessoa. Rosalinda assina o espaço Home Office XXI em exposição na mostra Casa Cor Ceará 2017 e as Revistas O POVO consultaram a arquiteta e urbanista para saber a que detalhes se deve estar atento ao montar um espaço para estudar e trabalhar em casa. Confira.

Mesa
A mesa deve ter altura próxima a 75 cm. De acordo com Rosalinda, essa é uma altura boa tanto para digitar quanto para ler e escrever. Deve-se dar preferência a mesas de base clara, pois as de cores escuras podem dificultar a realização do estudo e do trabalho.

Cadeira
Para a arquiteta e urbanista, a cadeira é um item "superimportante". O ideal é que a escolhida possa ser ajustada na altura, nos braços e no pé para que o usuário, de acordo com sua altura, tenha conforto. Segundo Rosalinda, a cadeira telada - uma tendência atual no mercado - é uma boa opção porque, além de confortáveis, são arejadas e de limpeza fácil.

Iluminação
Para o dia, pode ser aproveitada a luz natural. À noite, segundo Rosalinda, é importante uma iluminação difusa no nível da bancada e que contemple toda a área de estudo. Por ser uma luminária ou uma iluminação posicionada em uma prateleira superior à bancada de estudo. De acordo com a arquiteta e urbanista, o ideal é optar por uma lâmpada de cor mais fria - que tenda para o branco - porque ela deixa a pessoa mais alerta para a atividade.

Móveis de apoio
Para além do caráter decorativo, prateleiras, nichos e móveis fechados podem ser úteis para guardar cadernos, livros, apostilas, mochila e outros objetos que não devem ficar aparentes para manter o espaço de estudo organizado.

ESDRAS GUIMARÃES / DIVULGAÇÃO
Ambiente Home Office XXI, exposto na CASACOR Ceará 2017 e assinado pela arquiteta e urbanista Rosalinda Pinheiro

CASACOR CEARÁ 2017
Segundo Rosalinda Pinheiro, o Home Office XXI é um ambiente totalmente voltado para as novas formas de trabalhar e traz espaço para coworking. Além disso, ele apresenta também um espaço de estar, junto à mesa de trabalho, e traz estantes e nichos para organizar o espaço. "O ambiente é uma síntese das relações de trabalho deste milênio", resume Rosalinda.

Desde 1999, a Casa Cor Ceará dá espaço para que arquitetos e urbanistas, paisagistas e designers de interiores cearenses exponham seus trabalhos ao público. Ao longo desses 18 anos, a mostra foi realizada em diferentes espaços de Fortaleza. A edição de 2017 acontece em um local de sete mil metros quadrados e segue até 15 de novembro.

Serviço
Casa Cor Ceará 2017
Onde:
rua Zuca Acioli, 505 - Manoel Dias Branco
Quando: até 15 de novembro de 2017. De terça a sábado, das 17h às 22h; aos domingo e feriados, das 16h às 21h
Mais informações: (85)3261 3533 / (85) 3261 2615 / abr.ai/2gt8O3I

espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:

Vídeos

Especialista dá dicas sobre saúde masculina play

Especialista dá dicas sobre saúde masculina

anterior

próxima

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object