Conheças nossos combos e pacotes promocionais!

CLIQUE E CONFIRA
"OBSOLETAS" 13/06/2016 - 12h29

Deputados sugerem fim de pastas como Turismo e Ciência e Tecnologia no Ceará

Defendendo enxugamento de gastos, Ely Aguiar diz que pasta da educação superior poderia ser absorvida pela Seduc. Outras "não têm nem por que existir"
notícia 2 comentários
Divulgação/AL-CE
Ely Aguiar destaca que pastas trazem "gastos exorbitantes" que poderiam ser cortados sem prejuízo de serviços

Deputados da oposição têm cobrado, na Assembleia Legislativa do Ceará, a redução da máquina do Estado pela extinção de pastas “obsoletas”. Em discurso na Casa, Ely Aguiar (PSDC) citou fim de cinco pastas no governo do Rio de Janeiro e sugeriu o mesmo para o Ceará, questionando inclusive pastas de Turismo, Infraestrutura e Ciência e Tecnologia.

“Elas incham a máquina e provocam gastos exorbitantes (...) o Ceará está atolado em dívidas, e o nosso secretário da Fazenda está viajando mundo afora, tentando prorrogar prazos ou conseguir dinheiro emprestado”, diz Aguiar, que questionou ainda pastas de Políticas sobre Drogas, Secretaria Geral, Gabinete do Governador e Relações Institucionais e Internacionais.

Segundo ele, a Ciência e Tecnologia poderia ser absorvida pela Secretaria de Educação. Já outras pastas "nem têm por que existir". Roberto Mesquita (PSD) elogiou a fala, apontando que a Secretaria de Assessoria Especial do governo, com status de secretaria, também deveria ser extinta. "O endividamento vem das farras feitas quando a economia está bem”.

Outro lado

A fala foi contestada pelo deputado Ferreira Aragão, que destacou importância de pastas como a de Políticas sobre Drogas. “O deputado Ely Aguiar questionou a existência de pastas como a de Combate às Drogas, que acabo de exaltar como de extrema importância. Acredito que o governador mereça mais respeito e respaldo por parte desta Casa”, disse.

Já Zé Ailton Brasil (PP) rebateu que o Estado esteja endividado. Ele contesta dado do Banco Central que aponta o Ceará com o segundo maior rombo nas contas públicas do País. “Os números apontados pelo Banco Central não são do Tesouro Nacional (...) em termos orçamentários, valem os índices do Tesouro Nacional”, disse.

A política de corte de pastas de governos em momento de crise tem sido motivo de polêmicas nos últimos meses. Em maio, plano do governo interino de Michel Temer (PMDB) em extinguir o Ministério da Cultura (Minc) provocou intensos protestos. O presidente em exercício acabou voltando atrás da decisão.

Redação O POVO Online

espaço do leitor
O OBSERVADOR 13/06/2016 13:55
ACABAR COM A PASTA DE "CIÊNCIA E TECNOLOGIA" ATÉ CONCORDO, POIS AQUI NÃO TEMOS NADA DISSO. AGORA, ACABAR COM A PASTA DO TURISMO, DEIXAR DE DESENVOLVER O TURISMO JÁ QUE O CEARÁ VIVE DE TURISMO, AÍ NÃO TEM SENTIDO!
Gugu 13/06/2016 12:46
EU CONCORDO COM DEPUTADO EM CORTAR GASTOS E SUGIRO O CORTE TAMBÉM DAS IMORAIS VERBAS DE GABINETES DOS DEPUTADOS. QUE CADA DELE PAGA DO PRÓPRIO BOLSO OS SEUS ASSESSORES. ACABAR COM ESSA DO CONTRIBUINTE PAGAR ASSESSORES PARA POLÍTICO.
2
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:

o povo online

Participe desta conversa com @opovoonline

  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Newsletter

Receba as notícias do Canal Política

Powered by Feedburner/Google

São utilidades para enriquecer seu site ou blog por meio de códigos (Tags ou Scripts) que ajudam sua página a ser ainda mais informativa

Escolha o Widget do seu interesse
Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>