O POVO


MARCOS ROGÉRIO

Relator entrega parecer pela cassação de Cunha no Conselho de Ética

31/05/2016 | 11:52

Relator do processo de Eduardo Cunha (PMDB-RJ) no Conselho de Ética na Câmara, o deputado Marcos Rogério (DEM-RO) apresentou nesta terça-feira, 31, relatório pela cassação do parlamentar. Cunha está afastado do cargo e do mandato desde 5 de maio, em decisão unânime do Supremo Tribunal Federal (STF).

O documento, que ainda está lacrado, foi recebido pelo presidente do Conselho, José Carlos Araújo (PR-BA). Ele deve marcar sessão de leitura do relatório já para esta semana.

Apesar de ainda estar fechado, o voto de Marcos Rogério foi antecipado pelo jornal Folha de S. Paulo. Segundo a publicação, voto pela cassação se baseará, principalmente, no fato de que Cunha mentiu à CPI da Petrobras quando, em depoimento em 2015, disse não possuir "qualquer tipo de conta" no exterior.

Lava Jato

O jornal também afirma que o deputado incluirá denúncias relacionando Cunha e o escândalo de corrupção na Petrobras no relatório. Em passagem pelo grupo no mês passado, o presidente afastado da Câmara disse que pediria anulação do processo caso isso ocorresse.

Ele se baseia no fato de que o processo inicial no Conselho tratava apenas da questão das contas no exterior. Apesar disso, Marcos Rogério deve afirmar que a omissão ocorreu pois, segundo investigações da Procuradoria-Geral da República, as contas seriam abastecidas por desvios na Petrobras.

Tropa de choque

Em março, Conselho de Ética aprovou o seguimento do processo contra Cunha no Conselho em votação apertada, de 11 votos a 10. Aliados da chamada "tropa de choque" do peemedebista no Conselho articulam pena branda para Cunha no grupo, como a suspensão de suas prerrogativas parlamentares.

 

Redação O POVO Online