[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Morre ex-deputado Mauro Sampaio, mentor da estátua de Pe. Cícero

Conheças nossos combos e pacotes promocionais!

CLIQUE E CONFIRA
juazeiro do norte 06/10/2015 - 13h34

Morre ex-deputado Mauro Sampaio, mentor da estátua de Pe. Cícero

O médico de 88 anos morreu após não resistir à luta contra o câncer; Mauro é um dos políticos mais importantes da história do Estado
notícia 6 comentários
O POVO
Mauro Sampaio foi o responsável pela construção da estátua de Padre Cícero e do estádio Romeirão

Faleceu nesta terça-feira, 6, o médico e político cearense José Mauro Castelo Branco Sampaio, aos 88 anos. Ex-deputado federal e ex-prefeito de Juazeiro do Norte, Mauro é um dos líderes históricos mais importantes do Ceará. Entre suas principais obras, estão a estátua do Padre Cícero e o estádio Romeirão, que leva seu nome.

Segundo informações do blog do jornalista Flávio Pinto, Mauro Sampaio havia sido submetido a uma cirurgia em 19 de setembro para tratar de um câncer. O médico permaneceu internado durante 17 dias em São Paulo, mas não resistiu ao tratamento.

O velório e sepultamento de Mauro Sampaio devem acontecer em Juazeiro. O corpo do médico está previsto para chegar à cidade na quarta-feira, 7. O prefeito de Juazeiro do Norte, Raimundo Macedo (PMDB), decretou luto de três dias na cidade. As sessões da Câmara Municipal de Juazeiro foram suspensas hoje.

Trajetória


Nascido em Fortaleza em 10 de julho de 1927, Mauro era filho de Leão Sampaio, deputado constituinte de 1933 e médico particular de Padre Cícero. Iniciou sua carreira política em Abaiara apoiado por Sebastião Cavalcante, seu sogro e, depois, transferiu-se para Juazeiro.

Mauro foi prefeito de Juazeiro do Norte por dois mandatos, em 1967 e 1996. Durante sua gestão na década de 1960, foi construída a famosa estátua do Padre Cícero na colina do Horto, assim como a Faculdade de Medicina de Juazeiro.

Elegeu-se deputado federal por cinco vezes consecutivas, de 1975 a 1995. Participante da Constituinte de 1988, ele propôs 48 emendas, das quais 16 foram aprovadas. Tem extensa atuação na defesa do legado de Padre Cícero para Juazeiro do Norte. Em 1975, escreveu obra sobre o tema, intitulada "Em defesa do Padre Cícero Romão Batista".

Filiado ao Arena em 1967, assumiu em 1970 as secretarias de Planejamento e da Fazenda do Estado. Foi eleito deputado federal pela primeira vez em 1974 e 1978. Com fim do bipartidarismo, migra para o PDS e é reeleito em 1982. Em 1986, se elege deputado constituinte pelo PMDB, se reelegendo para o quinto mandato consecutivo em 1990 – dessa vez pelo PSDB.

"Homem público exemplar"

O prefeito de Juazeiro do Norte, Raimundo Macêdo (PMDB), prestou ontem homenagens oficiais após a morte do líder político juazeirense Mauro Sampaio. Além de decretar luto oficial de três dias no Município, Raimundão lançou nota lamentando o falecimento do ex-prefeito, a quem classifica como “homem público exemplar e com larga folha de serviços prestados ao Ceará”.

Em nota, Raimundão destacou Mauro Sampaio como um dos “maiores benfeitores do Município tanto na área da saúde quanto na condição de homem público”. Raimundão destacou impacto positivo da gestão do ex-prefeito no turismo religioso, ensino superior e estímulo ao esporte.

O senador Eunício Oliveira (PMDB) também lançou nota lamentando a morte de Mauro. "Querido como pessoa e figura pública, Mauro Sampaio ajudou a construir Juazeiro do Norte como conhecemos hoje".

Da tribuna do Senado Federal, Tasso Jereissati (PSDB) também destacou trajetória do ex-deputado. "Sem dúvida nenhuma, não podemos deixar, nesse momento, em nome do Ceará inteiro, de reverenciar a memória desse grande líder, que transformou Juazeiro no maior centro de peregrinação religiosa do Nordeste inteiro".

Redação O POVO Online

espaço do leitor
Ivon Carneiro de Oliveira 10/10/2015 00:14
IVON CARNEIRO DE OLIVEIRA Mauro Sampaio foi um político de mão cheia. Administrou bem a coisa pública em benefício do povo e para o povo de Juazeiro do Norte. Não meteu a mão aonde não devia. Usou as mãos para operar a saúde gratuita e salvar vidas. Terminou sua carreira de mãos vazias, porém de mãos limpas como homem honesto que foi; por isso a sua honra não morre com ele e, será sempre lembrado e admirado como benfeitor de um povo.
Antonio Sampaio 06/10/2015 17:04
Alguem se lembra do Paulinho Ceará? Alguma notícia dele?
Cicero Edmilson Vitorino da Silva 06/10/2015 16:12
Infelizmente sua filha Mirantécia, conhecida como Mira esta foragida da justiça, caso ela compareça ao enterro, com certeza ela vai ser presa, por conta de muita corrupção com Junior de Amélia.
O OBSERVADOR 06/10/2015 16:07
VÁ COM DEUS E MEU PADIM!
Gugu 06/10/2015 15:09
COMO DIZ O DITADO: "NINGUÉM É PERFEITO" E SEMPRE VAI TER O "APESAR DE TUDO".
Ver mais comentários
6
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:

o povo online

Participe desta conversa com @opovoonline

  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Newsletter

Receba as notícias do Canal Política

Powered by Feedburner/Google

São utilidades para enriquecer seu site ou blog por meio de códigos (Tags ou Scripts) que ajudam sua página a ser ainda mais informativa

Escolha o Widget do seu interesse
Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>