[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Morre Paes de Andrade, ex-presidente da Câmara Federal e ex-presidente interino do Brasil

Conheças nossos combos e pacotes promocionais!

CLIQUE E CONFIRA
"PRESIDENTE MOMBAÇA" 17/06/2015 - 13h10

Morre Paes de Andrade, ex-presidente da Câmara Federal e ex-presidente interino do Brasil

Paes de Andrade faleceu nesta quarta aos 88 anos, vítima de falência múltipla dos órgãos. Ele dirigiu a Câmara entre 1989 e 1991, assumindo a presidência
notícia 7 comentários
Blog do Eliomar
Ex-presidente da Câmara, o cearense assumiu por diversas vezes a Presidência da República
BANCO DE DADOS/O POVO
Ex-presidente da Câmara dos Deputados, Paes de Andrade assumiu a Presidência da República por diversas vezes. Em uma das ocasiões, sancionou projeto do açude Castanhão.
Compartilhar

Morreu na tarde desta quarta-feira, 17, o ex-presidente da Câmara dos Deputados e ex-embaixador do Brasil em Portugal, Antonio Paes de Andrade (88). Segundo familiares, ele foi vítima de falência múltipla dos órgãos. O velório ocorrerá no Salão Negro do Senado, a partir das 8h desta quinta-feira, 18.

Natural de Mombaça, no Sertão Central, Paes de Andrade foi presidente da Câmara dos Deputados entre 1989 e 1991, assumindo por diversas vezes a Presidência da República. Em uma dessas ocasiões, sancionou projeto de construção do açude Castanhão.

>Confira galeria com fotos da trajetória de Paes de Andrade

Paes de Andrade era presidente de honra do PMDB e sogro do senador Eunício Oliveira (PMDB). "O legado de Paes de Andrade, para mim, está sintetizado em uma frase que um dia o ouvi falar: 'O que eu vou deixar para meus netos e meus filhos são as minhas mãos limpas e a minha honra'", disse Eunício.

Na tarde desta quarta, o governador Camilo Santana (PT) divulgou nota lamentando a morte de Paes de Andrade. "Ele sancionou, inclusive, o projeto de construção do açude Castanhão. Paes de Andrade também foi embaixador do Brasil em Portugal. Deixo aqui meu abraço e meus sentimentos à família e aos amigos, e declaro luto oficial de três dias no Estado", diz. No Senado, Tasso Jereissati (PSDB) solicitou voto de pesar em homenagem ao político.

Diversos outros políticos do Estado, como José Guimarães (PT) e o presidente da Assembleia, Zezinho Albuquerque (Pros), também lançaram notas lamentando a morte de Paes de Andrade. Sessão da Assembleia Legislativa foi suspensa em homenagem ao ex-deputado.

Biografia

Filho de José Alves de Castro e Raimunda Paes de Andrade. Casou-se com Zilda Maria Martins Rodrigues de Andrade, filha de José Martins Rodrigues, deputado federal pelo Ceará de 1955 a 1969. Teve quatro filhas. Iniciou seus estudos superiores em 1949 na Faculdade de Direito do Distrito Federal, formando-se em 1953. Foi eleito deputado estadual no Ceará pelo PSD em 1950 e reeleito em 1954 e 1958 até 1962.

Eleito pela primeira vez para o cargo de deputado federal em 1963 e reeleito em 1966 pelo MDB, por causa da institucionalização do bipartidarismo. Foi por várias vezes reeleito, sempre representando seu estado natal, o Ceará. Foi presidente da Câmara dos Deputados de fevereiro de 1989 a fevereiro de 1991. É filiado desde 1980 ao PMDB, do qual já foi presidente nacional no ano de 1994.

Foi primeiro secretário da mesa diretora da Câmara dos Deputados no período de 1987 a 1989, quando em fevereiro deste último ano foi eleito presidente da Câmara dos Deputados, sucedendo a Ulysses Guimarães. Como presidente da Câmara dos Deputados e substituto constitucional do presidente José Sarney, Paes de Andrade assumiu a Presidência da República por 12 vezes durante o ano de 1989. Em uma dessas oportunidades, aproveitou para fazer uma visita presidencial à sua cidade natal, acompanhado de uma expressiva comitiva, sendo acusado de gastos excessivos. Foi por isto apelidado de “Presidente Mombaça”.

Foi embaixador do Brasil em Portugal de 2003 a 2007. Publicou A reestruturação agrária do Nordeste (1968), Afirmação democrática do Nordeste (1971), O itinerário da violência (1976), O poder absoluto (1977), A violência da reforma e a denúncia de Caracas (1979), Francisco Pinto, as imunidades parlamentares e a Lei de Segurança Nacional (1980), As secas (1980), O poder ou o subpoder (1980), A greve no ABC e os bispos do Brasil (1980), A universidade e o professor (1980), CNBB e reflexão cristã, O Poder Legislativo e o golpe militar na Bolívia (1980), A inviolabilidade absoluta, Dom Hélder e o seu cinqüentenário de ordenação (1981), Comemoração do CLX aniversário da Confederação do Equador, 1824-1984 (1984), Proposta de ação econômica e social (1985), A Interparlamentar e os direitos humanos (1987), O Brasil e a União Interparlamentar (1988), Perfis parlamentares: Martins Rodrigues (1989), História Constitucional do Brasil – em co-autoria com Paulo Bonavides (1989) e Presença na Constituinte.

Blog do Eliomar

Compartilhar
espaço do leitor
PEDRO RIBEIRO 19/06/2015 14:43
GRANDE PAES DE ANDRADE O HOMEM TÃO BOM DESSE PAIS QUE ERA ELE, NÃO ESTÁ MAIS ENTRE NÓS, DEIXO MEU SENTIMENTOS A TODA A FAMÍLIA E FICO ME PERGUNTANDO POR QUE DEUS LEVAS OS BONS. #VAI DEIXAR SAUDADES!!!!
lucas de freitas 18/06/2015 10:03
Paes de Andrade foi um político de competência ímpar, o conheci já em estado de saúde frágil, porém me surpreendi com tamanha produção intelectual.
Cristiano 17/06/2015 19:35
Quanta hipocrisia ! Muita gente falando coisas sobre uma pessoa que talvez nunca tenha ouvido falar . Trata-se de um dos políticos mais medíocre que o Ceará já teve . Insignificante e sem história .
Francisco de Alencar 17/06/2015 18:49
CONDOLÊNCIAS Antônio Paes de Andrade Presente! Companheiro de Lutas pela Democracia e a Liberdade. Memória dos Tempos da União Estadual do Estadutandes (UEE/CE)e da União Nacional dos Estudantes UNE; Dos Congressos Estaduais e das Jornadas de Luta Política. Paes de Andrade Valentia e Dignidade. Permanece! Francisco de Alencar - Ex-Presidente da (UEE Ce)e Membro do Conselho da União Nacional dos Estudantes (UNE).
Francisco de Alencar 17/06/2015 18:48
CONDOLÊNCIAS Antônio Paes de Andrade Presente! Companheiro de Lutas pela Democracia e a Liberdade. Memória dos Tempos da União Estadual do Estadutandes (UEE/CE)e da União Nacional dos Estudantes UNE; Dos Congressos Estaduais e das Jornadas de Luta Política. Paes de Andrade Valentia e Dignidade. Permanece! Francisco de Alencar - Ex-Presidente da (UEE Ce)e Membro do Conselho da União Nacional dos Estudantes (UNE).
Ver mais comentários
7
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:

o povo online

Participe desta conversa com @opovoonline

  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: [Errno 13] Permission denied: u'/home/presslab/public_html/ns142/arquivos/imgs/capas/2019-01-21_capa_populares_prez-61-77.jpg_tmp'

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Newsletter

Receba as notícias do Canal Política

Powered by Feedburner/Google

São utilidades para enriquecer seu site ou blog por meio de códigos (Tags ou Scripts) que ajudam sua página a ser ainda mais informativa

Escolha o Widget do seu interesse

Mais comentadas

anterior

próxima