Conheças nossos combos e pacotes promocionais!

CLIQUE E CONFIRA
empreendimento 10/04/2014 - 14h18

MPF recomenda que Semace não licencie resort em Jericoacoara

notícia 2 comentários
Fábio Lima / O POVO
Jericoacoara atrai investimentos públicos e privados

O Ministério Público Federal (MPF) recomendou à Superintendência do Meio Ambiente do Ceará (Semace) que não conceda licença ao empreendimento denominado Alchimist Grand Hotel And Resort Jericoacoara, antes de o Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade (ICMBio) emitir prévia autorização.

A solicitação do MPF é de que a Semace submeta o caso ao ICMBio, pontuado que todos os estudos de impacto ambiental (EIA/RIMA) devem ser remetidos a ele para exame. O procurador da República Ricardo Magalhães de Mendonça, do MPF em Sobral, destacou que, desde a criação do Parque Nacional de Jericoacoara, em 2002, é de responsabilidade do instituto a regulação da ocupação e uso dos recursos da zona de amortecimento (entorno) e dos corredores ecológicos do parque.

O MPF argumenta que o projeto para construção do empreendimento, apresentado pelo grupo Bonelli Associados Incorporadora, "possui aptidão para causar impactos ambientais de considerável monta à unidade de conservação federal, inclusive podendo vir a se situar dentro de sua zona de amortecimento, ainda não definida formalmente, pelo que se observa de suas coordenadas geográficas".


A Semace tem o prazo de 10 dias para se manifestar sobre o documento. A superintendência não é obrigada a aceitar a recomendação, mas poderá sofrer medidas judiciais por parte do MPF de acordo com as medidas que tomar.

Intervenções em Jeri
Ao todo, são três grandes ações em curso na região: uma parceria público-privada (PPP) para gerenciamento do parque, a ampliação da Zona Urbana de Jijoca de Jericoacoara (permitindo construções na área) e grandes empreendimentos do Estado para turismo da região. Bancados pelo dinheiro público, os projetos atraem também olhares do setor privado.

Redação O POVO Online

espaço do leitor
Cybele Karyny 26/05/2014 15:06
O mais preocupante não é nem a privatização, é a construção do resort, que com certeza vai trazer danos irreparáveis ao local, gente vamos acordar,isso de fazerem o que querem e nós ficarmos só olhando e aceitando de cabeça baixa é palhaçada.
Topera 10/04/2014 17:11
E ainda, Ministério Público Federal? Saber que a SEMACE é um órgão estadual, submetido à "boa vontade" do nosso governador Cid Gomes, é o suficiente pra concluir que serão agradados os empresários donos desse empreendimento milionário, e a população cearense vai começar a perder o paraíso
2
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:

o povo online

Participe desta conversa com @opovoonline

  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Newsletter

Receba as notícias do Canal Política

Powered by Feedburner/Google

São utilidades para enriquecer seu site ou blog por meio de códigos (Tags ou Scripts) que ajudam sua página a ser ainda mais informativa

Escolha o Widget do seu interesse
Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>