[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Guarda expulsa acampados no Cocó. Acompanhe em tempo real

Conheças nossos combos e pacotes promocionais!

CLIQUE E CONFIRA
TEMPO REAL 08/08/2013 - 07h36

Guarda expulsa acampados no Cocó. Acompanhe em tempo real

Foto: Fábio Lima
O grupo de manifestantes que estava no local se dispersou
Compartilhar

23h20min

Manifestantes deixam o local. Em assembleia realizada no fim da noite, decidem retorno para esta sexta-feira, 9, às 8h. Também foi programada atividades culturais para o dia.

22h10min

Prefeitura inicia retirada dos maquinários do Parque.

21h

Neste momento, a obra está parada. Porém, ainda está sendo realizada uma limpeza de entulhos no terreno, como troncos e folhas. Segundo o procurador Dr. Oscar Costa Filho, esta ação pode ser considerada uma desobediência a decisão judicial.

20h28min

Prefeitura não aceita liminar entregue por procurador; órgão aguarda entrega realizada por um oficial de Justiça.

20h18min

Procurador Oscar Costa Filho faz a entrega da liminar.

20h10min

Manifestante voltam a ocupar o Cocó. O retorno ocorre logo após a liminar acatada pela Justiça que embarga a obra da Prefeitura.

19h36min

Em ação ajuizada pelo procurador da República Oscar Costa Filho, a Justiça embargou a obra dos viadutos no Cocó.

18h24min

Neste momento, policiais do Gate e do Batalhão de Choque se encontram em frente ao Centro de Eventos do Ceará. O grupo de manifestantes que estava no local se dispersou.

Tensão e conflito marcam desocupação do Cocó 

 

18h12min

 

 

 

 

 

 

Uma vidraça do Banco Santander foi quebrada e alguns tratores, que estavam parados na obra em frente ao Shopping Iguatemi, foram danificados.

18h02min

O trânsito no trecho da Engenheiro Santana Júnior em direção à Washington Soares foi liberado. O fluxo do Shopping Iguatemi à rua Israel Bezerra foi normalizado.
17h55min

Manifestantes e policiais entram em confronto próximo ao Shopping Ouro Verde. Algumas pessoas que estavam em uma parada de ônibus relataram medo de serem atingidas, pelo confronto, ao O Povo.

 

17h46min

Dois helicópteros da PM sobrevoam a área. Após o avanço da Polícia, alguns manifestantes se esconderam atrás de carros e jogaram pedras contra os agentes. A Polícia reagiu com bombas de efeito moral, jogadas por cima dos carros. Segundo os policiais, eles consideraram os motoristas confinados, assim, efetuando a ordem de invasão.

17h41min

Neste momento, policiais estão avançando na direção dos manifestantes que se dispersam pela avenida Engenheiro Santana Júnior e a rua Israel Bezerra. Segundo um oficial, a operação que será realizada é chamada de "demonstração de força" e tem como objetivo se aproximar 30 metros dos manifestantes. Um jornalista, que estava fazendo a cobertura do confronto, foi detido. Soldados da Guarda Municipal e policiais do Gate e do Batalhão de Choque ajudam na ação.

17h19min

Sete viaturas do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) seguiram em direção aos manifestantes.

17h14min

Agentes da Guarda Municipal fizeram uma barreira no cruzamento da rua Francisco Gonçalves com a avenida Engenheiro Santana Júnior. Outra barreira também foi formada por policiais do Batalhão de Choque no entroncamento das avenidas Antônio Sales e Engenheiro Santana Jr.

17h09min

Manifestantes bloquearam o cruzamento da rua Israel Bezerra com Engenheiro Santana Júnior. Agentes da Polícia Militar, Polícia Rodoviária Estadual (PRE), Guarda Municipal e Autarquia Municipal de Trânsito começam a chegar no local.

16h52min

Manifestantes estão no cruzamento da rua Israel Bezerra com avenida Engenheiro Santana Júnior, onde fizeram barricada e derrubaram placas de sinalização. 

16h38min

O trânsito no cruzamento da avenida Engenheiro Santana Júnior com Antônio Sales, sentido Sertão/Praia, foi liberado. Alguns manifestantes caminham em direção ao Shopping Iguatemi e soldados da Guarda Municipal acompanham o trajeto.

16h23min

Segundo o comandante da Guarda Municipal, Daniel Queiroz, três agentes, identificados como Cruz Neto, Jota Carvalho e Silva Júnior, foram encaminhados ao Instituto Dr. José Frota (IJF). Um deles foi atingido na cabeça por uma pedrada, enquanto os outros dois sofreram lesões corporais. O comandante também informou que três pessoas foram presas e encaminhadas ao 2º Distrito Policial, sob acusação de agressão aos soldados da Guarda.

16h

Manifestantes entraram em confronto, mais uma vez, com a Guarda Municipal. Os agentes dispararam tiros de bala de borracha, usaram bombas de efeito moral e  de gás lacrimogêneo e spray de pimenta. Além disto, algumas pessoas foram detidas. Há manifesntantes feridos no local.

Um professor identificado como Fábio Santos, foi atingido com um tiro de borracha nas costas, disparado por um guarda.
13h52min

O bispo de Limoeiro do Norte, Dom Manuel Edmilson da Cruz, está no Cocó dando apoio aos manifestantes.
13h30min

O manifestante que estava em uma árvore do Parque desceu, alegando cansaço e que não estava passando bem. O outro permanece. 

11h34min

Dois jovens entraram no Parque do Cocó e subiram em árvores, como forma de protesto contra a desocupação do local. O Corpo de Bombeiro foi encaminhado ao local para retirar o manifestante. 

11h10

O inspetor Fábio Aquino, comandante da Operação, voltou ao Cocó, depois de ser atingido e ferido com uma bila no braço e uma pedra nas costas. Ele foi encaminhado ao Instituo Médico Legal (IML) para passar por exames e, depois disto, voltou ao local. 

10h42min

Os pertences dos manifestantes, como barracas e bicicletas, foram levados por caminhões da Prefeitura e encaminhados à Regional II, segundo funcionários do transporte. A assessoria da regional ainda não confirmou a permanência dos objetos no local.

Daniel Holanda, 18, estudante de Comunicação Social da Fanor, era um dos que estavam no acampamento do Cocó na hora em que a Guarda Municipal de Fortaleza iniciou a expulsão dos integrantes do movimento #ocupeococó. Segundo o universitário, na ação, os guardas levaram seu “computador e a mochila que tinha documentos e algum dinheiro”.

Daniel Holanda, 18, estudante de Comunicação Social da Fanor, estava no acampamento e teve seus pertences levados pelos guardas
 

10h28 

  O coordenador do Transfor, Valdir Santos, chegou ao Cocó por volta das 10 horas. Ele falou ao O POVO que não sabia da operação de expulsão do acampamento, mas considerou a ação legítima. Ele lembra que tiveram três tentativas de começar obra de outro lado do Parque e os canteiros foram destruídos e como

Compartilhar
espaço do leitor
Luiz Fortaleza 09/08/2013 10:04
RC desmatou também o riacho Maceió na Beira-Mar, tá uma coisa feia, desértica, para fazer aquela porcaria de parque na propaganda.
Este comentário é inapropriado?Denuncie
Jose Luciano Muniz Lima 09/08/2013 08:07
Esse bandidos fardados nao tem nome não? Essa é a marca dessa oligarquia infame e nefasta. A área é federal e só a polícis federal ou a polícia militar com mandado de despejo federal pode agir. O prefeito bacurin ou é analfabeto total ou mau caráter de berço. Um relés moleque de recado da oligarquia
Este comentário é inapropriado?Denuncie
Luiz Fortaleza 09/08/2013 07:51
BOM DIA BRASIL noticiou o Ocupy cocó... agora a coisa vai pegar fogo e os jornalistas não gostaram muito desse negócio de viaduto em detrimento do verde.
Este comentário é inapropriado?Denuncie
Luiz Fortaleza 09/08/2013 07:46
Militares são mercenários, já dizia Maquiável, pois só pensam em seus soldos salariais. São aparelho repressivo das classes dominantes.
Este comentário é inapropriado?Denuncie
Luiz Fortaleza 09/08/2013 07:45
e a covardia da guarda municipal atirando em pessoas q estavam em árvores em tempo de cair?
Este comentário é inapropriado?Denuncie
Ver mais comentários
90
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:

o povo online

Participe desta conversa com @opovoonline

  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Newsletter

Receba as notícias do Canal Política

Powered by Feedburner/Google

São utilidades para enriquecer seu site ou blog por meio de códigos (Tags ou Scripts) que ajudam sua página a ser ainda mais informativa

Escolha o Widget do seu interesse
Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>