[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Planejar é preciso | O POVO
Carreira 29/12/2013

Planejar é preciso

É hora de abandonar a insatisfação e apostar nos desejos. Aprenda a planejar sua carreira e seja feliz
ETHI ARCANJO
Ter um plano de carreira é princípio básico para ter uma carreira bem sucedida
Compartilhar

Ano novo, vida nova. A frase é velha, mas o sentimento segue intenso e o desejo por conquistas ganha uma nova força. “Pensar é imprescindível para não fazer movimentos errados”, alerta a sócia diretora da Consultants Group by Tegon, Luciana Tegon.

 

Pode não ser uma boa estratégia, aceitar a primeira proposta que aparece, mesmo que não seja o que se deseja, de acordo com a executiva da Consultants Group by Tegon. “Ao aceitar um emprego você se compromete com a empresa e usá-la apenas com o degrau até conseguir algo melhor não é algo bem visto. Lembre-se, você precisará de referências no futuro e o mundo é muito pequeno, não convém escrever uma trajetória da qual você não se orgulhe. Ética acima de tudo”, ensina.


Luciana ainda sugere que, se o fim de ano chegou e não há nada em vista, uma boa alternativa é aproveitar um merecido descanso. “Mas sem nunca perder de vista seus objetivos. Aproveite para turbinar seu currículo e incrementar suas redes sociais que são instrumentos poderosos para a conquista de um bom emprego”, destaca.


Ter atenção com os movimentos também está na lista para a execução do Plano de Carreira. Na visão de Luciana, um passo em falso pode ser decisivo. “Não vale procurar parentes e amigos com quem você não fala há anos para pedir que lhe indiquem na empresa, esse comportamento gera antipatia. Se as pessoas são estratégicas, aproxime-se aos poucos, crie um relacionamento e se sentir espaço, peça uma indicação”, recomenda.


Se por um lado, os tempos favorecem com ofertas de empregos, por outro, o mercado assinala a necessidade por qualificação. Segundo um relatório divulgado recentemente pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), as empresas enfrentam dificuldades para contratar pessoal qualificado às suas necessidades em diferentes níveis, do mais básico à gerência. A pesquisa constatou que 81% das empresas de grande porte estão insatisfeitas com a oferta de profissionais no mercado, mesma queixa apontada por 77% das médias e 64% das pequenas.

 

Casos especiais

Há ainda casos especiais. “São casos de profissionais que estão empregados, mas trocariam de emprego se a oportunidade fosse numa determinada empresa”, revela o presidente do portal e site de recrutamento e seleção Elancers, Cezar Tegon. “Hoje a tecnologia dá aos candidatos muitas alternativas para encontrarem o emprego ideal”, indica. Enquanto que a diretora da Group by Tegon lembra que, caso o interessado esteja empregado, deve manter-se assim “porque procurar um emprego estando empregado reduz consideravelmente a pressão da recolocação”, avalia.

 

Luciana também sugere que avaliar a qualificação e as oportunidades que o mercado oferece é imprescindível na hora de fazer o Plano de Carreira. “Não se iluda achando que ganhará um alto salário no início de sua jornada. Lembre, sua carreira é uma escada e são vários degraus a subir”, conclui. (Janaína Marques)

 

Números

 

77% das médias empresas estão insatisfeitas com os profissionais 

 

81% é a insatistação das empresas grandes com profissionais 


Planeje  sua carreira
1. Pense no que realmente deseja fazer após sua graduação. Coloque no papel seus reais sonhos e necessidades. Se você ainda não se formou, não se preocupe, quanto antes o planejamento for feito, melhor.

2. Identifique a vocação dentro da sua formação. Faça uma lista das suas preferências e habilidades. Liste matérias do seu curso universitário, da sua vida pessoal e do ambiente profissional que você sinta prazer em fazer e que se destaque, além de suas paixões mais secretas.

3. Defina objetivos e trace planos. Escreva quais os planos para a sua vida nos prazos de um, três e cinco anos. O que você pensa em fazer quando terminar a graduação? Onde quer chegar na carreira? E em quanto tempo? Especializações, cursos, viagens, intercâmbios e workshops podem (e devem) entrar na lista.

4. Faça uma pesquisa sobre o mercado de trabalho. Procure saber mais sobre onde irá atuar depois de se formar. Você sabe a faixa salarial predominante onde mora? Há empregabilidade? Se for necessário, você tem condições de se mudar para outra região?

5. Converse com profissionais que estão na ativa. Leia matérias, informe-se. Quanto mais alto o cargo, maiores são as exigências, e algumas habilidades são conquistadas apenas com anos de experiência.

6. Considere sua vida pessoal. o planejamento pode ser profissional, mas isso não significa que a sua família e seus planos pessoais devam ficar esquecidos. Quando você não leva em conta a vida pessoal, as necessidades pessoais batem à porta.

7. Reconheça os recursos disponíveis. pense em quais cursos de aprimoramento você pretende fazer depois que se formar. Possui as habilidades necessárias para fazer o curso? E dinheiro? Essa é a hora de adequar seus sonhos às suas possibilidades financeiras e à sua vida pessoal.

8. Diferencie alternativas para o início da sua carreira. oportunidades aparecem, mas nem por isso você deve abandonar o seu planejamento. Seja maleável e tenha um plano B, mas sem perder o foco.

9. Defina o foco de ação e busque resultados. detalhe suas ações em curto e médio prazo. Estabeleça um prazo para encontrar um emprego com retorno financeiro e dentro da sua meta.

10. Se não conseguir nenhuma vaga, descubra o que precisa ser revisto. Não esqueça o plano de carreira na gaveta. Sempre recorra a ele para manter-se no rumo pré-definido. Lembre-se que alterações são possíveis - e necessárias - mas não perca o foco.

Fonte: Instituto Brasileiro de Coaching, Sociedade Latino Americana de Coaching e Especialistas entrevistados por b

 

> TAGS: carreira planejar
Compartilhar
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: [Errno 13] Permission denied: u'/home/presslab/public_html/ns142/arquivos/imgs/capas/2019-01-21_capa_populares_prez-61-77.jpg_tmp'

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Mais comentadas

anterior

próxima