MBA 21/04/2013

Investir em Gestão é estratégia para crescimento profissional

Estar preparado para gerir, independente da organização, é estratégia para crescimento profissional
Fernanda Veras, coordenadora do Instituto Fa7, explica que MBAs também proporcionam a criação de networking
Compartilhar

 

Ter profissionais preparados para assumir cargos de gerência é um trunfo na manga que nem todas as organizações possuem. A cartada pode ser uma especialização em Gestão.


“Um engenheiro de produção, por exemplo, fez um curso de engenharia focado na produção. Mas para que essa produção tenha sua razão de ser na organização, precisa ser vendida. Precisa do marketing, da área financeira, depende das pessoas. Essa visão de gestão geral é fundamental”, exemplifica a coordenadora da área de graduação e pós-graduação da Fundação Dom Cabral, Silene Magalhães.


Por esse aspecto, a professora defende a importância de uma pós-graduação em Gestão, pois, segundo ela, abre a possibilidade dos participantes terem uma visão sistêmica da dinâmica das organizações, independente da natureza da empresa. “Além de valorizar o currículo”, avalia.


O diretor da Ernst & Young University, Armando Lourenzo, concorda que os profissionais na graduação acabam fazendo uma carreira muito técnica. “Quando vai liderar, faltam habilidades comportamentais”. As habilidades que uma pós em Gestão desenvolve, segundo Lourenzo, variam de cada curso, mas normalmente são contemplados: gestão empresarial, gestão de negócios, habilidade interpessoal, comunicação, gestão de equipes, recursos humanos, logística, finanças. Mas, ressalta, o candidato deve verificar o foco que cada escola dá.


Outro aspecto importante é o networking, segundo a coordenadora do Instituto Fa7, Fernanda Veras. “É você se relacionar com profissionais de outras indústrias, e compartilhar e trocar experiências, ter acesso a práticas que dão certo”, explica.

 

Cursos


O perfil do público que busca os cursos de MBA em Gestão, segundo a diretora da MRh Gestão, Iara Melo, é composto por pessoas em nível executivo, gerentes, coordenadores, supervisores, além de sucessores de empresa familiar e pessoas de diversas áreas que hoje estão gerenciando seus negócios, “como médico que tem seu próprio consultório, ou arquiteto que montou seu escritório”.


O curso pioneiro na empresa é de Gestão Empresarial, certificado pela Fundação Getúlio Vargas, e já formou 1.800 alunos. O investimento é de R$ 17 mil, em pagamento à vista. Além de MBA, a empresa também oferece, na área de Gestão, cursos de aperfeiçoamento e cursos de curta duração.


A Fundação Dom Cabral, reconhecida como a 8ª melhor escola de negócios do mundo segundo o ranking de educação executiva 2012 do Financial Times, possui, na área de pós, gestão de negócios, programas em desenvolvimento de pessoas, gestão de marketing, gestão financeira e de projetos. “E estamos com dois novos projetos: de gestão de empresas tendo sustentabilidade tratada de forma transversal - só em são Paulo - e no mês de junho, no Rio de Janeiro, com foco no setor de gás, luz e energia. Esse programa ocorre de forma modular no Rio, o que propicia pessoas de outros estados participarem”.


Outra opção existente no mercado, de menor duração, são workshops, como o promovido pela Dextera Consultoria em São Paulo no fim deste mês. “O principal foco é capacitar gerentes de projeto e gestores no planejamento, implementação e monitoramento das iniciativas de mudanças, e prepara a liderança executiva para assumir um papel ativo neste processo”, explica o diretor de Novos Negócios, Marco Land.

 

ENTENDA A NOTÍCIA


Cursos de gestão podem impulsionar a carreira de profissionais das mais diversas áreas. Preparar-se para gerir significa abrir portas para uma promoção. Além de conhecimento, os cursos proporcionam rede de relacionamentos

 

MBA é metodologia de ensino criada em Harvard, com foco em gestão. No Brasil a denominação foi adaptada.

Compartilhar
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: cannot identify image file <cStringIO.StringI object at 0x42ceb58>