[an error occurred while processing this directive] Marília Lovatel lança livro inspirado nas rendeiras do Ceará | O POVO
LANÇAMENTO. LIVRO 01/10/2016

Marília Lovatel lança livro inspirado nas rendeiras do Ceará

A escritora Marília Lovatel lança hoje, às 17 horas, na Livraria Cultura, seu oitavo livro. Inspirado nas rendeiras, a obra conta a história de três gerações de mulheres que traçam afetos e memórias entre almofadas e os bilros
notícia 0 comentários
{'grupo': 'especial para O POVO', 'id_autor': 16507, 'email': 'isabelcosta@opovo.com.br ', 'nome': 'Isabel Costa'}
Isabel Costa isabelcosta@opovo.com.br

 

O movimento que produz a trama é coordenado com o pensamento de quem segura os bilros. A arte de fazer renda, uma das manifestações mais características da cultura cearense, é passada de geração para geração. O papelão, os alfinetes e a almofada se enlaçam em torções de mãos ágeis. Para a escritora Marília Lovatel, entretanto, o processo vai além da confecção da peça. Na trama das linhas também estão emaranhadas histórias de vida. Pensando nesse processo, ela traçou a narrativa de A menina dos sonhos de renda, livro que será lançado hoje, 1º de outubro.


Era 2013 quando Marília viu notícias sobre a produção da maior renda do mundo, em Aquiraz. Para chamar atenção do público, as rendeiras da região se mobilizaram em uma produção que ultrapassou 1 quilômetro e entrou para o Livro dos Recordes. Foi o gatilho necessário para a autora pensar que, quem faz a trama, também traça um caminho para a própria vida sobre os desenhos de papelão.


Em A Menina dos Sonhos de Renda, três gerações de mulheres são apresentadas: Filó, Marisol e Rosa. “E como pano de fundo temos uma aventura que vai se desenrolando com ação, clímax e desfecho. É uma narrativa poética. Por conta disso, fui contando a história das personagens e utilizando esse saber, essa arte, tão característica da nossa terra como é a renda”, pontua a escritora em entrevista.


É o oitavo livro publicado por Marília Lovatel. Formanda em Letras e mestranda em Literatura, ela começou a carreira de escritora em 2012, com a publicação de A Sala de Aula e Outros Contos pela Editora Scipione. De lá para cá, como ela diz, “os bons ventos da literatura não pararam de soprar”. Publicou obras por quatro editoras diferentes e viu seus textos ecoarem. “Principalmente os livros utilizados como indicação de leitura nas escolas”, aponta a escritora. Até o fim do ano, ela deve lançar o nono volume da carreira, um livro infantil sobre a cidade de Sobral.


Marília credita o bom momento vivido na carreira à posição que a Literatura Cearense tem alcançado no Brasil. “Socorro Acioli, Ana Miranda, Klévisson Viana e Tércia Montenegro conseguiram importantes prêmios”, exemplifica. Além disso, aponta a autora, o Ceará sempre teve produções literárias e artísticas a frente de seu tempo. “Começando com a Academia Cearense de Letras e indo até movimentos como a Padaria Espiritual. Nós temos uma tradição. Então, estamos vivendo esse momento favorável de reconhecimento da literatura contemporânea cearense, que é herdeira desse legado que começou lá atrás”, reflete.

 

SERVIÇO

 

Lançamento de A menina dos sonhos de renda seguida de sessão de autógrafos com Marília Lovatel

Quando: hoje, 1º, às 17 horas

Onde: Livraria Cultura (avenida Dom Luís, 1010 - Aldeota)

Telefone: 4008 0800


Saiba mais


As ilustrações de A menina dos sonhos de renda foram produzidas por Marcella Riani. Em 2013, a artista paulista percorreu todo o litoral cearense em busca de rendeiras e seus trabalhos. Parte das imagens construídas ao longo da pesquisa, feita como Trabalho de Conclusão de Curso, foi transferida para as páginas do livro.

 

espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>

O POVO Entretenimento | Vida & Arte