CINEMA DE ARTE 07/06/2016

Festival de cinema Francês traz 15 filmes a Fortaleza

Entre diretores veteranos e outros mais novos no mercado de audiovisual, o evento faz um panorama do que está sendo produzido na França
notícia 0 comentários
FOTOS DIVULGAÇÃO
Cenas dos filmes Abril e o Mundo Extraordinário, Lolo, O Filho da Minha Namorada e Um Homem e Uma Mulher


Fortaleza terá filmes espalhados por diversos espaços culturais durante este mês de junho. Além da Mostra de Cinema Mexicano (de hoje até dia 19) e do Cine Ceará (de 16 a 22), a capital cearense receberá, a partir de quinta-feira, 9, uma agenda de filmes compondo a programação do Festival Varilux de Cinema Francês.


Em cartaz, 15 obras recentes e uma homenagem aos 50 anos de lançamento do clássico Um Homem e Uma Mulher, de Claude Lelouch. Nesta ano, a edição será estendida por mais uma semana, em relação a 2015 - ficando em cartaz até dia 22. As produções estarão em cartaz no Cinema do Dragão, nas salas do Pátio Dom Luis e no Cineteatro São Luiz. Além de Fortaleza, outras 49 cidades receberão, concomitantemente, o evento, como Salvador, Aracaju, Maceió, Recife, João Pessoa, Natal, Belém e São Paulo.


O festival apresenta um panorama das produções audiovisuais contemporâneas da França. Na lista de filmes está Meu rei, drama assinado pela diretora Maïwenn e protagonizado por Vincent Cassel e Emmanuelle Bercot (premiada com a Palma de Ouro na categoria melhor atriz). A produção foi exibida na competição do Festival de Cannes, no mês passado. O longa Marguerite também será exibido no festival. De Xavier Giannoli, o filme traz a premiada com o Cesar 2016 da melhor atriz, Catherine Frot.


Além destas obras, estarão em cartaz: o drama de guerra Viva a França! (Christian Carion); La Vanité, comédia dramática de Lionel Baier, com a atriz espanhola Carmen Maura (famosa por compor elencos de Pedro Almodóvar); a comédia Um Doce Refúgio (Bruno Podalydes); Flórida (Roschdy Zem e Philippe Le Guay), com Sandrine Kiberlain e Jean Rochefort (cena do filme é inspitação para o cartaz oficial do Festival).


Outros filmes na lista serão o drama histórico Agnus Dei (Anne Fontaine); Lolo, o filho da minha namorada (Julie Delpy); O novato (Rudi Rosenberg); Os cowboys (Thomas Bidegain); A Corte (Christian Vincent); Chocolate (Roschdy Zem); Um belo verão (Catherine Corsini) e Um amor à altura (Laurent Tirard). A única animação presente na agenda de 2016 será a produção franco-belga-canadiana Abril e o mundo extraordinário, de Franck Ekinci e Christian Desmares. O longa foi vencedor do prêmio Cristal do Festival de Animação de Annecy, em 2015.


“Então, serão mais de quatro mil sessões de filmes franceses organizadas no País inteiro, ou seja, um acréscimo de 60% em relação a 2015. Se o público acompanhar essa tendência, o Varilux poderá ultrapassar 150 mil espectadores em 2016, tornando-se um dos festivais de cinema francês mais popular do mundo”, considera o curador do festival, Christian Boudier. (Camila Holanda)

 

Serviço

Festival Varilux de Cinema Francês

Quando: de 9 a 22 de junho

Onde: Cinema do Dragão (R. Dragão do Mar, 81 - Praia de Iracema), Pátio Dom Luis (av. Dom Luís, 1200 - Meireles), Cineteatro São Luiz (rua Major Facundo, 500 - Centro)

Programação: migre.me/u272C

espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>

O POVO Entretenimento | Vida & Arte