[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] A poesia ensolarada de Adriano Espínola | O POVO
LANÇAMENTO. LITERATURA 08/09/2015

A poesia ensolarada de Adriano Espínola

O escritor cearense homenageia sua cidade natal com antologia de 99 poemas inspirados no calor e luminosidade de Fortaleza
notícia 0 comentários
{'grupo': 'ESPECIAL PARA O POVO', 'id_autor': 18768, 'email': 'raphaellebatista@opovo.com.br', 'nome': 'Raphaelle Batista'}
Raphaelle Batista raphaellebatista@opovo.com.br
ADRIANO FILHO/DIVULGAÇÃO
Cearense radicado no Rio de Janeiro, Adriano Espínola lança coletânea de poemas inspirados no sol
Compartilhar

Adriano Espínola abre seu livro Escritos ao Sol poetizando o amanhecer: “Feito um cão solto, / súbito o sol / salta janela / adentro do quarto”. Como uma homenagem à cidade natal, Espínola parte do espaço doméstico, íntimo, e deixa a imaginação livre para passear pelas ondas de Iracema, o calçadão do Meireles, as jangadas do Mucuripe. “O livro todo se passa em Fortaleza. Todos esses poemas foram escritos ao sol da Cidade”, comenta o autor em entrevista antes do lançamento da antologia, que acontece hoje, às 19h, na Livraria Cultura.


Escritos ao Sol reúne 99 poemas, a maioria já publicada em livros como Praia Provisória (2006), e Beira-Sol (1997), além de dez textos inéditos. O rigor estilístico de Espínola serve de alicerce para uma obra urbana, cosmopolita, que transita “pelas ruas e curvas da cidade, e pelos confins das margens”, como define o professor e escritor Eduardo Portella na apresentação do livro.


Na entrevista a seguir, Espínola fala sobre inspiração, as cidades de sua vida e a importância que Fortaleza tem em sua obra.


O POVO: Como os novos poemas dialogam com as obras passadas?

Adriano Espínola: Esses novos foram poemas que estavam na gaveta e ficaram inacabados na época em que eu escrevi. Eram poemas que eu não tinha conseguido concluir. Outros surgiram agora, mas dentro daquele mesmo espaço temático e formal, de maneira que foram inseridos de forma que fizessem parte sem causar estranhamento. A grande unidade do livro é o sol, a luminosidade, a claridade. Eu tinha poemas que se passavam à noite, então esses eu resolvi retirar.

OP: Como a cidade, a praia e o sol se modificaram na sua poesia ao longo do tempo?

Espínola: Convivi, garoto, com alguns pescadores antigos do Mucuripe, cheguei a ver arrastões de peixe. Isso me marcou muito, sabe? Me marcou muito essa solaridade tão intensa. E como eu vivenciei isso na pele, repercutiu na alma, entranhou-se, eu diria. De forma que a minha poesia expressa, em grande parte, sobretudo nesse livro, essa experiência praiana, solar, com muita intensidade. Então, o sol foi meu grande professor de poesia, porque ele me ensinou a ver as coisas. Esse sol, assim, pontiagudo, cortante, muito forte, muito intenso, fez com que as coisas fossem vistas com um certo fulgor existencial e sensorial ao mesmo tempo.

OP: O senhor está morando no Rio de Janeiro, mas Fortaleza continua acompanhando seus poemas. Como mantém essa relação tão forte?

Espínola: Geralmente, eu venho uma vez por ano a Fortaleza, e toda vez que eu volto me surpreendo com a transformação urbana da cidade. Nos lugares onde antes havia uma casa, hoje há um edifício. E isso me fascinou muito, o crescimento urbano de Fortaleza, e busco expressar isso em alguns poemas. No Fala, Favela, por exemplo. No Táxi também está a expressão desse desenvolvimento urbano. Eu também parto do princípio de que o carma humano, se bem expresso, onde for, pode se tornar universal. Por isso busco expressar a realidade que eu vivenciei, mas fazendo disso também uma

expressão universal.

SERVIÇO

Lançamento do livro Escritos ao Sol, de Adriano Espínola

Quando: hoje, às 19h

Onde: Livraria Cultura (Avenida Dom Luís, 1010 - Aldeota)

Páginas: 144

Quanto: R$ 28

Telefone: 4008 0800

Compartilhar
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>

O POVO Entretenimento | Vida & Arte