[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Zabumbeiros Cariris fazem apresentações em feiras | O POVO
ZABUMBEIROS. SHOWS 15/11/2014

Zabumbeiros Cariris fazem apresentações em feiras

Zabumbeiros Cariris se apresentam em feiras e mercados de Fortaleza e Região Metropolitana ao lado do multi-instrumentista Luciano Brayner
notícia 0 comentários
{'grupo': 'ESPECIAL PARA O POVO', 'id_autor': 18918, 'email': '.', 'nome': 'Eduarda Talicy'}
Eduarda Talicy .
DIVULGAÇÃO
Amélia Coelho e demais integrantes do grupo Zabumbeiros Cariris: circulação com apoio da Secult
Compartilhar


Em tempos outros, as feiras regionais eram os centros das comunidades e marcavam a mistura entre comércio, festa e arte. Com essa energia das prosas nas vendas do Interior, os Zabumbeiros Cariris chegam à Capital com triângulo, viola, rabeca e outros sons para apresentar o melhor da música popular autoral. O grupo lança neste fim de semana, ao lado do multi-instrumentista Luciano Brayner, o projeto Canto de Feira. Os músicos se apresentam hoje a amanhã nos mercados públicos de Fortaleza e Região Metropolitana.


Vindo do Cariri cearense, o projeto musical mescla temas autorais e músicas do cancioneiro popular. A ideia é reviver um tempo onde a feira era o coração do lugar e palco de grandes artistas como Luiz Gonzaga, Cego Oliveira, Patativa do Assaré, passando pelas bandas cabaçais, os violeiros, rabequeiros e pelas famosas radiadoras.


Hoje, os Zabumbeiros se apresentam na Feira e Mercadão de Pacatuba, a partir das 10 horas da manhã. Já neste domingo, o projeto chega à Feira de Messejana na parte da manhã, e à tarde o som é no Mercado Central de Fortaleza, no Centro da Cidade.


Música na feira

“A gente escolheu esses espaços porque eram nesses locais que antigamente se sabia tudo, era como se fosse a internet, ia pra feira e sabia o que acontecia na cidade”, conta Amélia Coelho, integrante do grupo. Ela ressalta ainda o caráter cultural dos mercados livres: “Aqui no Cariri essa realidade era muito forte, você via o poeta, ouvia o cantador, tinha essa coisa de a arte estar na praça, acessível”.

 

De acordo com Amélia, a intenção é promover a troca e a interação através de conversas, causos, poesia, cantos e cantorias dirigidas ao público. “Queremos levar um pouco dessa abordagem para as pessoas, para os feirantes, levar nossa música para a rotina desse espaço e convidar todo mundo para ficar perto e participar”, convida.


O multi-instrumentista Luciano Brayner já integrou o grupo e agora é convidado do projeto. “A nossa ideia era fazer essa música que tem tudo a ver com o espírito mambembe, essa ideia de espaço público criativo”, conta. De acordo com Luciano, quem for às apresentações neste fim de semana vai encontrar um som “com muita vitalidade, forte como a cultura popular nordestina, cheia de efusão e alegria”.


Oficina

Além das apresentações, o Canto de Feira conta com atividades formativas que buscam difundir a música popular. O grupo ministrará hoje, no município de Pacatuba, a “Oficina de instrumentos percussivos alternativos”. A formação gratuita prevê a criação de instrumentos através de materiais recicláveis. “Nós recolhemos algumas coisas nas cidades pelas quais passamos e em cima desses materiais a gente constrói o instrumento e ensina a tocar o baião e o xote”, explica Amélia.

 

“A gente se percebe olhando o mundo a partir do Cariri e circulando esse olhar e esse trabalho”, afirma Luciano. Segundo ele, as expectativas para as apresentações em Fortaleza são as melhores. Luciano ressalta ainda a importância da circulação da arte no Estado. “Já tocamos em outros lugares, mas tivemos poucas oportunidades de tocar na Capital. É necessário que haja um diálogo mais intenso, tanto na realidade de trazer as coisas do Cariri para Fortaleza como vice versa”. O multi-instrumentista acredita que são necessárias mais políticas públicas de circulação dos bens produzido no Ceará.


O projeto Canto de Feira foi contemplado pelo Edital de Incentivo às Artes da Secretaria de Cultura do Estado. De acordo com Brayner, iniciativas como essas são ponte entre os lugares. “E eu torço é para que essas ações públicas aumentem e essa ponte vire uma avenida larga, com via de mão dupla, e finalmente possamos ter uma cultura cearense integrada”, deseja.


SERVIÇO

 

Projeto Canto de Feira

Quando: Hoje, às 10 horas

Onde: Feira e Mercadão de Pacatuba (Praça do Mercado, S/N – Centro de Pacatuba)

 

Quando: Amanhã, 16, às 8 horas

Onde: Feira de Messejana (Rua Dr. Pergentino Maia, S/N – Messejana)

 

Quando: Amanhã, 16, às 14 horas

Onde: Mercado Central (Travessa Crato, S/N – Centro)

Entrada franca.

Telefone: 8654 6804


Oficina de instrumentos percussivos alternativos

Quando: Hoje, de 14 às 18 horas

Onde: Sede SoArte (Rua Antônio Luiz de Sousa, S/N° - Monguba - Pacatuba)

Telefone: 9703 2912

 

> TAGS: música popular
Compartilhar
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>

O POVO Entretenimento | Vida & Arte