[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Fiec instala Museu da Indústria em prédio histórico no Centro | O POVO
INDÚSTRIA. PRÉDIO HISTÓRICO 09/09/2014

Fiec instala Museu da Indústria em prédio histórico no Centro

O Museu da Indústria, que será inaugurado amanhã pela Fiec em cerimônia para convidados, devolve para a cidade casarão centenário restaurado, localizado em frente ao Passeio Público
notícia 1 comentários
{'grupo': 'Especial para O POVO', 'id_autor': 16407, 'email': 'andrebloc@opovo.com.br', 'nome': 'Andr\xe9 Bloc '}
André Bloc andrebloc@opovo.com.br
FOTO: DEIVYSON TEIXEIRA
Fachada do prédio histórico localizado em frente ao Passeio Público
Compartilhar


A porta do casarão aberta para o Centro de Fortaleza abre espaço para a curiosidade. Quem sabe do que se trata pergunta quando é a inauguração; quem não está informado quer saber o que passa a funcionar ali. Fato é que o burburinho no prédio imponente, de dois andares e 2 mil m², na esquina das ruas Dr. João Moreira e Floriano Peixoto, chama atenção. Amanhã - nove anos após o início das obras de restauro – o espaço reabre, dando abrigo ao Museu da Indústria, projeto da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), por meio do Serviço Social da Indústria (Sesi).


A edificação data de 1871, em pleno período imperial. Era a sede da Sociedade União Cearense, o primeiro clube social da capital. Localizado em frente ao Passeio Público e avizinhado de prédios históricos como a Santa Casa de Misericórdia e a Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção, o casarão se incrustou na memória do cearense em diferentes momentos. De acordo com Luis Carlos Sabadia, gestor do Museu da Indústria, o espaço abrigou o Grande Hotel do Norte, no final do século XIX, onde foi instalada a primeira sorveteria do Ceará. Entre 1895 e 1935, abrigou a sede dos Correios, sendo repassado em seguida para The Ceará Tramway Light & Power Co. Ltda., empresa inglesa que controlava os serviços de energia elétrica e bondinhos de Fortaleza.


Abandonado, parte da estrutura interna do prédio desabou em 1991. Quatro anos depois, o Governo do Estado concluiu o processo de tombamento, reconhecendo seu valor histórico e arquitetônico. Ainda assim, apenas em 2005 teria início o restauro realizado pela Fiec com apoio de leis de incentivo. Obra concluída, o prédio permaneceu fechado até agora – com um único período aberto, para receber a Casa Cor de 2007 – mostra anual de arquitetura e decoração.


Luis Carlos Sabadia explica que o museu reabre sem uma “exposição permanente”. Passam a funcionar três espaços: uma lojinha de suvenires, um restaurante e uma “exposição de longa duração”, retifica. A diferenciação serve a um propósito. De acordo com Patrícia Xavier, coordenadora pedagógica do museu, o equipamento receberá grupos curatoriais que poderão contribuir com a modificação e expansão da mostra.


Sabadia apresenta o longo espaço iniciando pelo que chama de “sala de descompressão”, uma série de seis telões em que são exibidos pequenas prévias da linha histórica da indústria. Da descompressão, o guia leva o grupo por um passeio que toma reflexões e memórias afetivas do visitante como ponto de partida. “Cada via que você dobra na linha histórica, você encontra milhões de histórias. Aqui não é um museu do industrial, mas do operário, das plantas industriais, da tecnologia”, ressalta o gestor. Ao final da linha histórica, a exposição chega a um grupo de quatro telões “virados” para o futuro da indústria.

 

SERVIÇO

 

Inauguração do Museu da Indústria

Quando: amanhã, às 19 horas

Onde: Rua Dr. João Moreira, 143 – Centro

Evento para convidados. Visitação gratuita a partir de sexta-feira, 12 (aberto de terça a sábado, das 9 às 19 horas)

Telefone: 3055 0271


> TAGS: patrimônio
Compartilhar
espaço do leitor
Sérgio Maraujo 09/09/2014 11:26
Parabéns pela iniciativa da FIEC. O Sr.Luiz Abadia deveria ter dado crédito tb ao Sr.Danilo Pereira mentor e alicerce principal deste belo Museu.
1
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>

O POVO Entretenimento | Vida & Arte