PROGRAMAÇÃO DE CARNAVAL 28/02/2014

Vem pra rua!

Maracatus, cinema, teatro, samba, frevo, desfiles de escolas na avenida Domingos Olímpio: o Carnaval de Fortaleza tem de tudo. Confira programação completa da folia e alternativas à festa
notícia 2 comentários
DictSql({'grupo': ' ', 'id_autor': 16565, 'email': 'teresamonteiro@opovo.com.br', 'nome': 'Teresa Monteiro'})
Teresa Monteiro teresamonteiro@opovo.com.br

É chegada a hora de mais um ano de Carnaval, e Fortaleza, já embalada por quatro fins de semana de folia no mês de fevereiro, coloca sua criatividade em primeiro plano. Com a variedade de atrativos, escolher a qual bloco ou desfile ir não será tão fácil.

No tradicional bairro do Benfica, blocos como o independente Sanatório Geral darão o tom da molecagem cearense saindo, respectivamente, nas manhãs de domingo e terça-feira. Na noite de segunda-feira, a partir das 22 horas, a sonoridade das batidas afrodescendentes será o destaque da quarta edição do Tambores Ancestrais na Noite Escura, tendo à frente o cantor e compositor cearense Pingo de Fortaleza.


Nas imediações do Centro da cidade, a avenida Domingos Olímpio deve arregimentar mais famílias para assistir aos desfiles das várias agremiações locais. Dos maracatus aos blocos e cordões, o colorido das fantasias irá passar também pelos blocos de afoxé e as escolas de samba, a partir das 16 horas.


O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, na Praia de Iracema, mantém sua programação normal - exceto na segunda-feira, 3 -, oferecendo sessões especiais no planetário e nas salas de cinema. Na parte musical, o destaque será a apresentação do guitarrista cearense Artur Menezes, no anfiteatro.


Já para a criançada, a Cia. Cearense de Molecagem estará em cartaz com o espetáculo O Casamento da Dona Baratinha (amanhã, às 18 horas, no Espaço Rogaciano Leite Filho). Na terça-feira, às 17 horas, a antropóloga Glória Diógenes será a convidada do projeto Café Cultural do Dragão, conversando sobre “Arte Urbana: Continente e Fronteiras”, tema de sua pesquisa.


Por fim, a rua que abriga o tradicional Bar da Mocinha - numa referência a um dos símbolos do samba local, Dona Mocinha (1935-2011) - dará sequência à sua animada programação pré-momina com as presenças certeiras de três blocos: Num Ispaia Senão Iênche (do carnavalesco Dilson Pinheiro), Bonde Batuque e Que Merda é Essa?.


Ao som de sambas de enredo, frevos e marchinhas, aliados aos instrumentos de sopro, os foliões também contam com a participação de bonecos gigantes.

 

SANATÓRIO.


Tendo na autêntica irreverência cearense sua marca registrada, o bloco independente Sanatório Geral terá, sim, sua presença confirmada na programação do Carnaval de rua de Fortaleza.

Por mais um ano, a tradicional pracinha da Gentilândia será o palco dos foliões, que terão como ponto alto o desfile da Lagarta de Fogo pelas ruas do bairro e música debaixo das mangueiras.


Sanatório Geral. Quando: domingo, 2, e terça, 4, das 10h às 16h. Onde: Praça da Gentilândia, Benfica. Info: 8826 7125.


DRAGÃO.


Oferecendo uma alternativa para a folia, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura estará funcionando normalmente durante o Carnaval (exceto na segunda-feira, 3). Direcionada a todas as idades e públicos, a programação contará com show do guitarrista Artur Menezes, sessões no Planetário Rubens de Azevedo e nas salas do cinema, além do infantil O Casamento de Dona Baratinha.


Artur Menezes: #2. Quando: domingo, 2, às 19h.
Onde: anfiteatro. Quanto: R$ 10 (inteira). Info: 3488 8600.


TAMBORES.


A Associação Cultural Solidariedade e Arte (Solar) realiza, pelo quarto ano, o Tambores Ancestrais na Noite Escura. Misturando música e ritualidade, o evento contará com a presença de vários grupos de maracatu locais, bem como de afoxés e babalorixás. No comando disso tudo, as vozes afiadas de Calé Alencar e Pingo de Fortaleza (idealizador). À meia-noite, acontece a bênção dos tambores.


4º Tambores Ancestrais na Noite Escura. Quando: segunda, 3, às 22h. Onde: Praça da Gentilândia (Benfica).

 

ATERRINHO.


Com programação a partir de hoje, a Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secultfor, destaca para a noite de segunda-feira o show da cantora Mart’nália. Filha do cantor e compositor Martinho da Vila, a carioca encontra-se em fase de divulgação de seu mais novo disco, Não Tente Compreender, que será lançado oficialmente somente no dia 12 de abril. Leia mais na página 8.


Mart’nália. Quando: segunda, 3, a partir das 20h. Onde: Praia de Iracema. Info: www.fortaleza.ce.gov.br/cultura


MOCINHA.


Um dos polos mais agitados durante o Pré-Carnaval, o largo em frente ao Bar da Mocinha irá ferver durante os quatro dias de folia. Ao som das tradicionais marchinhas, o bloco Num Ispaia Senão Iênche dá as boas vindas, tendo a companhia não menos animada da bateria do bloco Bonde Batuque e, para completar, mais clássicos do período a cargo do já conhecido Que Merda é Essa?.


Polo Dona Mocinha. Quando: de sábado, 1º, a terça, 4, a partir das 17h. Onde: rua Pe. Climério, 140 - Praia de Iracema.


AVENIDA.


Polo central e o mais tradicional do período carnavalesco, é na avenida Domingos Olímpio que acontece o desfile das agremiações. Sempre a partir das 16 horas, o local será palco para os dolentes maracatus (domingo, 2), blocos e cordões (segunda, 3) e, por fim, os afoxés e escolas de samba (foto), terça, 4. No intervalo, a molecagem dá as caras com os blocos de sujos e outras personas.


Avenida Domingos Olímpio. Quando: de domingo,2, a terça-feira, 4, a partir das 16h. Onde: bairro José Bonifácio.

 

espaço do leitor
Oscarito 28/02/2014 13:30
O carnaval do Largo Dona Mocinha vai ter carnaval ou não?
Geilson Oliveira 28/02/2014 12:55
Ou seja, inexiste. É melhor ficar em casa jogando ping-pong contra a parede que pelo menos você não é assaltado.
2
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>

O POVO Entretenimento | Vida & Arte