[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] O amor segundo Agostinho Gósson | O POVO
LIVRO. POESIA 06/02/2014

O amor segundo Agostinho Gósson

Jornalista e professor Agostinho Gósson lança Amor Absoluto e outros poemas hoje na Associação Cearense de Imprensa
notícia 0 comentários
{'grupo': 'ESPECIAL PARA O POVO', 'id_autor': 18933, 'email': 'ingridrodrigues@opovo.com.br', 'nome': 'Ingrid Coelho'}
Ingrid Coelho ingridrodrigues@opovo.com.br
TATIANA FORTES
Agostinho Gósson: livro reúne poemas escritos ao longo de mais de 30 anos e celebra os 60 anos de vida do autor


Eu, pobre, pobre demais/ poeta menor, sem valor,/ humildemente suplico:/estendei as mãos e aceitai / o pouco que vos dedico, os meus pedaços de amor”.

 

Os versos, oferecidos aos leitores, abrem o livro Amor absoluto e outros poemas, que o jornalista e professor Agostinho Gósson lança hoje à noite na Associação Cearense de Imprensa (ACI). Que o leitor não se deixe levar pelo prólogo rimado. Não convence: nem Agostinho é poeta menor, nem seus versos são algo “pouco”. Há, na verdade, um sentimento arrebatador (e nada modesto) espalhado pelo livro, veredas quentes e densamente humanas de uma poesia que combina - sem afetação e com muita honestidade -lirismo, memória e crítica social.


O “amor absoluto” que Agostinho desconstrói em rimas - ora irônicas ora apaixonadas, ora extremamente dolorosas - alterna o prazer dos sentidos com a paz dos casais. “Arranco um pedaço do escuro / E nele desenho teu corpo, / Riscando-o com um punhal de luz”, ele canta.


Mas é também o amor pelo outro, o compromisso com a denúncia social. Bandeiras que Agostinho -tanto nas redações de Fortaleza quanto em suas aulas na UFC - sempre defendeu. E, por fim, um amor à própria poesia, que, no seu caso, foi construída silenciosamente ao longo de mais de 30 anos.


“Não pise no poema, / não toque no poema./ Ele é a paz”, é seu pedido e sua confissão. Ao longo de intensos 60 anos de vida - mote do lançamento do livro -, Agostinho encontrou paz e inquietação nos braços de sua inspirada poesia. E agora traduz essa poesia-experiência nessa coletânea, igualmente intensa e inspiradora.

 

SERVIÇO

 

Lançamento de Amor absoluto e outros poemas

Quando: hoje, às 19h30min

Onde: AC I (Floriano Peixoto, 735, 4º andar – Centro)
Quanto: R$ 20,00

 

espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: [Errno 13] Permission denied: u'/home/presslab/public_html/ns142/arquivos/imgs/capas/2018-12-13_capa_populares_prez-61-77.jpg_tmp'

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Mais comentadas

anterior

próxima

O POVO Entretenimento | Vida & Arte