[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Carlos Vazconcelos lança romance, em que discute a liberdade | O POVO
Romance 03/10/2013

Carlos Vazconcelos lança romance, em que discute a liberdade

Compartilhar


A liberdade, como um carrasco, está sempre prestes a acionar a guilhotina contra o personagem sem nome que conduz a narrativa de Os dias roubados, romance que o escritor cearense Carlos Vazconcelos lança amanhã, às 19 horas, no auditório do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.


Após amargar 15 anos na prisão por um crime que diz não ter cometido, o homem precisa lidar com uma liberdade que já lhe parece ausente. Mesmo agora, quando pode se locomover sem amarras pela cidade. Passa os dias no oitavo andar de um apartamento no Centro, escrevendo sobre o tempo no presídio e os acontecimentos envolvendo a morte da mulher, motivo da condenação.


Uma frase que atinge por vezes a consciência do protagonista ao longo do romance expressa a angústia e a desesperança a que ele está lançado: “A noite não tarda, mesmo para os que veneram o sol”.


Com estrutura fragmentada e “desmontável”, num jogo de luz e sombra, o trabalho é a discussão francamente existencialista sobre as encruzilhadas trazidas pela liberdade – e pelas teias armadas pelo contexto judiciário. Os detalhes se revelam aos poucos, seguindo o fluxo da memória de alguém atormentado.


“Não queria fazer um livro sobre a prisão, mas uma obra de ficção que mergulhasse nos abismos dos prisioneiros”, afirma Vazconcelos, que empenhou cinco anos na escrita do trabalho. Nesse tempo, evitou livros sobre o tema. Enquanto reescrevia, acrescentava e polia Os dias roubados, publicou a coletânea de contos Mundo dos Vivos, que traz à baila a violência recorrente na sociedade contemporânea. Não parece, portanto, deslocado que ele percorra as expiações da prisão como livro seguinte, uma continuação não proposital desse brutal mundo dos vivos.


O lançamento se encerra com música, fruto de parceria entre Vazconcelos e o poeta Henrique Beltrão. (Alan Santiago)

 

SERVIÇO

 

Os dias roubados, de Carlos Vazconcelos

Quando: amanhã, 4, às 19 horas

Onde: Centro Dragão do Mar (rua Dragão do Mar, 81)

Preço do livro: R$ 30

 

Compartilhar
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: [Errno 13] Permission denied: u'/home/presslab/public_html/ns142/arquivos/imgs/capas/2019-01-21_capa_populares_prez-61-77.jpg_tmp'

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Mais comentadas

anterior

próxima

O POVO Entretenimento | Vida & Arte