[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Encontro da música cearense | O POVO
Show 12/07/2013

Encontro da música cearense

Em torno do poeta e radialista Henrique Beltrão, 15 cantores e compositores cearenses se reúnem hoje, às 17 horas, no bosque de Letras da UFC para apresentar um quinhão da Música Popular Cearense
DÁRIO GABRIEL 12/3/2009
Henrique Beltrão (foto): músico e poeta, ele reúne time expressivo da música cearense
Compartilhar


Somados alguns acordes, a poesia vira canção com a qualidade de poeta e músico unidos. E se o poema pode ganhar essa força musical, com um pouco de talento, camaradagem – e sorte – um encontro de amigos também tem a propriedade de se transformar em um show-enciclopédia da música cearense. Na comemoração de aniversários de três dos mais tradicionais programas da rádio Universitária FM 107,9, o poeta, radialista e professor Henrique Beltrão reúne uma turma com 16 nomes de destaque da música cearense nos últimos 35 anos. O show gratuito começa às 17 horas no Bosque de Letras, no Centro de Humanidade da Universidade Federal do Ceará (UFC), no campus do Benfica.


Em ordem alfabética: Calé Alencar, Gustavo Portela, Henrique Beltrão, Isaac Cândido, Joana Angélica, Jord Guedes, Marcelo Kaczan, Marcos Paulo Leão, Márcio Resende, Pedro Rogério, Pingo de Fortaleza, Rafael Lima, Rodrigo BZ, Rogério Franco, Soraia Falcão e Wilton Matos. A apresentação, que integra o circuito UFC-Arte, comemora os 15 anos do programa Sem Fronteiras: Plural pela Paz, a primeira década do Todos os sentidos e os dois anos do Musicultura, todos da Universitária FM. De acordo com Henrique, todos os nomes convidados possuem em comum uma trajetória que os levou vez ou outra para a rádio, além de parcerias com o músico/poeta.


“Isso (o show) é devido à generosidade da vida. Todo mundo gosta da rádio e já participou dos programas e foi aceitando meu convite”, conta Henrique, escondendo o motivo real de tanta gente boa se reunir em volta de si. É Pingo de Fortaleza, um dos mais veteranos cantores e compositores da cena local, que revela que quando há tanta amizade, dedicação e admiração mútuas, o acaso nem precisa fazer seu trabalho. “Eu particularmente gosto muito de agregar pessoas no meu trabalho. A gente daqui gosta de juntar gente – o Henrique também”, comemora Pingo, a voz carregada de carinho pelo amigo poeta.


Para Pingo, a apresentação é uma grande possibilidade de troca de experiências por reunir desde gente da velha guarda, como ele e Calé Alencar, como um pessoal mais novo na cena. O gosto pelo encontro também move Isaac Cândido, parceiro de Henrique desde os tempos em que musicou o poema “A casa”, gravada como “A nossa casa” por Simone Guimarães e Fagner. “Você encontra amigos, compara seu trabalho com os parceiros, atualiza trabalho. Sempre que recebo convites desses, eu aceito” , avisa o cantor e compositor.


Repertórios

Entre os carinhos e os cantares, Henrique avisa que haverá espaço também para a literatura. “A poesia é minha companhia, meu modo de ser. Os programas são feitos assim, os shows são feitos assim e até minhas aulas são feitas assim”, versa Henrique, que organiza o show ao lado de estudantes de Jornalismo e Publicidade da UFC e que estagiam na rádio. O show começa cedinho, às 17 horas, para dar tempo dos 16 nomes soltarem à voz e poderem ainda aproveitar a jornada noturna daqueles que fazem da música seu ganha-pão na noite.

 

O repertório de hoje deve ser quase todo nascido dos versos de Henrique Beltrão musicados pelos parceiros. Pingo de Fortaleza com “Aproveite o dia”, Wilton Matos com “Mandala das Letras”, Joana Angélica na sua interpretação de “Ampulheta” e Isaac Cândido com “A nossa casa”, entre tantos outros. Na enciclopédia da Música Popular Cearense, alguns verbetes se encontram em volta de outros (bem) queridos e no prazer de se fazer tudo mais agregado.

 

Quem


ENTENDA A NOTÍCIA


”Poeta antes de tudo”, Henrique Beltrão aproveita os momentos não literários sendo professor do curso de Letras da UFC e apresentando programas de rádio. Tem dois livros de poesia lançados, Vermelho (2006) e Simples (2009)

 

SERVIÇO

 

Aniversário dos programas da Rádio Universitária FM 107,9

Quando: hoje, às 17 horas.

Onde: Bosque de Letras, Centro de Humanidade I da UFC – Campus do Benfica (Av. da Universidade, 2683).

Entrada gratuita.

Outras info.: semfronteiras107@gmail.com.

 

Compartilhar
espaço do leitor
Tobias 12/07/2013 08:20
Henrique, meu amigo... Você é show de bola!!!
Este comentário é inapropriado?Denuncie
1
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: [Errno 13] Permission denied: u'/home/presslab/public_html/ns142/arquivos/imgs/capas/2019-01-21_capa_populares_prez-61-77.jpg_tmp'

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Mais comentadas

anterior

próxima

O POVO Entretenimento | Vida & Arte