Cinema 19/04/2013

Um novo pé de laranja lima

Depois de ganhar versões no cinema, na televisão e nas histórias em quadrinhos, o livro clássico de José Mauro de Vasconcelos volta a inspirar uma produção para as telonas
DIVULGAÇÃO
José de Abreu e João Guilherme Ávila: filme inspirado no livro que já rendeu mais de 1 milhão de exemplares
Compartilhar


A história de Zezé e seu pé de árvore favorito foi contada pela primeira vez em livro do escritor carioca José Mauro de Vasconcelos em 1968. Desde então, a história já rendeu um filme (1970), três novelas (primeira vez na TV Tupi e duas versões na Bandeirantes) e até uma história em quadrinho sul-coreana publicada em 2003. Agora, comprovando que a narrativa ainda rende boas produções, chega aos cinemas brasileiros uma nova adaptação cinematográfica da história.


Estreando hoje em duas salas de cinemas em Fortaleza, a nova versão é dirigida por Marcos Bernstein, roteirista de Central do Brasil. No elenco, José de Abreu; Fernanda Vianna; Caco Ciocler, que vive Zezé na vida adulta; e João Guilherme Ávila, que vive o protagonista aos oito anos. O ator mirim, filho do cantor sertanejo Leonardo, é estreante e tem recebido elogios pela boa atuação.


Na história, Zezé é um garoto muito arteiro e criativo, que se refugia da incompreensão e da falta de afeto em seu mundo imaginário. Seu pai está desempregado, sua mãe trabalha em fábrica e ela tem que sustentar Zezé e seus quatro irmãos. O menino tem longas conversas com um pé de laranja lima, que fica no quintal de sua casa, e constrói uma forte amizade com Portuga (José de Abreu). O adulto se torna seu melhor amigo e passa a participar do universo fantástico do garoto.


O filme, inspirado no livro que já vendeu mais de um milhão de cópias no Brasil, foi apresentando pela primeira vez em 2012 durante Festival do Rio. O longa participou também da mostra Alice, no Festival de Roma, onde o júri que o premiou destacou “o perfeito equilíbrio entre poesia e entretenimento, que o transforma em um filme tecnicamente elegante e, ainda assim, acessível”.


Meu Pé de Laranja Lima é o segundo filme dirigido por Marcos Bernstein. O cineasta estreou com O Outro Lado da Rua, destaque por prêmios como o de melhor filme do Panorama no 54th Festival de Berlim; Melhor Atriz no Horizontes Latinos de San Sebastian e Melhor Filme Iberoamericano em Mar Del Plata. Como roteirista, recebeu o Urso de Ouro em Berlim, o Globo de Ouro e cinco indicações ao Oscar por Central do Brasil. Bernstein roteirizou, também, Terra Estrangeira, Oriundi, Zuzu Angel e Chico Xavier.

 

SERVIÇO

 

Meu Pé de Laranja Lima

(BRA, 2012) Drama. Livre.

97 minutos.

Multiplex Iguatemi 11, às 13h,15h10, 17h20, 19h30 e 21h40. Centerplex Via Sul 5, às 14h20, 16h30, 19h e 21h10.

 

Paulo Renato Abreu paulorenatoabreu@opovo.com.br
Compartilhar
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: HTTP Error 404: Not Found

O POVO Entretenimento | Vida & Arte